sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Palestra com professor José Maria Jardim

A coordenação do Curso de Graduação em Arquivologia da UFPB, com grande satisfação, convida a todos para a palestra: "Arquivologia: realidades, perspectivas e possibilidades" que será proferida pelo professor José Maria Jardim.

Dia 26 de setembro de 2011 às 19:00, no auditório da Reitoria.

Não percam a oportunidade de ouvir esse importante nome da Arquivologia brasileira.

Não é necessário fazer inscrição. Esse é um evento pensado e dirigido aos alunos da UFPB e para alguns convidados. Embora o auditório tenha uma boa capacidade, pedimos que cheguem por volta das 18:30 para garantir seus lugares.
Já formalizamos o pedido para que os professores, da 2a feira,  permitam as turmas a comparecerem à palestra, mas é importante que vocês reforcem o pedido com os professores. Lembrando que as listas de presença devem ser passadas!


Para os que ainda não o conhecem, Segue a baixo informações sobre o Professor Jardim.

O Professor José maria Jardim, possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1978), Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. De 1992 a 2010 foi professor do Departamento de Ciência da Informação da UFF, tendo ministrado disciplinas na graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF. Em 2006-2007 coordenou o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Organização, Planejamento e Direção de Arquivos (Convênio UFF-Arquivo Nacional). No momento, desenvolve pesquisa intitulada "A (re) invenção das instituições arquivísticas brasileiras na ordem democrática: transformações, impasses e cenários futuros após a Constituição de 1988 e a Lei de Arquivos de 1991". Lidera o Grupo de Pesquisa "Políticas Públicas Arquivísticas". Tem experiências profissionais nas áreas de Arquivologia e Ciência da Informação, abordando principalmente os seguintes temas: gestão de arquivos, políticas públicas de informação, políticas de arquivos, governo eletrônico, ensino e pesquisa em Arquivologia, direito à informação e gestão da informação governamental. Entre março de 2008 e fevereiro de 2009 desenvolveu atividades de pós-doutorado no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas e no Observatorio Archivistica y Sociedad do Departamento de Documentação da Universidad Carlos III de Madrid.