sábado, 20 de julho de 2013

Programação da Ancib na SBPC

convidamos a todos para participar da PROGRAMAÇÃO DA ANCIB na 65a. Reunião Anual da SBPC, em Recife, PE.
 Dia 22 de julho - Mesa-Redonda (Local: CAC - Ateliê 6 – Das 15:30 às 18h)
Título: ÉTICA E CIÊNCIA: A PERSPECTIVA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Coordenadora: Isa Maria Freire, Presidente da Ancib (UFPB)
Participantes:
  Profa. Dra. Henriette Ferreira Gomes (UFBA)
Título e ementa: O locus da Ciência da Informação no ethos da Ciência.
Aborda o ethos da ciência, focalizando os processos de produção científica, compartilhamento, cooperação, comunicação, formação da memória científica e formação dos futuros pesquisadores. Dentro desse enfoque, busca-se destancar o papel e a contribuição da Ciência da Informação para a conduta ética no fazer científico.
Profa. Dra. Dalgiza Andrade Oliveira (UFMG)
Título e ementa: As questões éticas da democratização da informação
Aborda Ética e Ciência, evidenciando, sobretudo, as questões da primeira no processo de democratização da informação. Resgata brevemente a constituinte de 1988, Lei de Acesso à Informação, e desdobramentos. Discute alguns aspectos da democratização da informação na sua interface com a Ciência da Informação.
Prof. Dr. Fabio Mascarenhas e Silva (UFPE)
Título e ementa: Responsabilidade social da CI na sociedade em rede.
Aborda a conjunção das tecnologias de comunicação e informática, que favorecem o advento de um novo modelo de relações sociais, potencializado por instrumentos pautados na interatividade e facilidade de manuseio destes. Esta configuração tem motivado debates em torno de uma sociedade em rede, estruturada a partir de uma dinâmica acelerada de comunicação e compartilhamento de discursos e ideias.
Dia 23 de julho - Conferência (Local: CAC - Ateliê 6 – Das 10:30 às 12h)
Título: A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E OS ESTUDOS MÉTRICOS DA CIÊNCIA
Conferencista: Prof. Dr. Raimundo Nonato Macedo dos Santos (UFPE)
Apresentadora: Profa. Dra. Leilah Santiago Bufem (UFPE)
Ementa: Reflexões sobre as transformações na comunicação científica e suas consequências; os postulados da ciência como um empreendimento de construção de conhecimento e os recursos de análise da atividade científica por meio dos estudos métricos da ciência.