Acaba de publicar seu último número em
http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies. Convidamos você a navegar no
sumário da revista para acessar os artigos e itens de interesse.
Agradecemos seu interesse em nosso trabalho!
Isa Freire e Gustavo Freire
Editores
Informação & Sociedade: Estudos
v. 22, n. 3 (2012)
Sumário
http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/issue/view/1077
Expediente
--------
Expediente
Gustavo Henrique de Araújo Freire, Isa Maria Freire
Seja bem-vindo. Aqui você encontrará informações atualizadas sobre as áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação e Literatura Popular.
terça-feira, 29 de janeiro de 2013
segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
Livro destaca a importância da biblioteca na construção da memória organizacional
Por Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Rio de Janeiro
A importância de uma biblioteca vai bem além do senso comum, e esse foi o ponto de partida para que os bibliotecários Ana Claúdia dos Santos Freitas Lima, do IFRJ (campus Nilo Peçanha-Pinheiral); Anderson Morais Chalaça (campus Paracambi); (campus Duque de Caxias); Ermires Gomes Rosa, da UFF de Niterói, Marcos Pastana Santos (campus Paracambi) e Samantha Andrade da Rosa, do CEFET de Petrópolis, escrevessem o livro “Biblioteconomia: Contribuições Acadêmicas para o Ambiente das Unidades de Informação”.
Publicado pela Editora Virtual Book no final do ano de 2012, o livro conta com relatos, explicações e ensinamentos que mostram ao leitor que a biblioteca é também “um berço de memória, herança cultural”. Segundo um dos autores, o bibliotecário Marcos Pastana Santos: “O interesse na organização deste livro foi de agrupar todos os trabalhos desenvolvidos por bibliotecários em diversos tipos de biblioteca. Ou seja, tem autor falando sobre biblioteca publica municipal, outro falando sobre biblioteca governamental, outro sobre historia em quadrinhos como fonte de informação”.
No livro, o leitor encontra também informações sobre o desenvolvimento desse local que acompanha e “guarda” a história da humanidade, as mudanças ao longo do tempo, lugares e momentos que contribuíram para o crescimento das bibliotecas.
Fonte: http://blog.crb6.org.br/
Portal de Periódicos da PUC-Campinas
A Pontifícia Universidade Católica lançou seu próprio Portal de Periódicos, no último dia 20 de janeiro. Dentre os periódicos disponíveis, está a Revista Transinformação, especializada na área de Ciência da Informação. Confira:http://www.puc-campinas.edu.br/periodicocientifico
Ler mais: http://www.deolhonaci.com/news/portal-de-periodicos-da-puc-campinas/
Ler mais: http://www.deolhonaci.com/news/portal-de-periodicos-da-puc-campinas/
Encontro Ibérico da EDICIC
A Associação de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da Iberoamérica e Caribe está organizando o VI Encontro Ibérico EDICIC 2013, que acontecerá na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, entre os dias 4 a 6 de novembro de 2013. Submissão de resumos de 10 de dezembro de 2012 até 31 de janeiro de 2013. Confira o site do evento:http://ocs.letras.up.pt/index.php/EDICIC/edicic2013
Ler mais: http://www.deolhonaci.com/news/encontro-iberico-da-edicic2/
Ler mais: http://www.deolhonaci.com/news/encontro-iberico-da-edicic2/
Leitura: livre arbítrio
Muitas opções, para que dentre elas possam se fazer escolhas, conforme o gosto e o contexto de cada um.
Haverá uma leitura que chame a atenção, quer seja pelo conteúdo, pelo autor, pela indicação, pela badalação, pelo texto em si, pelas imagens... ou pela simples curiosidade.
Daí outras escolhas virão, pois uma coisa leva a outra, ou melhor, uma leitura leva a outra leitura, ou melhor ainda, uma coisa leva a mesma coisa - leitura leva a leitura, daí não se sai mais desse círculo virtuoso, entra-se em um túnel sem fim, porque sempre haverá a vontade de conhecer mais, é comum da mente humana e, se isso começa cedo, melhor ainda.
Nos EUA haverá uma biblioteca sem um único livro em papel
Tal como nas bibliotecas tradicionais, os cidadãos poderão consultar e requisitar centenas de exemplares. Abre no Outono.
