terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Arquivo Britânico digitaliza mais de 1,5 milhão de documentos da 1ª Guerra

Extenso catálogo será disponibilizado ao público ao longo dos próximos cinco anos
Ficha de serviço militar do britânico Ernest Holloway Oldham (1894-1933) [Foto: Reprodução/National Archives]
Ficha de serviço militar do britânico Ernest Holloway Oldham (1894-1933) [Foto: Reprodução/National Archives]
Diários, relatórios de soldados, papéis oficiais, detalhes de operações e narrativas de prisioneiros são alguns dos materiais – datados de 1914 a 1918 e recolhidos no Reino Unido – que o Arquivo Nacional Britânico divulga na internet em homenagem ao centenário da 1.ª Guerra Mundial.
Por enquanto, apenas 5% conteúdo já estão disponíveis para consulta. A proposta do tributo é publicá-lo integralmente até 2019. Para acessar os arquivos originais, é preciso entrar em www.nationalarchives.gov.uk e realizar a busca pelo número de divisão, regimento ou batalhão, expostos no site. Ainda há muitos documentos que não foram digitalizados e em diversos casos é preciso pagar uma taxa de £3.36 (aproximadamente R$ 12,90).
A medida incentiva a propagação dos arquivos por meio da internet e a ampliação do seu acesso. Além disso, o site da organização convida a todos que quiserem e puderem ajudar a identificar nomes, locais e datas dos materiais, a fim de organizar e a catalogar os registros. Os documentos estão divididos em seções como “medalhas”, “coleções populares”, “enfermeiras de guerra”, “prisioneiros” e “divisão real da marinha”.
Em 2013, a França também lançou uma campanha semelhante. A “Grande Coleta” recolhe documentos pessoais da Primeira Guerra Mundial para a criação de uma base europeia de memórias. Um conselho de administração para a Missão do Centenário foi criado no país com o apoio do governo para organizar as homenagens dos 100 anos de guerra.
Fonte: Opera Mundi
Fonte: http://blog.crb6.org.br/