sexta-feira, 11 de novembro de 2011

UCG ganha livros de cordel em Braille

(15/02/2006) - Já estão na Biblioteca Central Dom Fernando Gomes dos Santos, da Universidade Católica de Goiás, os dez títulos que compõem a Coleção "Literatura de cordel em Braille", do pernambucano Marco di Aurélio: "O bucho da terra", "Veado no futebol", "Bruguelo", "O homem que matou uma alma', "Pau no doutor", "O bode azul", "Mói de vagabundo", "Prefeitura bichada", "Matusalém" e "O ladrão de esperança".


Os dez volumes, numa caixa apropriada, e que integram a primeira edição de literatura de cordel em Braille do Brasil, patrocinada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, Paraíba, foram enviados pelo próprio autor, "na intenção de divulgar um trabalho pioneiro, como contista e poeta em literatura de cordel".


O autor
O depoimento é do próprio autor, Marcos Aurélio Gomes de Carvalho: "Filho orgulhoso da pátria nordestina, trazido de encomenda pela cegonha, berrei na tarde de 14 de janeiro de 1952, no lar do casal cearense Aurélio Barbosa de Carvalho e Ester Gomes Thaumaturgo, na cidade de Bodocó (PE).

Enraizado há mais de dez anos em João Pessoa, paraibanizado e sacramentado na poesia, abracei a causa do Cordel passando a editá-los a partir do ano 2000 sob o clima propício de minha nova e escolhida terra, a Paraíba.

Com mais de sessenta títulos produzidos em Cordel, dez dos quais vertidos para o Sistema Braille numa primeira edição nacional do gênero, como poeta me desdobrei também no feitio de contos, pelo lançamento de um primeiro livro 'Com-Caso', no ano de 2003, Editora Grafset, com promessas de um segundo trabalho, desta feita em poemas de cunho livre, com lançamento previsto ainda no ano de 2006.

Sob o sol de nossa terra amada, o Nordeste, flui a aura da poesia, irradiando ao mundo o sentimento de nosso existir. Desde cedo abracei o exercício das letras, e em minha juventude passei a editar minhas reflexões em jornais e pequenos veículos de comunicação.

Hoje aposentado do Banco do Brasil, me detenho a organizar um acervo de rimas, produzido ao longo desses anos. Ocupando-me de tal seara, espero, além de minha própria satisfação, tornar-me útil ao gênero humano, alimentando seu espírito através de tão consagrada fonte: as letras".



Foto: Eurípedes Júlio 

Fonte:http://www2.ucg.br/flash/Flash2006/Fevereiro06/060215braile.html