quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Mestre BRÁULIO NASCIMENTO!


Ao Mestre com carinho

Mestre BRÁULIO NASCIMENTO!
Quem é este personagem?
Este gigante festeiro...
Que traz em sua bagagem,
Nosso conto brasileiro.
Num trabalho garimpeiro.
Andou por muita paragem
*
São muitos e muitos anos
De labuta popular
Conhecedor do escore,
Fez da cultura seu lar
Fundou a famosa CAMPANHA
Esta, sua grande façanha
No Folclore navegar
*
Mas não parou por aí
Foi além, muito além
Estudou os belos contos
Desde os tempos de Belém
Os de reis e de rainhas
E também de princesinhas
Fosse um conto ou fossem cem
*

MINIBIBLIOTECAS DA EMBRAPA

Você conhece o projeto Minibliotecas da Embrapa? Pois saiba que consiste em uma ideia nascida em 2003 com o nome de Minibibliotecas do Semi-Árido.  
 

Hoje, a proposta é mais ampla e tem por objetivo promover o acesso a informação a um número cada dia maior de moradores das zonas rurais do Brasil.


As Minibibliotecas possuem publicações formadas por livros, cartilhas, CDs e DVDs que abordam tecnologias de fácil aplicação e de baixo custo que podem promover a melhoria de práticas agrícolas e da qualidade de vida no campo.

ÉTICA, INFORMAÇÃO E ALTERIDADE - Marco Schneider

6ºColóquio de Bibliotecas Digitais - o acesso à biblioteca no clique do mouse - a midiateca digital


Inscrições para o ONTOBRAS 2013

As inscrições para o ONTOBRAS 2013 já podem ser realizadas online, no site da FUNDEP / UFMG. Inserimos também um link no site do evento aqui:   http://ontobras.eci.ufmg.br/participantes

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Livro de Beth Baltar


E saiu do forno o novo livro 
de Beth Baltar!


A autora informa que o livro encontra-se à venda no site da Editora Appris.  


Inclusão de E-books em bibliotecas: uma discussão necessária

As bibliotecas são consideradas como um organismo vivo, onde serviços e a guarda de informações, tradicionalmente caracterizadas por documentos impressos textuais, são reunidos e armazenados fisicamente. Com o advento das tecnologias, novas formas de propagar informações e conteúdos foram lançadas, representando um desafio aos atores envolvidos no mercado editorial, que começa com o autor e segue pelo editor, livreiro, bibliotecário e, finalmente o usuário final. Os livros eletrônicos estão mudando radicalmente a realidade das bibliotecas e sua inclusão nos acervos deve ser pensada na forma de somar forças com o mercado editorial, garantindo a permanência dos negócios e cumprindo com sua função original de preservação de publicações e acesso ao público. As dificuldades encontradas são marcadas em parte pela indefinição de um modelo de gestão bibliotecário, que por sua vez, é impactado por uma grande diversidade de modelos de negócios estabelecidos pelo mercado editorial, comprometendo a aquisição e empréstimo digital. As bibliotecas tem enfrentado um grande desafio na transição entre o tradicional e o digital e isso acarreta em alterações e adaptações na gestão das unidades de informação. Com as mudanças nas relações de aquisição de conteúdo e sua disponibilização ao usuário é necessário repensar o desenvolvimento da coleção, de forma a garantir a continuidade de títulos nos acervos, mensurar o uso que é feito das obras adquiridas, aferir o controle de acesso aos conteúdos para evitar utilizações não autorizadas, além de oferecer novas possibilidades de consultas e serviços. O objetivo deste texto é apresentar uma reflexão sobre o advento do livro eletrônico (e-book) e a sua oferta nas bibliotecas, apresentando as dificuldades encontradas. Com o conhecimento deste cenário será possível aos agentes envolvidos estabelecer um modelo de negócios que satisfaça às necessidades e anseios, proporcionando a manutenção e crescimento dos envolvidos, construindo uma estratégia de atuação que favoreça todas as partes.
O mercado de venda de e-books não está completamente alinhado com as demandas das bibliotecas. Apesar da variedade de modelos de negócios que estão em prática e discussão atualmente, o impacto destas mudanças não foi avaliado plenamente. Ao analisar as possibilidades de aquisição e acesso, observamos que algumas editoras impõem os modelos existentes, oferecendo pouco ou nenhum espaço para negociação. Apesar de serviços oferecidos por distribuidores, observa-se certa relutância em fornecer obras em formato digital. Esta motivação deriva do temor que as bibliotecas permitam o download indiscriminado dos arquivos e estes, uma vez em poder dos usuários, possam ser distribuídos livremente, caracterizando a pirataria. A posição de grupos de editores de recusarem-se a vender e-books para bibliotecas mediante o argumento que por ter a publicação acessível por um clique de forma gratuita, o leitor não comprará mais livros, é tão irreal quanto a afirmação que, por ter o livro impresso na biblioteca os consumidores não irão adquirir seus próprios exemplares. A prática demonstra que as bibliotecas sempre representaram bons clientes aos livreiros e editores exatamente por realizarem compras em larga escala com frequência, além do fato de ser um local de descoberta de publicações, ao permitir o conhecimento e contato das obras pertencentes aos acervos, o que favorece o aumento nas vendas.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

