quinta-feira, 15 de março de 2012

No dia 12 de março de 2012...


No dia 12 de março de 2012, no Auditório do Anexo I da Presidência da República na Solenidade do Lançamento do Selo Comemorativo aos 50 anos da Lei 4.084/1962, que regula a profissão do Bibliotecário, abaixo trecho do Cerimonial dos Correios:
 " Senhoras e Senhores, Boa Tarde!
 Vivemos, é fato, em uma sociedade cada vez mais ávida em criar, acessar utilizar e compartilhar informação e conhecimento.
Há dez anos os autores Teare, Davies e Sandelands já colocavam como um grande desafio aos bibliotecários apoiar, medir e guiar o aprendizado individual e de grupos, desenvolvendo novas competências por meio da utilização mais efetiva da informação e do conhecimento disponíveis.
 Neste sentido, cabe ao profissional da informação, na busca por uma sociedade mais justa, o papel de mediador, contribuindo de maneira significativa para o acesso à informação e para o fim da exclusão digital. Desta forma, em uma realidade cada vez mais complexa, o Bibliotecário passa a ser um gestor de conhecimento atuando como líder e agente de transformação social.
 Como forma de reconhecimento a este profissional, o Ministério das Comunicações e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos se unem para marcar esta homenagem por meio do Lançamento do Selo Personalizado e do Carimbo comemorativo alusivos ao cinquentenário da Lei 4.084/62, que dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício.
 O Selo personalizado é composto de duas partes:
 Na primeira, aparece em destaque a bandeira nacional encimada pelas flores do ipê amarelo, árvore símbolo nacional, contornada pelo mapa do Brasil.
 A segunda parte do selo traz em destaque o símbolo da profissão: a lâmpada de Aladim que desde os tempos antigos representa a incessante vigília, a atividade intelectual e o trabalho árduo das investigações lítero-científicas.
 A tipografia utilizada remete à escrita em papiro, local dos primeiros registros encontrados ."