quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Inscrições Abertas - Cursos à distância FEBAB

Para informações acessar www.febab.org.br  ir em Cursos EAD e clicar no curso desejado para efetuar a inscrição
FEBAB- FONE 11-3257-9979 - E-MAIL: secretaria@febab.org.br
 
Pesquisas Acadêmicas na WEB
Profa. Suely de Brito Clemente Soares
Data: 01 de setembro a 31 de outubro de 2011
Carga Horária: 60 Horas
Inscrições on-line: Abertas
Investimento: parcela única de R$ 350,00 para sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB | parcela única de R$450,00 para não sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB
*Observação: Recibos e carteiras de sindicatos e CRBs não comprovam a participação como sócio de Associações de Bibliotecários.
Aceitamos também inscrições por empenho Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições - FEBAB
CNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110 Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo - SP
Público alvo: bibliotecários, pesquisadores, graduandos e pós-graduandos.
Ementa: A pesquisa na literatura técnico-científica.  O QUÊ , COMO e ONDE recuperar todo tipo de literatura acadêmica na web.   Etapas que antecedem a pesquisa acadêmica propriamente dita, em qualquer base de dados: 1) a elaboração do perfil de interesse do pesquisador (estratégia de busca com todas as palavras-chave e seus cruzamentos, em pelo menos duas línguas); 2) saber a melhor maneira de se "perguntar" aos sistemas de busca acadêmicos, para que os resultados sejam mais precisos e 3) escolher onde pesquisar na diversidade de fontes, de acesso gratuito ou não, que estão disponíveis em diferentes interfaces de busca, em constantes mudanças, e que recuperam produtos em diferentes formatos.
Objetivo: Fornecer aos participantes todos os conceitos fundamentais e a prática (orientada e individualizada) que necessitam para que consigam, de forma autônoma, recuperar na web todas as informações e/ou documentos necessários para o desenvolvimento de suas pesquisas acadêmicas, especialmente as que estiverem em andamento.
Metodologia: A metodologia adotada tem um enfoque teórico-prático e visa  a capacitar o participante a construir e manter atualizado seu perfil de interesse (O QUÊ), estruturar sua estratégia de busca (COMO) e escolher as melhores fontes de informação de acordo com seu tema de pesquisa (ONDE). A cada conceito teórico serão atribuídas atividades passíveis de avaliação. Receberão certificado os alunos que desenvolverem 100% das atividades propostas. Para isto contarão com toda assessoria necessária da professora e animador(es).
Pré-Requisitos: é desejável que o participante utilize conexão internet banda larga e dedique-se por 30 horas durante o período do curso, no horário que preferir. É desnecessário ter conhecimento prévio de EaD.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 O quê pesquisar?
1.1. Apresentação deste tópico
1.2 Perfil de interesse
1.3. Dado - informação

2 Como pesquisar 
2.1 Apresentação deste tópico
2.2 Navegar sem naufragar: estratégia de busca
2.3 Operadores Boleanos AND or NOT e Truncagem * $ ?
2.4 Outros tipos de busca

3 Onde pesquisar?
3.1 Apresentação deste tópico
3.2 Bibliotecas e Pesquisadores Híbridos
3.3 Buscadores e Metabuscadores NÃO acadêmicos
3.4 Buscadores e Metabuscadores acadêmicos
3.5 Bases de dados referenciais
3.6 Bases de dados de fontes
3.7 Ligações (links, enlaces) entre as bases de dados

 

Bibliotecas Universitárias: Avaliação do MEC
Profa. Mírian Q. Rocha
Data: 05 de setembro a 14 de outubro de 2011
Carga Horária: 40 Horas
Inscrições on-line: Abertas
Investimento: Parcela única de R$ 350,00 para sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB | parcela única de R$ 450,00 para não sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB.
*Observação: Recibos e carteiras de sindicatos e CRBs não comprovam a participação como sócio de Associações de Bibliotecários.Aceitamos inscrições por empenho. Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições – FEBAB
CNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110 Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo - SP

