quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Livro: Metacognição, informação e conhecimento (pensando em como pensar)




Pensando em como pensar esse livro

A Professora Dulce Amélia é  professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba e seu livro, trata sobre seus estudos na área da metacognição.
Enquanto a cognição é compreendida como os processos mentais inconscientes de um indivíduo, a metacognição é a gestão desses processos. 
As habilidades metacognitivas abrangem a compreensão e o monitoramento dos processos cognitivos e desenvolvem-se com o passar dos anos, dando-nos competência para distinguirmos a aparência falsa do que é “real”. Além disso, envolvem vários processos, como, por exemplo, prestar atenção deliberadamente à informação, a fim de compreendê-la melhor;  fazer conexões ou associações entre uma informação nova e uma outra anterior. Estas habilidades abrangem, também, a compreensão dos processos cognitivos e, com o passar dos anos, vão-se desenvolvendo. 
Desenvolvemos diversas habilidades e descobrimos umas tantas outras que nem mesmo sabíamos que possuíamos. As idéias formam-se, o conhecimento vai-se acumulando e preenchendo lacunas, delineando conceitos. Vamos nos tornando pessoa, vamos existindo para o mundo exterior a nossa família, tornamo-nos indivíduos sociais. 
Não se pretende uma “conclusão”, mas dá-se ao final do escrito um caráter de inicio. Pois acredita-se iniciar um novo caminho ao tomarmos conhecimento de nosso potencial “adormecido” de gerir as informações que transitam entre nós e o mundo.