Com a migração da leitura para as plataformas digitais, os livros em papel tendem a perder cada vez mais adeptos, o que não significa que as pessoas deixem de frequentar bibliotecas. Com esta ideia em mente, um americano criou a BiblioTech, a primeira biblioteca pública dos Estados Unidos sem um único livro em papel.
Foi na leitura de um livro em papel – a biografia de Steve Jobs – que Nelson Wolff, um juiz do condado de Bexar, na cidade de San Antonio, no Texas, encontrou inspiração para um projecto inovador: a BiblioTech. Mas Wolff, que é um amante assumido de livros e têm uma colecção invejável de primeiras edições, ainda assim, não quis passar à margem da nova tendência de leitura, os livros digitais.
Juntamente com outros dirigentes do condado, passou alguns meses a pensar no assunto e, no Outono, os cidadãos de San Antonio já podem frequentar o novo protótipo da região, segundo o juiz, uma biblioteca desenhada – e não adaptada – para a idade digital.
Revista Transinformação na Scielo
A revista Transinformação, dentro de 50 dias, estará disponível também na Scielo. Transinformação é uma revista especializada, aberta a contribuições da comunidade científica nacional e internacional, editada pela Faculdade de Biblioteconomia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Ler mais: http://www.deolhonaci.com/news/revista-transinforma%c3%a7%c3%a3o-na-scielo/
Ler mais: http://www.deolhonaci.com/news/revista-transinforma%c3%a7%c3%a3o-na-scielo/
domingo, 27 de janeiro de 2013
Fórum de Doutorado em CI
Acontecerá no dia 18 de agosto de 2013 a VIII Conferência Internacional sobre as Concepções de Ciência da Informação e Biblioteconomia, na Universidade de Lund, cidade de Copenhague, Suécia. Na ocasião da Conferência ocorrerá o Fórum de Doutorado, visando proporcionar um ambiente para discussão de projetos de pesquisa dos doutorandos com convidados pesquisadores seniores e outros estudantes participantes. Outro objetivo é atuar como uma plataforma de iniciar contactos internacionais entre estudantes de doutorado, bem como pesquisadores que podem permitir uma futura colaboração. Mais informações:http://www.iva.dk/english/ colis8/doctoral-forum/
Ler mais: http://www.deolhonaci.com/news/forum-de-doutorado-em-ci2/
Ler mais: http://www.deolhonaci.com/news/forum-de-doutorado-em-ci2/
SIQUEIRA DE AMORIM
Por Guaipuan Vieira
Quase 100 anos de nascimento de um dos grandes nomes do improviso cearense, João Siqueira de Amorim, de Barbalha, 16/06/1913 - 16/11/1995. Cantou com grandes repentistas, destacando-se Domingos Fonseca, Rogaciano Leite, Cego Aderaldo e Granjeiro. Foi funcionário público aposentado. Exerceu o jornalismo escrevendo nos jornais “Gazeta de Notícias”, “O Povo”, “O Estado” e “Correio do Ceará”. Em 1949, publicou o livro “Ecos da Juventude”, com direito a segunda edição. Na luz da grande verve, fora traído pelo destino, após deleitar um pirão de peixe pilombeta, e engasgando-se com uma espinha; submeteu-se a uma cirurgia da laringe, o que depois, fez perder a voz . A comoção dos cantadores na época foi imediata, surgiram vários poemas registrando o drástico acontecimento do poeta, dentre as composições, a canção aVOZ DO SIQUEIRA, de autoria do poeta Alberto Porfírio (também In Memoriam). Siqueira não se deixou vencido, dedicou-se à literatura de cordel. Publicou alguns títulos, desses “Os Estrupícios da Cachaça”, edição do CERES/SECULT-1986. Na década de 90, entrevistei o velho poeta em sua residência, no bairro Aracapé, para o meu programaCanto Sertanejo, na Rádio Pitaguary. Informara que se encontrava desolado dos cantadores, e manifestava o desejo de publicar um livro inédito, mas sem recursos financeiros e sem apoio de órgãos públicos ligados à cultura, não viu seu sonho ser realizado. Desse vate do improviso, estrofes do cordel Os Estrupícios da Cachaça, onde a rima e a métrica, cadenciada à oração dos versos, dão gosto à leitura.