AGOSTO E OS POETAS





Dizem que o mês de agosto tem uma aura de mistério. Mês do desgosto, segundo os supersticiosos... Não é a toa que os poetas tem um certo receio do dia 24, dia de São Bartolomeu. Vejamos o que diziam Leandro Gomes de Barros e José Pacheco:

“Vinte quatro de agosto
Uma data duvidosa
Dia em que o diabo se solta
E pode dizer uma prosa,
Nesse dia foi o parto
Da Vaca Misteriosa”

(O boi misterioso – Leandro)

A vinte quatro
Do oitavo mês do ano
Todo pessoal ‘romano’
Teme a São Bartolomeu...

(Peleja de um cantador de coco com o diabo – José Pacheco)

Pós-graduação do Icict/Fiocruz abre inscrições para mestrado e doutorado 2014


O Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde – PPGICS/Icict está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado. A área de concentração é “Configurações e dinâmicas da Informação e Comunicação em Saúde”, que traz duas linhas de pesquisa: “Informação, Comunicação e Inovações em Saúde” e “Informação, Comunicação e Mediações em Saúde”.

Os cursos, que se destinam a profissionais que atuam nos campos da Informação e Comunicação em Saúde ou correlatos, têm por objetivo a formação de pessoal qualificado para o desenvolvimento das atividades de pesquisa, ensino e profissionais relacionadas à Informação e Comunicação no campo da saúde.

Para inscrever-se o candidato deverá acessar o sítio da Plataforma SIGA (www.sigass.fiocruz.br), seguindo os links: inscrição > Informação e Comunicação em Saúde – Icict. As chamadas para seleção pública também podem ser acessadas no site do Programa de Pós-Graduação do Icict. 

As inscrições vão até 30/09/2013 e os editais também estão disponíveis no site do Icict. 

Outras informações poderão ser obtidas na Gestão Acadêmica, que fica no Prédio da Expansão do Campus, na Av. Brasil, 4.036, sala 210, em Manguinhos, RJ, pelos telefones 3882-9063 ou 3882-9033, ou pelo e-mail gestaoacademica@icict.fiocruz.br  

Serviço
Evento: Pós-graduação Stricto Sensu do PPGICS – Seleção 2014
Período: 15/08/2013 a 30/09/2013
Inscrições: Plataforma SIGA
Informações: Gestão Acadêmica do Icict - Prédio da Expansão do Campus, na Av. Brasil, 4.036, sala 210, em Manguinhos, pelos telefones 3882-9063 ou 3882-9033, ou pelo e-mail gestaoacademica@icict.fiocruz.br .

Fonte: Fiocruz.

Biblioteca: praça da troca

Enquanto instituição, a biblioteca promove a troca de informação, de conhecimento, de experiência, de vivência... É um ambiente rico, efervescente, onde essas relações acontecem com muita intensidade, alimentando um círculo virtuoso, que se renova sempre, em que todos ganham sempre.




Afora o caráter educacional e cultural que se reveste esse ambiente (óbvio), se considerarmos a atividade de troca, onde todos ganham alguma coisa de alguma forma, conclui-se que na biblioteca o marketing acontece todos os dias. Senão, vejamos o que diz Las Casas (2009, p. 15):
"Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de trocas orientadas para a criação de valor dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos através de relacionamentos estáveis e considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade."

