quinta-feira, 27 de outubro de 2011

IV Lavagem da Biblioteca Pública

Um cortejo percussivo e literário do Campo Grande aos Barris abre as festividades organizadas pela Biblioteca Pública do Estado da Bahia para comemorar o Dia da Cultura, 05 de novembro. Neste dia, a primeira biblioteca pública da América Latina encerra os festejos do ano do seu Bicentenário e celebra quatro décadas do prédio próprio, localizado no bairro dos Barris. O evento começa às 9h, com concentração na Praça do Campo Grande.


Realizada há 04 anos, a lavagem “profano-literária”, como ficou conhecida, já faz parte do calendário baiano e marca o início da programação do Novembro Negro, série de eventos que marcam o mês da Consciência Negra. A lavagem reúne centenas de pessoas, que acompanham o cortejo puxado por um mini trio e formado por baianas, poetas, escritores, artistas, estudantes e populares. O tema desta edição é “Ler é uma viagem. Embarque nessa!”. Assim, durante todo o trajeto, o livro e a literatura serão divulgados através dos artistas e da presença do veículo da Biblioteca Móvel. O evento será encerrado com o ato simbólico de lavagem da escadaria da Biblioteca, além de uma série de show musicais no Quadrilátero.

Para garantir a animação do evento antes da saída do cortejo, ainda na concentração, o grupo Kem Samba Vem convida todos a participar. Para puxar o cortejo, o grupo Os Multipétalos e o cantor Mikael Mutti com o seu Percussivo Mundo Novo estão confirmados, no mini trio. Já no Quadrilátero às 13h, a cantora Márcia Short fará um show especial celebrando os 200 anos da Biblioteca. Para encerrar a festa, às 15h, o cantor Magary Lord vai subir ao palco e colocar todo mundo para dançar.

Programação

09h – Concentração com Kem Samba Vem
10h – Saída do cortejo com mini trio comandado por: Os Multipétalos, Mikael Mutti & Percussivo Mundo Novo 
12h – Lavagem simbólica das escadarias
13h – Show de abertura –  Márcia Short
14h30 – Intervenções artístico-culturais
15h30 – Show de encerramento – Magary Lord

Informações: (71) 3117-6079/6041