Um cortejo percussivo e  literário do Campo Grande aos Barris abre as festividades organizadas pela  Biblioteca Pública do Estado da  Bahia para comemorar o Dia da  Cultura, 05 de  novembro. Neste dia, a primeira biblioteca pública da América Latina  encerra os festejos do ano do seu Bicentenário e celebra quatro décadas do  prédio próprio, localizado no bairro dos Barris. O evento começa às 9h, com  concentração na Praça do Campo Grande.
Realizada há 04 anos, a  lavagem “profano-literária”, como ficou conhecida, já faz parte do calendário  baiano e marca o início da programação do Novembro Negro, série de eventos que marcam  o mês da Consciência Negra. A  lavagem reúne centenas de pessoas, que acompanham o cortejo puxado por um mini  trio e formado por baianas, poetas, escritores, artistas, estudantes e  populares. O tema desta edição é “Ler é uma viagem. Embarque nessa!”. Assim,  durante todo o trajeto, o livro e a literatura serão divulgados através dos  artistas e da presença do veículo da Biblioteca Móvel. O evento será encerrado  com o ato simbólico de lavagem da escadaria da Biblioteca, além de uma série de  show musicais no Quadrilátero.
Para garantir a animação  do evento antes da saída do cortejo, ainda na concentração, o grupo Kem Samba Vem convida todos a participar.  Para puxar o cortejo, o grupo Os  Multipétalos e o cantor Mikael  Mutti com o seu Percussivo Mundo  Novo estão confirmados, no mini trio. Já no Quadrilátero às 13h, a  cantora Márcia Short fará um show  especial celebrando os 200 anos da Biblioteca. Para encerrar a festa, às 15h, o  cantor Magary Lord vai subir ao  palco e colocar todo mundo para dançar.
Programação
09h –  Concentração com Kem Samba Vem
10h  – Saída do cortejo com mini trio comandado por: Os  Multipétalos, Mikael Mutti & Percussivo Mundo Novo 
12h  – Lavagem simbólica das escadarias
13h  – Show de abertura –  Márcia Short
14h30  – Intervenções artístico-culturais
15h30  – Show de encerramento – Magary Lord
Informações: (71)  3117-6079/6041