sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Caso do Cordel: Seminário discutiu tema na UFPB

Com a finalidade de fomentar a discussão sobre a importância deste tipo de literatura na cultura nordestina, a utilização de tecnologias da informação e divulgação a produção regional da literatura de Cordel, um grupo de estudantes do curso de Biblioteconomia do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) decidiu realizar na noite desta terça-feira,5, a partir das 19h30, o Seminário Sobre Literatura Popular: O Caso do Cordel.

Com o público alvo destinado a todos os amantes da música e da cultura, o evento acontecerá no auditório 211 do CCSA e estão programadas palestras da professora doutora Beth Baltar (Bibliotecária), do poeta, escritor e cordelista Marco di Aurélio, do poeta Dilson Barros e da professora doutora Maria de Fátima Batista.


As atrações culturais ficarão por conta de Pescocinho da Paraíba e do cantor, compositor, cordelista e rabequeiro Beto Brito. A equipe organizadora é formada pelos graduandos de Biblioteconomia Amanda, Ana Carolina, Breno, Bruna, Cristina, Francisco, Josino, Josivan, Maria da Guia, Renato e Socorro.


Beto Brito

Uma mistura de repente, peleja, côco, toré, baião, martelo, cordel, rabeca e viola; é um caldeirão borbulhante de todas as influências sonoras e literárias do nordeste brasileiro, sem o estereótipo do conservadorismo tradicional e imutável. É um disco para o mundo, marcante, definitivo, atemporal, poético e percussivo; regional e contemporâneo; primitivo e transcendental.

Assim caminha o Imbolê, entre guitarras distorcidas, violas e rabecas, zabumbas, cítaras e grooves eletrônicos, reverenciando a alquimia das fusões entre o pop e o regional, flertando com o rap-rock, sampleando com as baladas e cirandas, na pancada irreverente do baião elétrico. Produzido por Robertinho de Recife, com participação especial de Zé Ramalho e a poesia surrealista de Zé Limeira, o “Imbolê - cordel e som na caixa”, é acompanhado ainda, de doze livretos autorais, recheados de martelos, ditados populares e emboladas, completando assim, essa brilhante obra músico/literária brasileira.


Site Oficial: http://betobrito.com/

BETO BRITO NO JÔ SOARES!

1 - http://www.youtube.com/watch?v=WWorWXJPv6c&playnext=1&list=PL2A6100CF85A34CE6

2 - http://www.youtube.com/watch?v=DeROOmQy-wk&feature=related

3 - http://www.youtube.com/watch?v=rVsZQ-_A-1E&feature=related


Marco di Aurélio

Gerado nas madornas de um Abril dos tempos. Gestado vagarosamente nas manhãs do mundo. Nascido sertanejo sob um céu de luz num Janeiro azul e ensolarado, solfeja em seus versos o que vem de dentro. Marcos Aurélio Gomes de Carvalho, filho de Aurélio e de Ester, por isso o “Marco di Aurélio”, nascido na cidade de Bodocó, alto sertão pernambucano, se entrega de corpo e alma à poesia nordestina.

Hoje, no alto de sua idade mais propositiva, encarna um regionalismo nativista, sem radicalismos nem barreiras conservadoras. Flui do cordel ao soneto, do aboio à poesia moderna, das incelências aos musicais. Autor da primeira edição de literatura de cordel no sistema Braille no Brasil, transita pelas artes plásticas, pelo cinema, pela fotografia, pelos palcos e pelos contos.
Se perde na vastidão da vida, vencendo porteiras e cercas de sua própria busca. Um nordestinado... Um ajuntador de palavras, um tangerino de sonhos...

Site Oficial: http://www.marcodiaurelio.com/



Serviço

DATA: 05/07/2011
LOCAL: Auditório 211 do CCSA (UFPB)
HORÁRIO: 19h30
PÚBLICO-ALVO: TODOS OS AMANTES DA MÚSICA E CULTURA

ENTRADA FRANCA!

Atrações culturais:

Pescocinho da Paraíba
Beto Brito (lançando seu novo Cordel)

Palestrantes:

Profa.Dra.Beth Baltar (Bibliotecária)
Poeta Marco di Aurélio (O escritor, poeta e cordelista)
Poeta Dílson Barros
Profa.Dra.Maria de Fátima Batista


Faça sua inscrição (Para receber certificado) no link abaixo:

https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dDlXSzdUUHhDYVExQ3VVMERpZDBwVXc6MQ

EQUIPE ORGANIZADORA (Graduandos de Biblioteconomia): Amanda, Ana Carolina, Breno, Bruna, Cristina, Francisco, Josino, Josivan, Maria da Guia, Renato e Socorro. 



Fonte: http://www.fatospb.com.br/conteudo.php?id=11365