quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Congresso Brasileiro de Leitura Digital


 

reúne, na PUCRS, Lucia Santaella, Gil

 

Giardelli e Galeno Amorim

Porto Alegra (RS) - A empresa MaisQueNada Administração Cultural, através do curador Rafael Martins Trombetta, em parceria com a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), com o apoio das Faculdades de Educação (FACED), Informática (FACIN) e divulgação da Comunicação (FAMECOS), unem esforços para realizar o evento num formato acadêmico, privilegiando a comunidade brasileira com pioneirismo e inovação.

O CBLD tem o objetivo de preparar a sociedade para o impacto desta revolução tecnológica na educação, sociedade e tecnologia. Sendo um ponto de reflexão e promoção de novas tendências. O pioneirismo aliado divulgação científica e ao compartilhamento da informação, ajudarão a consolidar o Brasil junto as vanguardas do conhecimento.


A leitura em uma tela induz novas atitudes e posturas, que de fato tornou-se uma prática cultural, onde o culto a leitura e o saber, incrementado pelas novas tecnologias estão impulsionando a adaptação dos meios de divulgação de conteúdos e informações aos leitores do século XXI. Questões como a velocidade, consumo, individualidade e tecnologia, levam a necessidade de aperfeiçoamento constante com o intuito de acompanhar a rápida evolução do conhecimento e da tecnologia.

“Quando nos preocupamos com o destino dos livros e da leitura, devemos olhar mais de perto para a sociedade e para as suas tendências” Zygmunt Bauman

O evento
Reunirá profissionais de renomado saber, com o objetivo de discutir as dimensões, processos, tecnologias e o impacto na sociedade da Leitura Digital. As temáticas serão abordadas mediante painéis com palestras.

Na constatação da mutação que as revoluções tecnológicas propõem aos Estados Modernos, impõe-se refletir que a inovação obtida pela Leitura Digital é uma tendência consolidada, e neste momento de transição trará indubitavelmente um grande impacto no ambiente socioeconômico mundial.

Questões que fazem parte da agenda de discussões do mercado mundial, farão parte da sociedade brasileira. Educação, Sociedade e Tecnologia devem dialogar, pois além da necessária atualização que o mundo moderno incita, indagações devem ser conhecidas e desenvolvidas, para que a sociedade esteja preparada para respondê-las.

O CBLD propõem o desenvolvimento da sociedade, onde a Educação, a Sociedade e a Tecnologia, sejam os meios de comunicação para o acesso de novas tecnologias, através dos processos de compra, distribuição, alternativas de suporte, e para que as expectativas futuras sejam analisadas e exploradas de forma criativa e inovadora.

Confira a programação completa do evento:




Sábado, 29 de outubro de 2011
08:00 às 08:45

Credenciamento

08:45 às 09:00

Cerimônia de Abertura

09:00 às 10:30

Que humanidade é essa?

Gil Giardeli (Keynote Speaker)
Airton Jungblut (FFCH) Cibercultura
Hermílio Pereira Filho (FFCH) Ubiquidade do sujeito
10:30 às 11:00

Intervalo criativo

11:00 às 12:30

Inclusão digital de professores e alunos

Carlos Pinheiro PORTUGAL (Keynote Speaker)
Galeno Amorim (Keynote Speaker) Políticas públicas para novas mídias
Márcia Campos (FACIN) Informática na educação
12:30 às 14:00

Almoço

14:00 às 15:30

Tecnologias digitais

Lucia Santaella (Keynote Speaker)
Eduardo Campos Pellanda (FAMECOS) Mídias digitais*
Gilberto Andrade (FACIN) Livros digitais
Gustavo Lima - Case: Buqui livros digitais
15:30 às 16:00

Intervalo Criativo

16:00 às 17:30

Cultura e educação digital

Dorly Neto (Keynote Speaker)
Leonardo Brant (Keynote Speaker) Convergência das mídias
Jorge Campos (FALE) Cultura científica e criatividade 
Aline Job (FALE) Da gameficação: considerações depois da teoria
17:30 às 18:00

Cerimônia de encerramento


Palestrantes:
Lucia Santaella - professora titular da PUCSP com doutoramento em Teoria Literária na PUCSP em 1973 e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP em 1993. É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUCSP. É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e correspondente brasileira da Academia Argentina de Belas Artes, eleita em 2002. Vice-Presidente (1089-1999) da Associação Internacional de Semiótica e Presidente (2007) da Charles S. Peirce Society, USA. Recebeu os prêmios Jabuti (2002 e 2009), o prêmio Sérgio Motta (Líber, 2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010). Organizou 11 livros e, de sua autoria, publicou 35 livros e perto de 300 artigos em livros e revistas especializadas no Brasil e no Exterior.