Da vida do macumbeiro,
O mesmo catimbozeiro,
Vou tirar algumas lapas
Do couro do cachaceiro.
Vejam bem, caros leitores,
O que é que a cachaça faz:
Desce queimando a garganta
Numa fusão de água e gás,
Depois sobe pra cabeça
Transformando em satanás!
O viciado em bebidas
Sempre dela se socorre,
Para o calor, para o frio,
Toma todo dia um porre,
Só vive matando o “bicho”
E esse bicho nunca morre...
ACESSE: www.cecordel.com.br
Empréstimo de livros digitais opõe bibliotecas e editoras
As primeiras querem oferecer e-books para seus leitores, mas enfrentam resistência das segundas.
Visitante lê livro infantil digital em feira nos EUA
(Foto: AFP)
(Foto: AFP)
Na Biblioteca de São Paulo (zona Norte da cidade), por exemplo, Kindles estão disponíveis para os usuários, mas só podem ser usados dentro da própria biblioteca.
Nos EUA e em países da Europa e da Oceania, já existem empresas como a Public Library Online, que prestam serviço a bibliotecas, disponibilizando acervo digital para os usuários destas.
Com isso, usuários das bibliotecas que adquirem o serviço podem emprestar livros digitais pela internet, baixando-os para lê-los em seus próprios dispositivos eletrônicos.
Nesse modelo, o livro só pode ser baixado por um aparelho de cada vez e, passado o prazo de validade do aluguel, o arquivo se fecha.
Em seu relatório mais recente, a Associação de Bibliotecas da América (ALA, na sigla em inglês) diz que 'o crescimento dos e-books estimulou a demanda, mas as bibliotecas têm acesso limitado a eles por causa de restrições das editoras'.
Limitações
O relatório diz que grandes editoras, como Macmillan, Simon and Schuster e Hachette, têm se recusado a fornecer livros digitais às bibliotecas.
A editora Harper Collins, por sua vez, limita a 26 o número de vezes que um livro digital pode ser emprestado (ou baixado) pela biblioteca que o adquirir. E a editora Random House aumentou o preço dos e-books vendidos às bibliotecas, também segundo o relatório.
'Em um momento de duras restrições orçamentárias, aumentos nos preços impedem na prática o acesso de muitas bibliotecas (ao e-book)', diz o texto.
As editoras, por sua vez, dizem estar defendendo os direitos dos autores e argumentam que os limites de acesso levam em conta a vida útil que um livro em papel teria.
Rito de passagem
Ando tão enauseada com o descaso que presenciamos na área da cultura que temo os dias que virão. Pelo andar da carruagem e pelas cuspidas dos dragões do orçamento, ficaremos mesmo, cada dia mais incultos.
Ritos de passagem
Rito de passagem é
Situação bem difícil,
Às vezes, é sacrifício.
A felicidade é
Sentir-se assim, mulher.
Para a mãe, dores do parto,
Com o filho, eu reparto,
Toda a perplexidade,
Depois, a felicidade,
Se ao Rito se ativer.
*
Mas há Ritos dolorosos,
Que só trazem dissabores,
São os manipuladores,
São aqueles acintosos,
De aspectos asquerosos
Por perversos orquestrados,
Em cargos empoleirados,
Tramados, só em surdina,
Que a todos subordina,
Às vezes, são gangrenosos
*
CUSPIR é má educação
É expurgo extraído,
E, quando é expelido,
Vai direto para o chão
E não há qualquer senão.
Sem responsabilidade,
Só reflete a maldade.
Quem o faz é incapaz,
Mas, parece que lhe apraz,
Expurgar sua maldade.
(Rosário Pinto)
Imagem extraída da internet
Fonte: http://cordeldesaia.blogspot.com.br
Marista inova com programa estratégico de bibliotecas
O Programa Estratégico de Revitalização das Bibliotecas Escolares do Marista é um trabalho modelo em bibliotecas escolares. Reconhecido internacionalmente com o prêmio Da Vinci Huis – IASL, em 2011, o objetivo da iniciativa é criar espaços tecnológicos contemporâneos para formar estudantes no hábito da leitura, da busca e uso da informação ao longo da vida.
