segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Biblioteca Pública: 140 anos de história em debate na Feira do Livro

Publication: Governo do Rio Grande do Sul - Noticias
Provider: Governo do RS - Agencia de Noticias
October 29, 2011
Translation powered by Google Translate
pt


Processo de restauro do prédio atraiu atenção da plateia
Dentro da programação da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, a Secretaria Estadual da Cultura participou, neste sábado (29), no Santander Cultural, do painel sobre a Biblioteca Pública do Estado. A instituição, que em 2011 completa 140 anos, tem mais uma etapa da restauração do prédio concluída.
A diretora da Biblioteca, Morgana Marcon, e o arquiteto responsável pelas obras, Edgar Bittencourt da Luz, apresentaram a história da Biblioteca Pública e mostraram o processo de restauro do prédio, aliando literatura e arte, pois o edifício e seu mobiliário são representativos de diversos períodos e estilos artísticos. “O mais difícil foi implantarmos algo novo sem intervir na originalidade arquitetônica e estrutural do prédio”, disse o arquiteto.
Exposição
A Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul foi criada em 1871. A ideia de preservar e agrupar um conjunto precioso de obras clássicas do Estado foi a pedra fundamental da instituição. Com o tempo, tornou-se um memorial da cultura e da história rio-grandense, com significativos documentos. Para relembrar sua história, será inaugurada no dia 4 de novembro, às 11h, a exposição em homenagem aos 140 anos da Biblioteca Pública do Estado ― Conhecimento é Poder, no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Espaço Vasco Prado, no 6° andar da Casa de Cultura Mario Quintana.
Texto: Maria Emília Portella
Edição: Redação Secom