Apresentação do curso

O curso consolida uma visão transformadora da atuação do profissional bibliotecário nas instituições do ensino superior. A averiguação da atuação da biblioteca universitária é um item relevante no processo avaliativo e na atribuição dos conceitos da IES pelo MEC.
Um processo de regulação do ensino superior – credenciamento e recredenciamento institucional, autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos – é constituído por várias etapas, que devem ser estudadas pelo bibliotecário com cautela, garantindo o sucesso da avaliação.
Sendo assim, como agente na disseminação da informação, a prática do bibliotecário nos processos de regulação do ensino superior não deve estar limitada ao preenchimento de formulários ou na sua participação durante a visita in loco. Até porque, a referida visita consiste, exatamente, na última fase do processo, momento em que os avaliadores vêm confrontar a situação atual, junto aos dados fornecidos nas etapas anteriores, postados em sistema eletrônico.
Com base nessa premissa, aos bibliotecários gestores, o curso contribui no planejamento e gerenciamento da biblioteca. A análise da legislação vigente, a leitura e o estudo dos instrumentos deve ser um dos referenciais para gerir o setor com segurança e tranquilidade.
As experiências que serão partilhadas entre os bibliotecários de instituições diversas enriquecerão o curso, na medida em que possibilitam a reflexão das situações vivenciadas no cotidiano.
Ementa do curso
Regulação do ensino superior privado (MEC) e a biblioteca universitária: legislação, diretrizes, instrumentos de avaliação, preenchimento de formulário eletrônico e visita in loco pelos avaliadores do MEC. A biblioteca e sua contextualização nos documentos institucionais: a) Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); b) Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC); c) Autoavaliação.
Objetivo
Contribuir para que os profissionais, atuantes em bibliotecas universitárias, trabalhem com autonomia e segurança no que diz respeito aos processos avaliativos do MEC.
Público-alvo: Bibliotecários de instituições de ensino superior privado (faculdades, centros universitários e universidades)
Conteúdo programático
1 Regulação do ensino superior privado (faculdades, centros universitários e universidades)
1.1 Credenciamento institucional
1.2 Recredenciamento institucional
1.3 Autorização de cursos
1.4 Reconhecimento de cursos
1.5 Renovação de reconhecimento de cursos
2 Biblioteca e sua “aparição” nos documentos institucionais
2.1 Plano de desenvolvimento institucional (PDI)
2.2 Projeto pedagógico de curso (PPC)
2.3 Projeto pedagógico institucional (PPI)
2.4 Relatório de autoavaliação (CPA)
3 Biblioteca e a avaliação do MEC
3.1 Preenchimento dos formulários eletrônicos (FE)
3.2 Cruzamento de informações (E-mec, censo, cadastros etc.)
4 Visita in loco
4.1 Cronogramas da avaliação institucional
4.2 Capacitação da equipe da biblioteca
4.3 Organização e harmonia do ambiente
4.4 Documentos a disponibilizar
4.5 Avaliadores
4.6 Agendamento e cronograma de atividades
4.7 Recepção e momento da visita
5 Resultados da avaliação
5.1 Relatório preliminar
5.2 Diligências
5.3 Resultado final: nota
Metodologia
Leitura, análise e interpretação de documentos, considerando o perfil de interesse (faculdades, centros universitários ou universidades). Elaboração de textos (simulação de preenchimento de formulário eletrônico). Atividades adicionais que possibilitem a avaliação do grupo.
 
Gestão de Pessoas e o impacto nos resultados
Profª Rejane Gontow
Data: 08 de setembro a 07 de novembro de 2011
Carga Horária: 80 Horas
Inscrições on-line: Abertas
Investimento Parcela única de R$ 350,00 (somente p/sócios das Associações membros da FEBAB - e R$ 450,00 (não associados).
*Observação: Recibos e carteiras de sindicatos e CRBs não comprovam a participação como sócio de Associações de Bibliotecários.
Aceitamos também inscrições por empenho
Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições - FEBAB
CNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110 Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo - SP , juntamente com a ficha de inscrição preenchida.
Apresentação: O advento da era da competitividade vem exigindo um novo papel da Gestão de Pessoas, com um caráter mais estratégico.
Muito foi investido em treinamentos técnicos e empresariais. No entanto, percebe-se que os resultados são insatisfatórios, pouco expressivos no que diz respeito à efetividade da implantação dos processos de mudança de atitude e comportamento, em geral.

Uma abordagem diferenciada de treinamento, portanto, é necessária – muito mais efetiva, assertiva e também muito mais mobilizadora, uma vez que as informações são repassadas, mas não são adequadamente absorvidas e implementadas pelos colaboradores, muito provavelmente por que não se sentem comprometidos com a empresa e seus resultados.

Torna-se de fato cada dia mais evidente, a necessidade de programas de capacitação contínua com foco em Competências Comportamentais, visando obter o engajamento e o comprometimento dos colaboradores e um pensar sistemático sobre o impacto de suas decisões no desempenho da organização.
Justificativa: As organizações tendem a operar em um ambiente cada vez mais ‘co-opetivo’ (competitivo e cooperativo), global e multicultural no qual a força de trabalho muda constantemente e o cenário de avanços tecnológicos apresenta-se cada vez mais acirrado.