JOSÉ PACHECO, um mestre do Cordel

 
JOSÉ PACHECO DA ROCHA


Segundo Átila de Almeida e José Alves Sobrinho, em seu Dicionário Bio-Bibliográfico de Repentistas e Poetas de Bancada Volume 1, publicado em 1978 pela Editora Universitária de João Pessoa-PB, "José Pacheco da Rocha nasceu em 1890, em Porto Calvo (AL) e faleceu no dia 27 de abril de 1954, acidentado". Os autores não especificam as causas do acidente. As informações sobre a vida do grande poeta são escassas e cheias de controvérsia. Há quem afirme que ele era Pernambucano de Correntes. Segundo José Costa Leite, que o conheceu pessoalmente no final da década de 40, na feira de Itabaiana-PB, Pacheco era um camarada alegre, brincalhão e irreverente. Era acaboclado, de estatura mediana, e tinha um braço mais grosso que o outro. Gostava de trajar terno branco e promovia verdadeiros espetáculos recitando seus poemas nas feiras nordestinas. É autor de diversos clássicos da poesia popular como A chegada de Lampião no Inferno, A intriga do cachorro com o gato, A festa dos cachorros e A mãe do Calor-de-figo.

Ebook sobre Biblioteca Pública

A Editora da Universidade Estadual de Londrina lançou o ebook “Biblioteca Pública: avaliação de serviços”, de autoria de Oswaldo Francisco de Almeida Júnior. Considerando que a avaliação está presente e perpassa inúmeras áreas e segmentos da biblioteconomia, abrangendo diversas maneiras de atuação desenvolvidas pelos profissionais da área, o objetivo principal desta obra é o estudo sobre a avaliação no trabalho desenvolvido nos Serviços de Referência e Informação das bibliotecas públicas. Baixe gratuitamente o livro:http://www.uel.br/editora/portal/pages/arquivos/biblioteca%20publica_digita

Ler mais: http://www.deolhonaci.com/news/ebook-sobre-biblioteca-publica/

CFB divulga o número de bibliotecários no Brasil

Bibliotecários no Brasil

MESTRES DO CORDEL - JOÃO JOSÉ

MESTRES DO CORDEL - JOÃO JOSÉ
 
João José da Silva é um nome importantíssimo da Literatura de Cordel por sua larga atividade como poeta e editor. A Luzeiro do Norte (que de certo modo deu origem à Luzeiro de São Paulo) foi a editora que revelou grandes poetas depois que João Martins de Athayde encerrou suas atividades editoriais.
Vamos saber um pouco mais sobre esse poeta, desaparecido em meados da década de 1990, num texto extraído do blog CORDEL ATEMPORAL, do amigo Marco Haurélio:
 
"JOÃO JOSÉ DA SILVA nasceu em 24 de junho de 1922, em Vitória de Santo Antão, PE. Filho de agricultores, revelou-se poeta desde menino. Aos 10 anos de idade já improvisava versos para seus amigos e conhecidos. Por falta de recursos, só conseguiu nessa época fazer o curso primário, vindo a se aperfeiçoar somente na meia idade, como autodidata. Em 1947 se tornou profissional da poesia, escrevendo então seu primeiro livro em versos, O macaco misterioso. Escreveu mais de 164 obras, distinguindo-se entre as mais procuradas O macaco misterioso e A fera de Petrolina. Viveu em Recife, PE, onde chefiou sua família trabalhando no ramo de Literatura de Cordel, `frente da tipografia Luzeiro do Norte, até início da década de 1970. Faleceu em 1997.Folhetos lançados pela Editora Luzeiro: A condessa Rosa NegraA fera de PetrolinaO caçador sertanejo."
 

PROFESSORA UNIVERSITÁRIA LANÇA LIVRO SOBRE CORDEL


    A Editora Appris acaba de lançar uma excelente obra sobre a literatura de cordel. Trata-se da tese de doutorado em Letras, da professora Maria Elizabeth Carneiro de Albuquerque (Beth Baltar), da Universidade Federal da Paraíba. 
O trabalho foi fruto de experiência com docentes do Departamento de Ciência da Informação daquela universidade. O conceito utilizado foi a semântica discursiva como metodologia para indexar folhetos de cordel.  Segundo a professora, “esta metodologia garante que um mesmo sistema ou sistemas afins, usem conceitos para representar documentos semelhantes, o que irá facilitar a comunicação entre o indexador, o usuário e o sistema com a utilização de um mesmo vocabulário”.
 A obra já está à venda no site da Editora: http://www.editoraappris.com.br 

Contato com a autora através dos blogs: 
ACESSE TAMBÉM: http://www.cecordel.com.br/
Contato: cecordel@yahoo.com.br