Matéria completa em: http://goo.gl/AzTSx
Envio de livros para bibliotecas públicas pode ficar isento de tarifa postal
Doar livros para bibliotecas públicas pode ficar mais fácil. Tramita na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) projeto de lei que prevê isenção das tarifas postais para esse tipo de encomenda. A proposta (PLS 369/2012) foi apresentada pelo senador Clésio Andrade (PMDB-MG) em outubro do ano passado.
Matéria completa em: http://goo.gl/8Qh8a
e também em: http://goo.gl/S94W0
Conselhos do dia em Repente
Conselhos do dia em Repente
Deus garante a vitória, Promete e dá cumprimento, Se confiar no que diz, Verá o seu o provimento, Mas Tem gente preferindo, Viver no divertimento. Aproveita o momento, Sem olhar pra o futuro, Se viver na curtição, Ouvirá-te discunjuro, Queira agora se livrar , Desse mal prematuro. Poetizante BR 24/01/2013 |
Conselhos do dia em Repente
Conselhos do dia em Repente
Distancie do que iça, No casamento ou na fé, Pra fazer investimento, Sem remar contra a maré, Viva só em sintonia, Com Jesus de Nazaré. Nunca use marcha ré, Nessa sua caminhada, Marcha ré dá prejuizos, Bem melhor fazer parada, Recomeçar para frente, Sem ficar devendo nada. Poetizante BR 26/01/2013 |
Conselhos do dia em Repente
Conselhos do dia em Repente
Casa abandonada, Tem muita gente sendo Cupins na cobertura, O matagal crescendo, Escora por todo lado, No escuro vivendo. Ladrões estão sabendo, Quão grande abandono, Só sujeira no lugar, É ruim achar seu dono, Porteira está no chão, Insetos perde sono. Poetizante BR |
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
Luminária em forma de livro agrega charme à iluminação
Que tal dar um upgrade nas luminárias e substituí-las por um livro que ilumina? A ideia é do designer Max Gunawan e foi batizada de Lumio. Em formato de um livro e bastante compacto, o Lumio tem funcionamento bastante intuitivo. Basta abri-lo para que as páginas iluminem o ambiente. A intensidade da luz pode ser controlada de acordo com o ângulo de abertura do livro.
O Lumio é ainda resistente à água, por isso, também pode ser utilizado em ambientes externo sem que seja danificado. Ele tem baterias recarregáveis que garantem oito horas de funcionamento.
O Lumio é ainda resistente à água, por isso, também pode ser utilizado em ambientes externo sem que seja danificado. Ele tem baterias recarregáveis que garantem oito horas de funcionamento.
VIOLA, VERSO E REPENTE
De 23 a 25 de Janeiro de 2013
A partir das 19 horas
CADA DO CANTADOR DE FORTALEZA
Rua Coelho Fonseca 195
Carlito Pamplona - Atrás do Mercado
Presença do Poeta Lucarocas
Com Cordéis e a Mala de Prosa e Verso
Programação:
Quarta: 23 de Janeiro 2013
Geraldo Amâncio e Judivan Macedo
Zé Viola e Charles Gomes
Edivaldo Zuzu e Bio Dionísio
Zé Cardoso e Jorge Macedo
Ari Teixeira e Rosa Neto
Batuta Nordestina
Quinta: 24 de Janeiro 2013
João Paraibano – Valdir Teles
Sebastião da Silva – Moacir Laurentino
Zé Vicente – Raimundo Adriano
Antonio Jocélio e Zé Eufrásio
Coquistas: Marreco e Zé Calixto
Sexta: 25 de Janeiro 2013
Jonas Bezerra e Acrísio de França
Louro Branco e Ismael Pereira
Jurandir Lôbo e Messias Bento
Chico Sobrinho e Vilmar do Horizonte
Dupla Feminina – Mocinha de Passira e Minervina
LUCAROCAS
(85) 8897- 4497 (oi) 9985 -7789 (tim)
Biblioterapia em hospitais do SUS
A Câmara dos Deputados analisa proposta que estabelece o uso da biblioterapia, ou seja, a terapia por meio da leitura, nos hospitais públicos e naqueles contratados ou conveniados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida está prevista no Projeto de Lei 4186/12, do deputado Giovani Cherini (PDT-RS). Acompanhe a tramitação do Projeto dentro da Câmara: http://www.camara.gov.br/ proposicoesWeb/ fichadetramitacao? idProposicao=551578
Ler mais: http://www.deolhonaci.com/news/biblioterapia-em-hospitais-do-sus/
Ler mais: http://www.deolhonaci.com/news/biblioterapia-em-hospitais-do-sus/
Em 72,5% das escolas não há biblioteca; lei prevê obrigatoriedade até 2020
O Brasil precisa construir 130 mil bibliotecas até 2020 para cumprir a Lei 12.244, que estabelece a existência de um acervo de pelo menos um livro por aluno em cada instituição de ensino do País, tanto de redes públicas como privadas. Hoje, na rede pública, apenas 27,5% das escolas têm biblioteca.