Além disso, as organizações começam a apresentar demandas de conhecimentos diferenciados para o atingimento dos resultados desejados, o que exige a formação de equipes formadas por pessoas que se complementam, com diferentes competências técnicas e comportamentais.
Um dos impactos mais expressivos dessas mudanças no ambiente das organizações, é o aumento do nível de qualificação e de conhecimento que passou a ser exigido dos profissionais, com implicações diretas nos modelos de gestão de pessoas.

Um maior comprometimento e dedicação dos colaboradores com os resultados a serem alcançados pela organização como um todo, também é exigência deste novo contexto, o que só é possível quando se tem competência para uma interação e contribuição mais ampla – competências comportamentais bem desenvolvidas e crenças e valores construtivos e saudáveis. Os colaboradores se identificam com os objetivos da empresa e passam a sentir orgulho por pertencer, fazer parte dela.

As organizações passaram a dar mais valor às pessoas e ao resultado que elas geram, quando trabalham juntas.
As pessoas precisam, portanto, estar mais comprometidas umas com as outras, com a qualidade dos relacionamentos e com os resultados das organizações para garantir sua empregabilidade.

Objetivos: Despertar o melhor das pessoas para o trabalho em equipe e para o relacionamento interpessoal, preparando o profissional – colaboradores e não funcionários, para o mercado de trabalho;

• Estimular a cooperação e o compartilhamento de conhecimento de uma maneira mais participativa, com o propósito de contribuir com os resultados da organização como um todo, não só com sua área de atuação;

• Desenvolver a capacidade de liderança e de administrar conflitos; e

• Incentivar comportamentos assertivos, quanto à expressão de sentimentos, opiniões e críticas.
Público-alvo: Profissionais de Informação (Bibliotecários, Documentalistas, Arquivistas, Cientistas da Informação, entre outros) e interessados em Gestão de Pessoas.

Conteúdo Programático

1 Gestão de Pessoas
1.1 As pessoas fazem a diferença
1.2 Modelo de Gestão de Pessoas
2 Gestão por Engajamento
2.1 Engajamento e seu Impacto no Resultado
2.2 A Era do Conhecimento e a Concentração nas Competências
2.3 Autoconhecimento
2.4 O Trabalho em Equipe
2.5 Cooperação
2.6 Ambiente Saudável e Engajamento
3 Liderança
3.1 O líder catalisador de talentos
3.2 A Importância do Saber Ouvir
3.3 Comunicação: Verbal e Não Verbal
3.4 Comprometimento
3.5 Aprendizagem continuada
4 Gestão de Mudança
4.1 Resistência à Mudança
5 Interações na Web 2.0
5.1 Redes Sociais
6 Negociação
6.1 Negociação e Conflitos
7 Clima e Cultura Organizacional
7.1. A Identidade Organizacional

BIBLIOMETRIA: ASPECTOS CONCEITUAIS PARA INICIANTES
Profa. Dra. Telma de Carvalho
Data: 12 de setembro a 21 de outubro de 2011
Carga horária: 30 horas

Inscrições on-line: Abertas
Investimento: parcela única de R$ 350,00 para sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB | parcela única de R$ 450,00 para não sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB

*Observação: Recibos e carteiras de sindicatos e CRBs não comprovam a participação como sócio de Associações de Bibliotecários.

Aceitamos inscrições por empenho

Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições – FEBAB
CNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110 Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo - SP

Apresentação do curso

O curso consolida uma visão transformadora da atuação do profissional bibliotecário nas instituições do ensino superior e/ou centros de pesquisa. A averiguação da atuação da biblioteca é um item relevante no processo avaliativo pelo fornecimento das informações referentes aos pesquisadores e às próprias instituições de origem.

Um processo de avaliação da organização e de seus pesquisadores é constituído por várias etapas, dentre elas a verificação da produtividade científica.
Sendo assim, como agente na disseminação da informação, a prática do bibliotecário nos processos avaliativos deve ser valorizada e estimulada, uma vez que ele possui habilidades específicas para trabalhar com as informações extraídas das bases de dados que fornecem material para subsidiar as avaliações bibliométricas.

Ementa do curso
Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos sobre a importância da medição da ciência, valendo-se dos conceitos de bibliometria, cientometria, informetria, webometria voltados à avaliação da produção científica e às revistas utilizadas para a disseminação e a divulgação do conhecimento científico, de modo a compreender a relação entre qualidade, visibilidade e usabilidade da produção científica. Discutir aspectos relacionados aos critérios estabelecidos pelos bancos de dados para indexação de revistas científicas.

Objetivos
Embasar os participantes nos princípios da utilização de análises bibliométricas e cientométricas para avaliação de produtividade científica. Intensificar o conhecimento sobre a necessidade de adoção de critérios para melhoria da qualidade das revistas científicas brasileiras. Apresentar o processo de indexação em bases/bancos de dados renomados.