Seminário de Pesquisa em Ontologias

A Escola de Ciência da Informação da UFMG está organizando o VI Seminário de Pesquisa em Ontologias no Brasil, que acontecerá nos dias 23 a 25 de setembro de 2013, em Belo Horizonte. O Seminário proporciona uma oportunidade e um ambiente científico nos quais pesquisadores e profissionais da Ciência da Computação, Ciência da Informação, Filosofia, Linguística, Gestão de Conhecimento podem trocar experiências a respeito de teorias, metodologias, linguagens, ferramentas relacionadas com o desenvolvimento de ontologias e aplicações. Paralelo ao evento, acontecerá também a Sexta Edição do International Workshop on Metamodels, Ontologies and Semantic Technologies (MOST). Confira o site do evento: http://ontobras.eci.ufmg.br/

Ler mais: http://www.deolhonaci.com/news/seminario-de-pesquisa-em-ontologias4/

Novo número da Revista AtoZ

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento acaba de publicar seu último número, disponível em http://www.atoz.ufpr.br/index.php/atoz

Navegue no sumário, acessando os artigos e outros itens de seu interesse.

A equipe editorial agradece aos autores que compõem este número, aos avaliadores e aos nossos leitores e apoiadores! 

Ficaremos honrados se puderem participar da (realmente!) breve coleta de dados disponível no site, nos ajudando a melhorar a Revista. 
http://www.atoz.ufpr.br/index.php/atoz/pages/view/pesquisa

Abraços da Equipe Editorial!

Universidade Federal do Paraná - UFPR
editoratoz@gmail.com
Qualis: B4 (Interdisciplinar - Engenharias III) - B5 (Sociais Aplicadas I)

--------------------------------

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Novo número do Periódico Permanente

O Fórum Permanente, uma Associação Cultural voltada para museus e arte contemporânea, lançou o segundo número de sua revista digital Periódico Permanente. A Revista tem como principal estratégia a publicação de artigos, relatos críticos, conferências, debates, registros de eventos e discussões com conteúdos relacionados a museus e arte. Confira: http://www.forumpermanente.org/revista/revista/numero-2

Ler mais: http://www.deolhonaci.com/news/novo-numero-do-periodico-permanente/

Definida a programação da Conferência Revolução eBook

Conferência Revolução eBookA Conferência Revolução eBook acontece dia 25 de outubro, em São Paulo.
Dentro da temática Produção de eBooks & Melhores Práticas, será abordado o planejamento do design, diferentes formatos para ebooks (ePub, ePub3, HTML5, Adobe DPS) e muitas questões práticas, incluindo dicas para correção de ePubs e dicas avançadas, entre outros temas cotidianos, mas ainda assim, espinhosos, para quem trabalha mesmo com a coisa. Conheça o programa da Conferência:
Conheça o programa da Conferência:
Como estão as coisas hoje – produção e formatos de eBooks
Planejando o design dos ebooks
Problemas de validação e envio para as livrarias
ePub3, Layout Fixo… a teoria e a prática
Ferramentas de produção para eBooks
Dicas para correções em ePubs
HTML5 e CSS3: por onde começar
Adobe DPS aplicado para eBooks didáticos – uma visão prática
Layout responsivo: o desafio de adaptar conteúdo para várias plataformas
Dicas práticas avançadas: animação no ePub3 e Matemática
Se você tem amigos que podem se interessar em participar da Conferência, passe esta dica para eles: ainda restam 9 vagas para inscrições individuais com desconto de até 55%. E importante frisar: todas as inscrições já incluem almoço e coffee-break. Após o preenchimento das vagas promocionais, novas inscrições serão aceitas, mas os valores aumentarão (de R$ 395 para R$ 445 por depósito, e de R$ 495 para R$ 545 no cartão).
Em breve, serão divulgados os palestrantes e convidados que irão participar da Conferência.

Revista DataGramaZero de agosto de 2013 está disponível

DataGramaZero - Revista de  Informação - v.14   n.4  ago/2013   

Artigos:
1  A Fenomenologia da Informação: reflexões essenciais sobre a matriz do conhecimento
Por Marcos Aparecido Rodrigues do Prado 

2 As tecnologias e a comunicação na contemporaneidade: a trilogia Matrix
por Tânia Oliveira Pereira 

3 Reflexões sobre os paradigmas de estudo da usabilidade na Ciência da Informação
por Eliane Cristina de Freitas Rocha e Adriana Bogliolo Sirihal Duarte 

4 Comunicação cartográfica: semântica em ferramentas de mapeamento colaborativo na web
por Cárita da Silva Sampaio e Claudio Gottschalg Duque

5 O panopticon de Bentham e a visibilidade da tecnologia da arquitetura no espaço de informação 
por: Manuela Eugênio Maia e Mirian de Albuquerque Aquino