Para equipar todas as 113.269 escolas públicas sem biblioteca, seria necessária a construção de 34 unidades por dia, segundo um levantamento realizado pelo movimento Todos Pela Educação com base no Censo Escolar 2011. O estudo também faz uma comparação com números do Censo 2008 e mostra que, mesmo as escolas construídas nos três anos seguintes (foram 7.284 novas unidades) não contemplam o espaço: apenas 19,4% dessas novas instituições têm biblioteca.
Os Estados mais carentes são os das Regiões Norte e Nordeste, que tradicionalmente têm infraestrutura escolar precária, com escolas que chegam a funcionar em construções sem energia elétrica e saneamento básico. Na rede municipal do Maranhão, por exemplo, só 6% das escolas têm biblioteca.
O que destoa da lista, no entanto, é o aparecimento do Estado de São Paulo com um dos piores resultados do ranking, com 85% das unidades de sua rede pública (escolas estaduais e municipais) sem biblioteca. São 15.084 unidades sem o equipamento.
Conferência Européia em Competências em Informação
A cidade de Istambul, Turquia, será sede da Conferência Européia em Competências em Informação (ECIL), que acontecerá nos dias 22 a 25 de outubro de 2013. A Conferência será organizada pelas Universidades de Hacettepe e Zagreb, com o apoio da UNESCO e IFLA. Paul G. Zurkowski será o patrono do evento, que reunirá pesquisadores sobre a temática de mais de 60 países. Trabalhos podem ser enviados até o dia 02 de fevereiro de 2013. Confira o site do ECIL: http://www.ilconf.org/.
Ler mais: http://www.deolhonaci.com/news/confer%c3%aancia-europeia-em-compet%c3%aancias-em-informa%c3%a7%c3%a3o6/
Ler mais: http://www.deolhonaci.com/news/confer%c3%aancia-europeia-em-compet%c3%aancias-em-informa%c3%a7%c3%a3o6/
Seminário sobre e-books
E-Books em bibliotecas: uma questão global de sobrevivência?
A Management of Library Associations (MLAS) da IFLA promove um Seminário em cooperação com
o Chartered Institute of Library and Information Professionals (CILIP) , sobre os desafios diante de nós.
A transformação do mercado de mídias e a emergência de eBooks estão causando grandes mudanças para os
o Chartered Institute of Library and Information Professionals (CILIP) , sobre os desafios diante de nós.
A transformação do mercado de mídias e a emergência de eBooks estão causando grandes mudanças para os
modelos de bibliotecas em todo o mundo. As respostas que encontramos aos desafios emergentes, e as posições
e modelos que desenvolvemos será crucial para o futuro das bibliotecas. Esta é a razão pela qual a A Management
of Library Associations (MLAS) da IFLA e o Chartered Institute de Profissionais de Bibliotecas e Informação (CILIP)
estão organizando um seminário importante de um dia em Londres, em fevereiro.
O seminário terá lugar na sede CILIP, em 21 de fevereiro de 2013, em Londres, Reino Unido. Ele contará com a presença
estão organizando um seminário importante de um dia em Londres, em fevereiro.
O seminário terá lugar na sede CILIP, em 21 de fevereiro de 2013, em Londres, Reino Unido. Ele contará com a presença
de especialistas de todo o mundo, que apresentarão um relatório sobre a situação atual das bibliotecas, bem como
discussões sobre as atividades de lobby e campanhas.
A IFLA irão apresentar trabalhos de fundamental importância para apoiar as bibliotecas no desenvolvimento de estratégias.
Junte-se e venha contribuir para o debate e ouvir as últimas notícias sobre esta questão crucial.
A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas.
A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas.
Para informações completas e detalhes de registo:
http://www.ifla.org/events/e-books-in-libraries-a-global-question-of-survival
http://www.ifla.org/events/e-books-in-libraries-a-global-question-of-survival
a47, a primeira biblioteca móvel de livros de arte do mundo
Quando pensamos em bibliotecas, tendemos a imaginar edifícios clássicos com filas de prateleiras altas cobertas de livros empoeirados. A a47 Mobile Art Library, entretanto, é uma biblioteca móvel, desenvolvida pelo estúdio Productora sob encomenda da fundação alumnos47 do México, que faz uma releitura da sala de leitura. A proposta é oferecer um espaço para oficinas, debates, apresentações e palestras que seja mais arejado e interativo.
Conselho do dia em repente
|
Professor de Direito analisa Creative Commons no sistema autoral brasileiro
Leyberson Pedrosa - Portal EBC
No último domingo (16), o conjunto de seis licenças
internacionais de direitos autorais, Creative Commons (CC), completou 10 anos de existência. Para
entender melhor como elas funcionam juridicamente no Brasil, entrevistamos Pedro
Paranaguá, professor da pós-graduação em Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Doutorando da
Duke University nos Estados
Unidos.
Leia também:
ESCOLA DE SAMBA REINO UNIDO DA LIBERDADE CONTA E CANTA A HISTÓRIA DO LIVRO
O livro está em evidência no carnaval amazonense. Com o enredo "O Livro: porque no Morro o samba é lê-ler", a Reino Unido da Liberdade levará para o sambódromo um tema que tem tudo haver com os apaixonados pela leitura bem como, aqueles que trabalham em prol das formas de conhecimento.
Talvez alguns não saibam, mas a Reino Unido desenvolve um belo trabalho voltado para a formação de leitores através do Instituto Reino do Amanhã, que trabalha a leitura com o projeto Samba Lê-Ler.
O tema é por demais bonito e o grande barato é que presta homenagens a profissões que utilizam o livro como instrumento de trabalho, nesse caso bibliotecários, artistas, contadores de história, entre outros.
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
Poesia é destaque na programação do Memorial Minas Gerais Vale para 2013
Saraus, performances, manifestações de arte popular e exposições estão nos planos do espaço
Primeira-dama da poesia brasileira, Adélia Prado, de 77 anos, inaugura, dia 27, a programação 2013 do Memorial Minas Gerais Vale, do Circuito Cultural Praça da Liberdade. Atração de estreia do Sarau do memorial, a poeta fará a primeira apresentação (às 11h) para convidados, seguida de uma aberta ao público (às 13h), na Casa da Ópera. Em coletiva à imprensa na manhã de quinta-feira, 17, Wagner Tameirão, gestor do espaço, fez apresentação da agenda anual de eventos do memorial, que, além do sarau, prevê ampliação do diálogo com a classe artística do estado, com a realização de happy hours, performances e exposições.
Com dois anos de atividades no Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Memorial Minas Gerais Vale registrou crescimento de 233% no número de visitantes de 2011 (20.148 pessoas) para 2012 (67.073 pessoas). Recebe, em média, 5,6 mil pessoas por mês para conferir o acervo de longa duração, reunido em 31 salas, incrementado desde então com a programação temporária nos espaços de convivência. “Costumamos chamar o memorial de museu de experiência, diante do uso intenso da tecnologia que acabou se tornando a nossa arma de atração do público”, disse Wagner Tameirão, comemorando a natureza multimídia do espaço, agora agraciado, também, com manifestações contemporâneas e folclóricas.
Assinar:
Postagens (Atom)