Carlos Pinheiro - professor de História há 21 anos, coordenador do Centro de Recursos Educativos (CRE) da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Padre Alberto Neto, coordenador interconcelho da Rede de Bibliotecas Escolares, formador de professores, impulsionador da biblioteca digital. Vencedor do Prêmio Nacional de Professores do Ministério da Educação de Portugal. Docente de Tecnologias de Informação e Comunicação do Mestrado em Bibliotecas Escolares e Literacias do Século XXI, da Universidade Lusófona. Encara as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) como um desafio e tenta encontrar todos os dias novas estratégias que convidam os alunos a lere a ocupar os tempos livres de forma original. Criou o portal byblos (byblos.malha.net) e os blogues Ler para crer - http://lerparacrer.wordpress.com/ e Ler ebooks http://lerebooks.wordpress.com/

Galeno Amorim - Presidente da Fundação Biblioteca Nacional. Diretor do Observatório do Livro e da Leitura e considerado um dos maiores especialistas em políticas públicas do livro e leitura da América Latina. Responsável pela criação do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), dos ministérios da Cultura e da Educação. Presidiu o Comitê Executivo do Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc/Unesco) e foi consultor de políticas públicas da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) para a Educação, Ciências e Cultura, com sede na Espanha. Autor de 16 livros, entre ensaios e literatura infanto juvenil. Ex-professor de Ética e Legislação no Jornalismo e diretor do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo nas décadas de 1980/1990. Trabalhou em O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Agência Estado e Rede Globo, entre outros.

Dorly Neto - jornalista, poeta e escritor. Estudioso de redes sociais, procura os melhores modos de aliar tecnologia e sensibilidade. Co-organizador do TEDxCidadedeDeus.

Gil Giardelli - especialista no Mundo.com, com 12 anos de experiência na Era Digital. Seu trabalho acadêmico é baseado na Sociedade Imediatista, Economia Criativa e na era da democracia das mídias sociais. Professor nos cursos de Pós-Graduação e MBA na ESPM e CEO da Gaia Creative, empresa em que implementa Inteligência de Mídias Sociais, Economia Colaborativa e gestão do conhecimento para empresas como BMW, Fundação Roberto Marinho, Grupo CCR, SEBRAE, MINI, Grupo Cruzeiro do Sul, entre outras. É fundador de outras cinco empresas da Era Digital.

Leonardo Brant - pesquisador cultural independente, autor do livro O Poder da Cultura e diretor do documentário Ctrl-V, sobre a indústria cultural na era das convergências. Criou e edita o site Cultura e Mercado. Consultor de negócios culturais sustentáveis, é idealizador do programa Empreendedores Criativos, o primeiro reality show colaborativo do Brasil. Foi diretor da revista Imprensa e consultor de patrocínio cultural, mídias digitais e convergência.

Airton Jungblut (FFCH) - Graduado em Ciências Sociais (1988). Mestrado (1994) e Doutorado (2000) em Antropologia Social. Atua como professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS. Professor visitante do Curso de Maestria en Ciencias Humanas da Universidade de la República (Montevidéu, Uruguai) (2006). Tem desenvolvido nos últimos anos pesquisas sobre religião, identidade e Internet.

Jorge Campos (FALE) - Graduado em Letras, Mestre e Doutor em Letras/Linguística, pós-doutorado no MIT e UMBC, EUA. Sua linha de pesquisa está nas interfaces da Linguística com Filosofia, Lógica e Cognição, especialmente em termos de Semântica e Pragmática. Seus principais tópicos de estudo são o nome próprio, conetivos, quantificadores e operadores modais. Dedica-se, também, à cultura e à editoração, tendo sido Presidente do Conselho de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul em 2005, ocupando o cargo de Editor-Chefe da Editora da PUCRS.

