quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Tecnologia valoriza profissões do passado

Tecnologia valoriza profissões do passado   ... (e hoje bem presente)
04.10.11 às 21h52

Rio - Por mais que a tecnologia venha dominando várias áreas de trabalho, algumas profissões convivem em total sintonia com as novidades que surgem a cada dia. É o caso de quem cursa Biblioteconomia ou Arquivologia. 
Foto: Marcelo Regua / Agência O Dia

Organização é fundamental | Foto: Reprodução internet

Longe de simplesmente organizar bibliotecas ou catalogar documentos, as duas profissões têm  inúmeras atividades, ainda mais nesta era digital, onde se tornou necessário a criação e a implantação de bancos de dados.

Segundo o professor Paulo Estrela, diretor da Academia do Concurso, O mercado existe e vem ficando cada vez mais amplo, já que o volume de documentos vêm ficando cada vez maior, menos físico e mais eletrônico.


"A biblioteca sempre existirá, ainda que eletrônica, e as regras e técnicas deverão ser respeitadas" , lembra o educador.

De acordo com Estrela, bibliotecários e arquivistas continuarão existindo, e com um campo cada vez mais amplo. "Não vejo a possibilidade destas duas carreiras serem extintas. Estamos apenas mudando o meio e a forma, já que os arquivos são fundamentais. As gestões de biblioteca e de arquivo não deixarão de ser exercidas nas empresas, pelo contrario ficarão cada vez mais importante com o crescimento da organização. A mudança será da forma física para a digital", garante.

Na avaliação do especialista, a carreira pública vem atraindo profissionais dos dois setores, pelo  volume de material que é produzido. Como exemplo, cita a Justiça. " O poder judiciário trabalha intensivamente com um grande numero de documentos exigindo facilidade e rapidez no manuseio. Isto só é feito por um profissional desta área", destaca.

Ana Lúcia Coelho, 35 anos, trabalha há mais de 12 anos como blibliotecária em uma grande instituição. " Na época do vestibular muita gente achou que eu estava escolhendo a profissão errada. Hoje, tenho certeza de ter feito a escolha certa e gosto do que faço", conta.

Fonte: http://odia.ig.com.br/portal/educacao/mercado_trabalho/html/2011/10/tecnologia_valoriza_profissoes_do_passado_196997.html

http://172.16.3.37:9999/ass/398960385.PNG