segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Poesia é destaque na programação do Memorial Minas Gerais Vale para 2013


Saraus, performances, manifestações de arte popular e exposições estão nos planos do espaço
Imóvel histórico no Circuito Cultural Praça da Liberdade será sede de diversos eventos
Imóvel histórico no Circuito Cultural Praça da Liberdade será sede de diversos eventos
Primeira-dama da poesia brasileira, Adélia Prado, de 77 anos, inaugura, dia 27, a programação 2013 do Memorial Minas Gerais Vale, do Circuito Cultural Praça da Liberdade. Atração de estreia do Sarau do memorial, a poeta fará a primeira apresentação (às 11h) para convidados, seguida de uma aberta ao público (às 13h), na Casa da Ópera. Em coletiva à imprensa na manhã de quinta-feira, 17, Wagner Tameirão, gestor do espaço, fez apresentação da agenda anual de eventos do memorial, que, além do sarau, prevê ampliação do diálogo com a classe artística do estado, com a realização de happy hours, performances e exposições.
Com dois anos de atividades no Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Memorial Minas Gerais Vale registrou crescimento de 233% no número de visitantes de 2011 (20.148 pessoas) para 2012 (67.073 pessoas). Recebe, em média, 5,6 mil pessoas por mês para conferir o acervo de longa duração, reunido em 31 salas, incrementado desde então com a programação temporária nos espaços de convivência. “Costumamos chamar o memorial de museu de experiência, diante do uso intenso da tecnologia que acabou se tornando a nossa arma de atração do público”, disse Wagner Tameirão, comemorando a natureza multimídia do espaço, agora agraciado, também, com manifestações contemporâneas e folclóricas.


Dia 25, o memorial lança em seu site oficial (www.memorialvale.com.br) edital de seleção de mostras de artistas mineiros de até 30 anos, com foco em arte contemporânea, cujos trabalhos serão expostos nas salas de vídeo e de exposições. Ao todo, serão quatro mostras de seis artistas, em 12 meses. “Além de ampliar o diálogo com a classe artística e do envolvimento do público com o espaço, queremos oxigenar o local com a nova programação temporária”, anunciou Wagner Tameirão, ao justificar o investimento em novos nomes das artes plásticas. Já no café temático serão três exposições fotográficas, com proposta de troca do conteúdo três vezes ao ano.
Na busca do diálogo com o entorno do circuito da mais famosa praça da capital, o Memorial Minas Gerais Vale vai realizar, externamente, o projeto Happy Hour, com a participação de DJs e VJs, durante as apresentações e projeções. A primeira edição será realizada durante a Semana de Museus, em maio, seguida de uma na Primavera dos Museus, em setembro. Paralelamente, poderá haver edições extras do Happy Hour, em datas comemorativas, além da inserção mensal de apresentação das tradições mineiras, como dança folclórica, viola e cortejos de congado.
Depois da estreia com Adélia Prado, o Sarau do memorial receberá os poetas Ricardo Aleixo (fevereiro), Guiomar de Gramont (março), Jorge Emil (abril) e Luciana Tonelli (maio). “Apesar da tradição de nossa força na área, a poesia ainda enfrenta problemas tanto de mercado quanto no dia a dia”, constata Wagner Meriji, curador do sarau, que, fez questão de lembrar, será realizado em espaço mágico: a Casa da Ópera, inspirada na homônima da antiga Vila Rica, atual Ouro Preto. Considerada manifestação ainda incompreendida, a performance também marcará presença no espaço, com projeto que tem como curador o artista plástico Marco Paulo Rolla.
MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
Praça da Liberdade, s/nº, esquina de Rua Gonçalves Dias. Aberto nas terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30; nas quintas, das 10h às 21h30; e nos domingos, das 10h às 15h30. Entrada franca. Informações:www: memorialvale.com.br.
Alguns números sobre o Memorial
Aprovação geral: 233%
Crescimento dos visitantes de 2011 para 2012: 20.148
Visitantes em 2011: 67.073
Visitantes em 2012: 5.589
Média mensal de visitantes: 505
Instituições De ensino atendidas em 2012: 53
Fonte: Estado de Minas Cultura | Ailton Magioli