quarta-feira, 5 de junho de 2013

Novo DataGramaZero, o traço de uma nova escrita está online

DataGramaZero,  o traço de uma nova escrita
O numero de junho de 2013está online  e traz os seguintes artigos:
1 - As Categorias de Ranganathan na organização dos conteúdos  de um portal científico
por Maria Luiza de Almeida Campos, Hagar Espanha Gomes, Laura de Lira e OliveiraResumo: As Teorias de Representação, no caso a Categorização baseada nos estudos de Ranganathan, demonstram sua propriedade em diversos contextos. No escopo do Tratamento e Recuperação da Informação podem auxiliar na organização e representação de conteúdos informacionais quando em um portal científico.

2 - O movimento interdisciplinar em Ciência da Informação: uma reflexão epistemológica
por Paula Regina Dal’ Evedove e Mariângela Spotti Lopes Fujita
Resumo: A complexidade da interdisciplinaridade como categoria de análise ganha evidência nos discursos contemporâneos. Em Ciência da Informação, esta prática de integração dos discursos científicos visa, dentre outros, à constituição de sua identidade e consolidação enquanto campo científico..

3 - O processo de cocriação de experiências em plataformas de engajamento
por Dafne F. Arbex e Kamil Giglio e Richard Perassi e Gregório J. Varvakis
Resumo: O artigo tem por objetivo contextualizar a cocriação como um fenômeno da atualidade e como consequência da expansão e inovação tecnológica. Para tal, o trabalho foca-se no processo de elaboração de experiências de valor em conjunto.

4 - As articulações políticas na criação do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD)
por Eduardo Ismael Murguia
 
Resumo: Pretende descrever historicamente a trajetória das instituições, os atores e as práticas bibliográficas e documentárias no momento da criação do IBBD, propondo que essas trajetórias obedeceram a uma determinação política específica.

5 - Lápides virtuais
por Elias Estevão Goulart e Franz Everardo Passos Pröglhöf Jr.
Resumo:  As tecnologias digitais potencializam as capacidades humanas e expandem a produção e compartilhamento nos ambientes das redes sociais virtuais. A partir das apropriações tecnológicas, as noções de comunidade, identidade, cultura, vida, memória e até mesmo morte assumem contornos mais fluidos.


________________________________________________________________

# Visite a página do DataGramaZero no Facebook : 
https://www.facebook.com/Datagramazero________________________________________________________________
 
 
O  DZG de junho de 2013 tem a indicação para leitura em Recensões e em Colunas e no Editorial  textos de opinião: O preconceito temático por Aldo de Albuquerque Barreto. O DataGramaZero fevereiro de 2013 está disponível em:

http://www.datagramazero.org.br http://www.dgz.org.br 

Este é um periódico privado e acesso livre, tem o ISSN 1517-3801. É indexado no Brasil e no exterior e esta' disponível na Internet em formato html, livre para leitura e cópias. No mesmo site é possível o acesso aos treze anos do Datagramazero com cerca de 50 números da Revista, 600 artigos, algo como 900 autores e perto de 5 mil referências vinculadas aos artigos. 

O DataGramaZero é registrado no Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal em:
http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?opcion=2&folio=9535 

O periódico é unicamente virtual e tem por objetivo induzir e construir elementos facilitadores de um melhor acesso à escrita e leitura digital. Está referendado no Qualis da Capes para 15 áreas  do conhecimento com diferentes indicadores.