Público-alvo:
Bibliotecários, editores de periódicos, docentes, alunos e pesquisadores da comunidade universitária e interessados em geral.



Conteúdo programático
1. Os conceitos e as Leis Bibliométricas
2. A bibliometria no contexto da análise da produção científica
3. A avaliação de qualidade das revistas científicas brasileiras
4. Indexação de revistas em bases e bancos de dados e análise bibliométrica/cientométrica
5. O sistema Qualis de classificação de revistas




Fluência Linguística – Inglês
Profa. Terry Rocha
Data: 05 de março a 22 de junho de 2012
Carga Horária: 60 Horas
Inscrições on-line: Abertas
Investimento: parcela única de R$ 350,00 para sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB | parcela única de R$ 450,00 para não sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB
*Observação: Recibos e carteiras de sindicatos e CRBs não comprovam a participação como sócio de Associações de Bibliotecários.
Aceitamos inscrições por empenho
Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições – FEBAB
CNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110 Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo - SP
Apresentação do curso
O aprendizado da língua inglesa é de essencial importância na sociedade contemporânea, visto que a era digital nos leva a percorrer distâncias jamais sonhadas em outras épocas. Hoje, podemos estar cientes dos acontecimentos mundiais no exato momento em que eles estão acontecendo. Os profissionais que não dominam o idioma inglês estão restritos a um número significativamente pequeno de oportunidades no mercado de trabalho, quando os comparamos com os demais.
Na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, por exemplo, é de suma importância que o bibliotecário/profissional de informação domine outro idioma, no caso o inglês, por ser a língua usada internacionalmente.  A fluência linguística proporcionará ao profissional um maior desempenho quando o mesmo se deparar com as seguintes situações:
- Receber, cumprimentar, apresentar e estabelecer uma comunicação produtiva com clientes estrangeiros.
- Efetuar o atendimento aos clientes por meio de telefone de maneira eficaz, fazendo e recebendo ligações.
- Apresentar clara e seguramente o serviço ou produto oferecido aos clientes.
- Participar de reuniões e de tomadas de decisões que envolvem o contexto globalizado da economia informacional, de forma ativa, interrompendo, interrogando, questionando, discordando, concordando de maneira ética e profissional, de forma clara e objetiva.
- Ler, interpretar e escrever cartas, e-mails, contratos, manuais técnicos, e todo tipo de troca de correspondência que utiliza no seu cotidiano.

Ementa do curso
Noções de inglês básico: gramática e redação.
Fluência básica na língua inglesa e sua aplicação ao cotidiano das bibliotecas/sistemas de informação.
Objetivo
Proporcionar o domínio do inglês aos profissionais que atuam em bibliotecas/sistemas de informação, dotando-os da condição de mobilização global para a cidadania mundial.
Público-alvo: Profissionais da informação
Conteúdo programático
Unidade 1: Pronomes pessoais/verbo 'to be' no tempo presente
Unidade 2: Presente contínuo/adjetivos possessivos
Unidade 3: Caso possessivo/there + to be
Unidade 4: Presente simples
Unidade 5: Verbo 'to be' no tempo passado/passado contínuo
Unidade 6: Passado simples
Unidade 7: A diferença entre o passado simples e o passado contínuo/this/that/these/those
Unidade 8: Some/any/some/any/no + -body/-one/-thing/-where
Unidade 9: Every/all/everybody/everything etc.../a lot/much/many
Unidade 10: O plural dos substantivos/substantivos contáveis e incontáveis
Unidade 11: Comparativo e superlativo
Unidade 12: Voz passiva
Unidade 13: What...? Which...? How...? Who...?
Unidade 14: Presente perfeito (parte 1)
Unidade 15: Presente perfeito (parte 2)
Unidade 16: Presente perfeito x passado simples
Unidade 17: Futuro com 'be going to' e 'will'
Unidade 18: 'Phrasal verbs'
Unidade 19: Verbos modais
Unidade 20: 'Would like'/THE (nomes de lugares)
Unidade 21: Verbo + infinitivo/gerúndio
Unidade 22: Preposições de tempo (AT/ON/IN)
Unidade 23: Preposições de lugar
Unidade 24: Pronomes objetivos
Unidade 25: A/an e the
Unidade 26: Pronomes relativos
Unidade 27: Still/yet/tToo/enough
Unidade 28: Pronomes reflexivos
Unidade 29: Get
Unidade 30: Advérbios

Base conceitual
O curso foi elaborado a partir de referenciais teóricos e práticos internacionalmente reconhecidos e divulgados a partir da IFLA e da UNESCO e das necessidades do mercado de trabalho em contexto nacional, sob o enfoque da globalização e de uma economia informacional.