Gilberto Andrade (FACIN) Graduado em Matemática (1973), mestrado em Informática (1976) e doutorado em Linguística e Letras (2002). Atualmente é professor titular da PUCRS. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de informação, desenvolvimento de sistemas de informação, livros eletrônicos. Coordenador da Divisão de Publicações Eletrônicas da Edipucrs.

Marcia Morais (FACIN) Graduada em Letras (1981), Mestrado em Educação - Avaliação Educacional (1990), Ph.D. em Educação na Miami University (1994). Atualmente é Diretora Acadêmica e Professora Titular da Faculdade CCAA, Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Professora Visitante - University of St. Thomas (Minnesota-EUA). Tem experiência na área de Estudos da Linguagem e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: multiculturalismo, educação bilingue, aprendizagem, práticas pedagógicas, pedagogia crítica, políticas de educação e educação superior.

Helena Cortes (FACED) Graduada em Pedagogia e Inspeção Escolar (1972), Especialização em Tecnologia Educacional: Rádio e TV Educativos (1975), Mestrado em Educação, com a Dissertação em Instrumentalização de professores dos cursos de Licenciatura para o uso crítico de tecnologias educacionais informatizadas (1991), e doutorado em Educação, com o trabalho em Televisão e Educação: a construção de um percurso metodológico para a leitura crítica do texto televisivo (2003). Atualmente é professor titular da PUCRS, na Faculdade de Educação (FACED), Coordenadora do curso de Pedagogia Multimeios e Informática Educativa, Professora do Curso de Pedagogia, Professora do Curso de Especialização em Informática na Educação (Faculdade de Informática e Faculdade de Educação/PUCRSVirtual), Representante da FACED no Grupo dos Agentes de Inovação da PUCRS (InovaPUCRS). Sua experiência na área de Educação vem sendo construída pela atuação permanente na área de formação de professores, com foco nos seguintes temas: ação pedagógica, tecnologia educacional, mídia e educação, e informática na educação.

Maria Christofoli (FACED) Graduada em Pedagogia (1976), Mestrado em Educação (1986) e Doutorado em Educação (2003). Professor titular da PUCRS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Anos Iniciais do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de professores, alfabetização, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e formação de professores e alfabetizadores.

Leda Lisia Portal (FACED) Professora concursada da Rede Pública Estadual de 1963 a 1980, com experiência docente em Ensino Superior, Médio e Fundamental. Possui magistério, graduação em Licenciatura Plena em Letras e Espanhol (1976), Mestrado (1985) e Doutorado (1992) em Educação. Atualmente é professor/adjunto na mesma Universidade, estando no PPGE como docente e pesquisadora, atuando nas disciplinas de Prática de Pesquisa e Seminários Avançados de Ensino na linha Pessoa e Educação e na disciplina transversal Metodologia do Ensino Superior, exercendo também docência no Curso de Pedagogia/FACED. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Educação de Professores, principalmente nos temas: pessoa e educação, educação continuada/autoformação, educação e espiritualidade, inteligência espiritual, inteireza do ser, ampliação de consciência. Faz parte da comissão coordenadora do PPGE e coordena o Grupo de Pesquisa reconhecido pelo CNPq: “O Despertar da Inteireza um (re)descobrir-se”, envolvendo bolsistas de IC, alunos de mestrado e doutorado do programa.

Aline Job (FALE) Mestranda em Teoria da Literatura. Graduada em Letras - Licenciatura Dupla em Língua Portuguesa e Inglesa e respectivas Literaturas (2009). Desenvolve trabalhos na interface literatura e outras áreas de conhecimento, especialmente Filosofia e Game Studies. Tem experiência nas área de Literatura, com ênfase em Teorias Críticas da Literatura, e de Linguística, com ênfase em Psicolinguística e Processamento da Leitura em Ambiente Virtual, atuando principalmente nos seguintes temas: vídeo games, jogos virtuais, teoria da literatura, compreensão leitora, processamento cognitivo, livros eletrônicos, leitura e e-book.

Sônia Bonelli (FACED)

Gustavo Lima (BUQUI)



Local:

Auditório do prédio 50 (FACE - Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia)

Av. Ipiranga, 6681 – Partenon – Porto Alegre/RS
Localizado no andar térreo, conta com 295 lugares.

Realização:

maisQnada Administração Cultural
(51) 3279 0860 / 8111 1415 (Rafael)

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Coordenação de Ciências Sociais

Para maiores informações, 
Link-se: