sábado, 31 de março de 2012

Usabilidade: conceitos e práticas para profissionais da informação


APRESENTAÇÃO

Assunto de fronteira para o profissional da informação, o tema Usabilidade vem atraindo profissionais de muitas áreas que necessitam lidar com os limites de uma interface em ambiente digital. Quais são os conceitos, o que é universal e até onde podemos criar? O conteúdo do curso é voltado para introduzir o profissional que necessita de conceitos para atuar em ambientes na web onde os internautas são desconhecidos, com perfis cognitivos variados e necessidades únicas.

OBJETIVOS

  • Discorrer sobre a história e evolução da Usabilidade
  • Introduzir os conceitos de Usabilidade centrada no usuário, Arquitetura de Informação e Design de Interação
  • Capacitar o aluno a identificar questões de Usabilidade e propor melhorias em interfaces digitais
  • Apresentar os componentes e principais medidas para avaliação da Usabilidade em um ambiente digital
  • Apresentar recomendações para avaliar interfaces de websites
  • Discutir casos e exemplos reais pautados nas recomendações de Usabilidade

CARGA HORÁRIA

30h



DOCENTE(S)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 O que é usabilidade
1.1 As coisas do dia-a-dia
1.2 Um pouco de história
1.3 Primeiros estudos de interação humano-computador (IHC)
2 Usabilidade: conceitos e aplicações
2.1 Fatores da usabilidade Recurso
2.2 O que dizem os especialistas
2.3 Usabilidade e projeto centrado no usuário
3 Aspectos e medidas de usabilidade
3.1 A criação da Norma ISO 9241-11
3.2 Efetividade
3.3 Eficiência
3.4 Satisfação
3.5 Usuários
3.6 Contexto
4 Métodos para avaliação de usabilidade
4.1 Visão geral
4.2 Categorias de métodos de avaliação de usabilidade
4.3 Listas de verificação
4.4 Avaliação heurística
4.5 Grupo de foco
4.6 Avaliação cooperativa
4.7 Teste formal de Usabilidade
5 Roteiro para realizar usabilidade
5.1 Visão geral
5.2 Etapas da avaliação de usabilidade
6 A quem interessa a usabilidade?
6.1 Palavras finais

METODOLOGIA

  • Avaliação permanente. Ao final de cada aula o aluno terá uma atividade de fixação ou reflexão sobre o conteúdo apresentado
  • Textos de apoio para leitura ao longo das aulas
  • Realização de atividade final seguido de avaliação
  • Esclarecimento de dúvidas por fóruns temáticos, e-mail e chats previamente agendados
  • Utilização de ambientes interativos síncronos e assíncronos
  • Apoio permanente do docente responsável pelo curso
  • Apoio técnico para questões relacionadas à navegação no ambiente de aprendizagem

PÚBLICO ALVO

  • Gestores de Bibliotecas Digitais
  • Gestores de conteúdo em ambientes digitais: websites, Intranets e Portais
  • Profissionais da Informação envolvidos em projetos na Web
  • Profissionais da área de Comunicação e afins Designers, Webdesigners, Desenvolvedores de ambientes digitais
  • Demais profissionais e estudantes interessados em adquirir conceitos e ingressar na área de Usabilidade e Arquitetura da Informação

Duração do curso

O curso tem carga horária de 30 horas que poderão ser desenvolvidas em até 45 dias corridos, a partir da liberação da senha para o aluno. O curso fica disponível 24 horas, 7 dias da semana, durante os 45 dias. Os feriados nacionais não serão considerados como dias corridos e serão adicionados ao prazo de 45 dias.

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

O AVA utilizado é o Moodle. O ambiente é amigável e possui ferramentas de interação docente com aluno e aluno com aluno. Os pré-requisitos necessários são conexão Internet banda larga em micro equipado com recursos de áudio/vídeo; Os programas necessários podem ser baixados da Internet gratuitamente: Adobe Reader, Flash Player e Real ou Media Player. É desejável que o aluno dedique-se pelo número mínimo de 30 horas recomendado pelo curso, no horário que for possível. É desnecessário ter conhecimento prévio de Educação a Distância.

AVALIAÇÃO

O curso é 100% on-line. Cada aula conta com tarefas e exercícios para fixação de conteúdo dos conceitos apresentados e discutidos em aula que vão pontuando a tabela de avaliação contínua no decorrer do curso. O aluno tem permissão de cópia e impressão do conteúdo do curso. Nossos cursos possuem certificado de conclusão para o aluno que tenha cumprido no mínimo 75% das atividades e interatividades propostas.

CERTIFICAÇÃO

O Certificado de participação no curso fica disponível no Moodle para ser impresso pelo aluno após a avaliação do curso. Constam do certificado a modalidade de curso (presencial ou on-line), carga horária, docente (s) conteúdo programático e data.

PRÉ REQUISITOS

É desejável que o aluno dedique-se pelo número mínimo de 30 horas recomendado pelo curso, no horário que for possível, dentro de seu expediente de trabalho. Para plantões de atendimento síncrono é desejável que tenha conta no Skype , acesso banda larga a partir de computador com webcam e recursos de áudio/vídeo. É desnecessário ter conhecimento prévio de EaD.

INVESTIMENTO

Inscrição Individual Valores
1 Participante R$600,00
3 ou mais participantes (preço por participante) R$500,00

Nossas Formas de Pagamento

  • Depósito bancário
  • Cartões de crédito em até 3 x sem juros
  • Boleto Bancário
  • Nota de empenho (pessoa jurídica)
ATENÇÃO
  • Pagamento com cartão de crédito em até 3 x sem juros ou em até 12 vezes através do link enviado por email após preenchimento e envio de formulário.
  • Inscrições por Nota de Empenho e depósito bancário serão efetivadas somente após o recebimento da NE ou comprovante de depósito.
  • Caso haja desistência após o pagamento, o aluno poderá ser substituído ou solicitar reserva em outro curso da Content Mind.
  • Razão social, endereço e demais informações da empresa, podem ser obtidos em EMPRESA
Fonte: http://www.contentmind.com.br