6 A engenharia do conhecimento auxiliando o processo de comunicação da informação científica na contemporaneidade
por Erik André de Nazaré Pires 

7 Razão, ciência e os sentidos da informação
por Marivalde Moacir Francelin

http://www.datagramazero.org.br/ago13/F_I_art.htm


Conheça as principais publicações em CI segundo o Google

O Google Acadêmico, utilizando-se da métrica conhecida como Índice H, publicou uma lista com as 20 principais publicações na área de Ciência da Informação e Biblioteconomia. O Índice H, ou h-index em inglês, é uma proposta para quantificar a produtividade e o impacto de cientistas baseando-se nos seus artigos (papers) mais citados. Confira: http://scholar.google.com.br/citations?view_op=top_venues&hl=pt-BR&vq=soc_libraryinformationscience

Ler mais: http://www.deolhonaci.com/news/conhe%c3%a7a-as-principais-publica%c3%a7%c3%b5es-em-ci-segundo-o-google/

Seleção para turma 2014 no Mestrado e Doutorado no PPGCI/USP

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo publicou o Edital de Seleção da Turma 2014 para os Cursos de Mestrado e de Doutorado. As inscrições online poderão ser feitas entre os dias 02 e 06 de setembro de 2013. 

CORDEL NA NOVELA

CORDEL NA NOVELA
*
Hoje na televisão
Tem vez mulher e cordel.
Eu festejo este papel
Também louvo a produção
Que em sua atuação
Propaga a literatura.
As vendas, canto e leitura,
Ocupam a mesma tela
Enobrecendo a novela
Onde o cordel é cultura
*
Texto e foto de Dalinha Catunda.
Na foto estou no Rio de Janeiro na feira da providência vendendo cordel.

Arte tendo livros como tema

Matéria e desenhos em: http://goo.gl/OUAkZx

PROLER



domingo, 11 de agosto de 2013

TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

CHAMADA DE TRABAHOS
TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA  DA INFORMAÇÃO
v.6, n.1, janeiro a junho de 2013 e v.6, n.2, julho a dezembro de 2013
A revista da ANCIB inaugura, em 2013, a mudança de sua periodicidade de anual para semestral, decisão baseada no aumento do número de Programas de Pós-Graduação e, naturalmente, na produtividade da área. Com este objetivo convidamos pesquisadores, professores e egressos de programas de pós-graduação, especialistas em Ciência da Informação e campos do conhecimento afins, a enviarem artigos para dois fascículos:  o volume 6, número 1, de janeiro a junho de 2013 e o  v.6, n.2 , de  julho a dezembro de 2013,  a serem publicados separadamente.  O volume 5, n.1 de  2012, dedicado aos melhores trabalhos do ENANCIB 2012  já foi lançado,  e esta chamada também tem por objetivo acertar aspectos  operacionais, isto é, passar a publicar no primeiro semestre do ano  os melhores trabalhos do ENANCIB  do ano anterior, e no segundo um fascículo aberto, ou voltado a temáticas especiais ou mesmo comemorativas.
Os fascículos objeto desta chamada estão abertos a questões relacionadas à Ciência da Informação, no amplo escopo dos diferentes Grupos de Trabalho da ANCIB, de cujos Coordenadores esperamos a colaboração na sua divulgação e no estímulo à participação de autores vinculados ao seu respectivo GT.
O envio dos originais tem o prazo  a partir deste mês de agosto até o dia 08 de novembro  de 2013, por meio do portal da revista <http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/index>, e sua elaboração deverá estar de acordo com as normas publicadas na revista. Esclarecemos que a ordem de chegada dos artigos determinará a  sua inclusão no fascículo 1 ou no 2, evidentemente, se aprovados na avaliação pelos pares.  
Esperamos contar com um número significativo de artigos, para o fortalecimento e consolidação de Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação. Com este objetivo é fundamental a ampla divulgação desta chamada  de trabalhos. Esperamos e agradecemos  o apoio de todos os colegas de Ciência da informação.

Alô Poema


CHAMADA DE TRABALHOS - REVISTA IBERO-AMERICANA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇAO (RICI)

Informamos a toda a comunidade científica ibero-americana de ciência da informação que a Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação (RICI) encontra-se aberta para submissões ao seu número 2 de 2013. A RICI é um periódico científico editado pela Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB), Brasil, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. No sistema Qualis da Capes está atualmente classificada como B1 na área de Ciências Sociais Aplicadas I.


URL: http://seer.bce.unb.br/index.php/RICI

Dois estudos sobre a ABEBD

Os relatórios de dois estudos estão disponíveis no e-Lis em: