BIBLIOTECA ESCOLAR
Adelaide Ramos e Côrte; Suelena Pinto Bandeira
Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2011.
176 p. / R$ 33,00
ISBN 978-85-85637-44-6
Não têm faltado discursos, projetos e programas que louvem, planejem e
financiem a biblioteca escolar. A realidade, porém, como foi constatado no
censo escolar de 2010, cujos resultados preliminares foram divulgados no
início de 2011, ainda é muito decepcionante.
Um terço somente (30,4%) das escolas de ensino fundamental dos cinco
primeiros anos possui bibliotecas. E esse número engloba tanto as escolas
públicas quanto particulares. À medida que se ascende na sequência de
ensino, a situação fica menos ruim. Do sexto ao nono ano, o percentual de
escolas com biblioteca passa para 58,7% e no ensino médio chega a 74%.
O fato é que mais de 96 mil escolas onde são ministrados os anos iniciais do
ensino fundamental não contam com bibliotecas que atendam aos corpos docente
e discente e ao pessoal administrativo. E são quase 26 mil as escolas dos
anos finais do ensino fundamental que nada têm a oferecer quanto a serviços
de bibliotecas. O número absoluto no ensino médio é de quase sete mil
escolas.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, período crucial para a formação de
futuros leitores e usuários da informação, mais de oito milhões de crianças
não tiveram a oportunidade de conhecer e utilizar os serviços de uma
biblioteca escolar. Nos anos finais são cinco milhões e no ensino médio são
pouco mais de dois milhões de carentes de biblioteca escolar. O total, em
números absolutos, chega, portanto, a cerca de 15 milhões de estudantes
privados da oportunidade de usufruir da leitura e do estudo extraclasse que,
entre outros serviços, a biblioteca escolar pode oferecer.
Falta ainda conhecer dados que confirmem aquilo que os educadores e
bibliotecários já conhecem: são poucas as bibliotecas escolares existentes
que prestam realmente os serviços que lhes competem. Com acervos pobres e
desorganizados, mal-instaladas, desconfortáveis, carentes de pessoal
qualificado, são muitas vezes transformadas no limbo para onde são excluídos
os funcionários problemáticos, doentes ou ansiosos pela aposentadoria.
O objetivo deste manual é contribuir para o amplo processo de capacitação e
qualificação de pessoal que será necessário para levar a biblioteca escolar
a todos os estudantes no menor prazo possível. E dessa forma completar o
esforço maior voltado para a melhoria da qualidade da educação.
Adelaide Ramos e Côrte fez a graduação e o mestrado em biblioteconomia na
Universidade de Brasília. Sua larga experiência profissional foi obtida em
biblioteca especializada e universitária. Participou ativamente do movimento
associativo na Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal.
Suelena Pinto Bandeira fez a graduação e o mestrado em biblioteconomia na
Universidade de Brasília. Trabalhou em vários tipos de bibliotecas: escolar,
pública, universitária, especializada, bem como em centros de documentação e
informação. Dela nesta editora: *O mestre dos livros: Rubens Borba de Moraes
* (2007).
Sumário
1 A biblioteca escolar e sua importância no aprendizado da leitura
e na educação 1
2 Os usuários da biblioteca escolar 10
3 Os profissionais que fazem a biblioteca escolar 12
4 Planejamento e organização do espaço físico 19
5 Administrando a biblioteca 35
6 Como deve ser o acervo de uma biblioteca escolar 53
7 Seleção, aquisição e desenvolvimento do acervo 61
8 Preparando para usar 69
9 A organização do acervo nas estantes 103
10 O serviço de referência 105
11 Serviços e produtos oferecidos pela biblioteca 112
12 Realizando pesquisas escolares 121
13 Dinamização da biblioteca escolar 127
14 Orientação para a informatização da biblioteca 132
15 Conservando e preservando o acervo 140
16 Perguntas importantes 144
Referências 150
Texto de apoio 1: Lei n° 12 244, de 24 de maio de 2010 153
Texto de apoio 2: Modelo de estatuto da sociedade de amigos da
biblioteca 153
Texto de apoio 3 : Sinopse da CDD 160
Texto de apoio 4 : Sinopse da CDU 163
Texto de apoio 5 : Modelo de regulamento de uma biblioteca
escolar 165
Texto de apoio 6: Modelo de relatório mensal 169
Texto de apoio 7: Modelo de relatório anual 170
Texto de apoio 8: Orientação sobre alfabetação de fichas no
catálogo-dicionário 171
Índice 173
Adelaide Ramos e Côrte; Suelena Pinto Bandeira
Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2011.
176 p. / R$ 33,00
ISBN 978-85-85637-44-6
Não têm faltado discursos, projetos e programas que louvem, planejem e
financiem a biblioteca escolar. A realidade, porém, como foi constatado no
censo escolar de 2010, cujos resultados preliminares foram divulgados no
início de 2011, ainda é muito decepcionante.
Um terço somente (30,4%) das escolas de ensino fundamental dos cinco
primeiros anos possui bibliotecas. E esse número engloba tanto as escolas
públicas quanto particulares. À medida que se ascende na sequência de
ensino, a situação fica menos ruim. Do sexto ao nono ano, o percentual de
escolas com biblioteca passa para 58,7% e no ensino médio chega a 74%.
O fato é que mais de 96 mil escolas onde são ministrados os anos iniciais do
ensino fundamental não contam com bibliotecas que atendam aos corpos docente
e discente e ao pessoal administrativo. E são quase 26 mil as escolas dos
anos finais do ensino fundamental que nada têm a oferecer quanto a serviços
de bibliotecas. O número absoluto no ensino médio é de quase sete mil
escolas.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, período crucial para a formação de
futuros leitores e usuários da informação, mais de oito milhões de crianças
não tiveram a oportunidade de conhecer e utilizar os serviços de uma
biblioteca escolar. Nos anos finais são cinco milhões e no ensino médio são
pouco mais de dois milhões de carentes de biblioteca escolar. O total, em
números absolutos, chega, portanto, a cerca de 15 milhões de estudantes
privados da oportunidade de usufruir da leitura e do estudo extraclasse que,
entre outros serviços, a biblioteca escolar pode oferecer.
Falta ainda conhecer dados que confirmem aquilo que os educadores e
bibliotecários já conhecem: são poucas as bibliotecas escolares existentes
que prestam realmente os serviços que lhes competem. Com acervos pobres e
desorganizados, mal-instaladas, desconfortáveis, carentes de pessoal
qualificado, são muitas vezes transformadas no limbo para onde são excluídos
os funcionários problemáticos, doentes ou ansiosos pela aposentadoria.
O objetivo deste manual é contribuir para o amplo processo de capacitação e
qualificação de pessoal que será necessário para levar a biblioteca escolar
a todos os estudantes no menor prazo possível. E dessa forma completar o
esforço maior voltado para a melhoria da qualidade da educação.
Adelaide Ramos e Côrte fez a graduação e o mestrado em biblioteconomia na
Universidade de Brasília. Sua larga experiência profissional foi obtida em
biblioteca especializada e universitária. Participou ativamente do movimento
associativo na Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal.
Suelena Pinto Bandeira fez a graduação e o mestrado em biblioteconomia na
Universidade de Brasília. Trabalhou em vários tipos de bibliotecas: escolar,
pública, universitária, especializada, bem como em centros de documentação e
informação. Dela nesta editora: *O mestre dos livros: Rubens Borba de Moraes
* (2007).
Sumário
1 A biblioteca escolar e sua importância no aprendizado da leitura
e na educação 1
2 Os usuários da biblioteca escolar 10
3 Os profissionais que fazem a biblioteca escolar 12
4 Planejamento e organização do espaço físico 19
5 Administrando a biblioteca 35
6 Como deve ser o acervo de uma biblioteca escolar 53
7 Seleção, aquisição e desenvolvimento do acervo 61
8 Preparando para usar 69
9 A organização do acervo nas estantes 103
10 O serviço de referência 105
11 Serviços e produtos oferecidos pela biblioteca 112
12 Realizando pesquisas escolares 121
13 Dinamização da biblioteca escolar 127
14 Orientação para a informatização da biblioteca 132
15 Conservando e preservando o acervo 140
16 Perguntas importantes 144
Referências 150
Texto de apoio 1: Lei n° 12 244, de 24 de maio de 2010 153
Texto de apoio 2: Modelo de estatuto da sociedade de amigos da
biblioteca 153
Texto de apoio 3 : Sinopse da CDD 160
Texto de apoio 4 : Sinopse da CDU 163
Texto de apoio 5 : Modelo de regulamento de uma biblioteca
escolar 165
Texto de apoio 6: Modelo de relatório mensal 169
Texto de apoio 7: Modelo de relatório anual 170
Texto de apoio 8: Orientação sobre alfabetação de fichas no
catálogo-dicionário 171
Índice 173