segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Plano nacional da Cultura - acesso público

Consulta pública das metas do PNC já recebeu cerca de seis mil visitas, desde 21 de setembro
O Ministério da Cultura está realizando vários seminários nos estados brasileiros para esclarecer o processo de consulta pública das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC). Aberta dia 21 de setembro, a consulta pública já recebeu aproximadamente seis mil visitas, garantindo visibilidade, legitimidade e transparência ao processo de consolidação do PNC. Os cinco estados brasileiros que geraram maior tráfego no site foram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Do total de visitas, cerca de mil pessoas das diversas regiões brasileiras já se cadastraram e 198 comentários foram postados.
Por meio da consulta, os diferentes atores têm a oportunidade de contribuir com sugestões de alteração ou elaboração de novas metas e tecer comentários relacionados às mesma, ao mesmo tempo em que podem conhecer a opinião de outros participantes.

“Até o momento, a meta nº 1, que trata da Cartografia da diversidade das expressões culturais no território brasileiro, está sendo a mais visitada e a aprovação e inclusão da Lei Ação Griô Nacional é a de maior sugestão na consulta”, informou o secretário substituto de Políticas Culturais (SPC/MinC), Américo Córdula.
Para ele, o processo segue dentro da previsão feita pelo Ministério. “A participação em todos os estados das regiões brasileiras tem sido relevante. Os seminários estão bastante pulverizados e as redes montadas pelo MinC estão analisando essa participação”, acrescentou Américo.
Até o momento, já foram realizados sete seminários, de um total de 15 programados.
Em São Carlos
Na quinta-feira, 13 de outubro, o município paulista de São Carlos sediou o seminário do Plano Nacional de Cultura, na categoria cidade do interior, no qual participaram 80 pessoas de 15 cidades diferentes. O encontro foi realizado no Paço Municipal.
Com a abertura feita pelo prefeito Oswaldo Barba, o evento também contou com a participação do vice-prefeito, Emerson Leal, da coordenadora de Artes e Cultura, Telma Olivieri, do vereador Ronaldo Lopes e dos representantes do Ministério da Cultura, Américo Córdula, diretor do departamento de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais da SPC; Marcelo Velloso, coordenador geral de Institucionalização de Monitoramento do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e Valério Bemfica, chefe da Representação Regional do MinC em São Paulo.
Após a conclusão dos seminários e da Consulta serão realizadas em Brasília, nos dias 7 e 8 de novembro, oficinas com todo o Sistema MinC e o CNPC para avaliação e consolidação da Consulta e a formulação da segunda versão das metas.
Acesse aqui a consulta pública
(Texto: Nemésia Antunes, Ascom/MinC)
(Fotos: Divulgação/Prefeitura de São Carlos)