Seja bem-vindo. Aqui você encontrará informações atualizadas sobre as áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação e Literatura Popular.
sábado, 11 de junho de 2011
Boletim da Biblioteca nº 189: Software livre da FBN chega a mais de 2 mil bibliotecas
--------------------------------------------------------------------------------
SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS
Software livre da FBN chega a mais de 2 mil bibliotecas
O Biblioteca Livre (Biblivre) - software livre para gestão de bibliotecas da Fundação Biblioteca Nacional - já está em funcionamento em mais de 2 mil bibliotecas brasileiras. Disponível na internet para download, o programa também contará com versão em CD, tornando-se mais acessível para as instituições, públicas ou privadas, que não estejam conectadas à web. Com distribuição gratuita, a nova versão 3.0, patrocinada pelo Instituto Itaú Cultural, ganhou traduções em inglês e espanhol, em função do crescente interesse de bibliotecas estrangeiras. O software já roda nos EUA, Portugal, Angola e Moçambique. Mais informações pelo telefone (21) 2220-9791.
Acesse o Biblivre...
--------------------------------------------------------------------------------
NA MÍDIA
Imprensa mostra avanços na Fundação Biblioteca Nacional
Os jornais Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo repercutiram, em suas edições do último fim de semana, os diversos projetos e programas que estão em preparação ou que já foram iniciados pela Fundação Biblioteca Nacional. Josélia Aguiar, colunista da seção Painel das Letras, publicada no caderno Ilustrada, da Folha de S. Paulo, destacou, por exemplo, o pedido de apoio da ministra da Cultura da Colômbia à Fundação Biblioteca Nacional e ao Ministério da Cultura para o Plano Nacional do Livro e da Leitura que acaba de ser anunciado por lá, nos mesmos moldes do PNLL brasileiro. Já Raquel Cozer, do Estadão, destacou em sua coluna Babel, do caderno Sabático, o bom trabalho da FBN para recompor seus orçamentos em um ano de cortes. Veja na seção O QUE SAIU NA MÍDIA.
--------------------------------------------------------------------------------
DATA
200 Anos da Typographia Silva Serva
Manuel Antônio da Silva Serva veio de Portugal, em 1797, para fazer história no Brasil. Radicado na Bahia, fundou, em 1811, com a autorização real, a primeira tipografia e editora privada do país - três anos depois da Impressa Régia, pioneira no ramo e que pertencia ao rei. Com a licença, ele pode publicar a primeira revista brasileira, batizada de As Variedades; o primeiro jornal do estado – e terceiro do país –, o Gazeta da Bahia; e, pelo menos, 176 livros. Para comemorar o aniversário de nascimento da editora, a Fundação Biblioteca Nacional, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e o Real Gabinete Português de Leitura promovem o encontro 200 anos da Typographia Silva Serva, nesta quarta-feira, das 9h30 às 17h. Entrada franca.
Leia mais...
--------------------------------------------------------------------------------
CELEBRAÇÂO
Dia da Língua Portuguesa
Em um 10 de junho morria o escritor português Luís Vaz de Camões. E foi para homenagear o autor de Os Lusíadas que se criou, nesta data, o Dia da Língua Portuguesa. Segundo a ONU, pelo menos 235 milhões de pessoas utilizam o português como primeira língua em oito países.
Leia Mais...
--------------------------------------------------------------------------------
PUBLICAÇÕES
Revista de História da BN com desconto
A Revista de História da Biblioteca Nacional faz uma promoção exclusiva para os leitores do Boletim da Biblioteca. Uma assinatura da revista por 12 meses sai por apenas R$ 70, em até duas vezes no cartão de crédito. Conheça também o novo site da publicação.
Faça aqui sua assinatura...
--------------------------------------------------------------------------------
BIBLIOTECAS ESCOLARES
Sistema discute papel das bibliotecas escolares
Bibliotecas públicas e escolares: espaços complementares para um incentivo à leitura. Este é o tema do painel que a coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNPB), da Fundação Biblioteca Nacional, Elisa Machado, apresenta no Salão do Livro Infantil e Juvenil, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), que está promovendo um debate sobre como os governos estão percebendo a questão.
Leia Mais...
--------------------------------------------------------------------------------
AUDITÓRIO MACHADO DE ASSIS
Rodas de Leitura aborda Conto e vanguarda
O Projeto Rodas de Leitura deste mês debate a revolução dos estilos, a transgressão formal e moral e a literatura transformadora, partindo do premiado contista Sérgio Sant’Anna, passando pelo revolucionário James Joyce e chegando ao “marginal” Reinaldo Moraes. Eles desafiaram e desafiam as normas e as convenções. Nesta segunda (13/6), 18h, no auditório Machado de Assis, na Biblioteca Nacional.
Leia Mais...
--------------------------------------------------------------------------------
POR DENTRO DA BN
Biblioteca Nacional tem boa coleção de cordel
A Divisão de Música e Arquivo Sonoro da BN guarda uma série de publicações importantes da literatura de cordel. Folhetos de autores como Cordeiro Manso, poeta e cantador alagoano, e Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, estão disponíveis para consulta. Fonte de renda de muitos poetas pelo Brasil, a literatura de cordel é hoje utilizada como material didático e objeto de estudo acadêmico. “Isso ressalta a importância da tradição e da literatura oral como uma herança importante de um povo”, afirma Elizete Higino, chefe da divisão.
--------------------------------------------------------------------------------
O QUE SAIU NA MÍDIA
FOLHA DE S. PAULO - PAINEL DAS LETRAS - JOSÉLIA AGUIAR
- Para ter mais leitores
A Colômbia fez inveja a seus vizinhos da América Latina por seus resultados ao promover o livro e a leitura. Há poucos dias, porém, a ministra da Cultura colombiana disse que era hora de seu país também aprender com o brasileiro PNLL - Plano Nacional do Livro e da Leitura. O interlocutor foi Galeno Amorim, à frente da Biblioteca Nacional. "Estamos hoje mais avançados institucionalmente do que eles", compara Amorim. Avançados, por enquanto, no papel. Mas dentro de 60 dias, diz Amorim, isso deve começar a mudar. O Mato Grosso do Sul será o primeiro Estado a pôr em ação seu PNLL, movimento que envolve governo e terceiro setor. Significa maior orçamento para a área, formação de professores, compras de livros, apoio a bibliotecas. Amorim diz que, até 2014, a meta é "enraizar" o PNLL em 300 cidades do país.
O ESTADO DE S. PAULO
- A Biblioteca de Raquel
DIÁRIO DE PERNAMBUCO
- Biblioteca Nacional comemora o Dia da Imprensa com exposição de fanzines
PORTAL MINC
- Colegiados de vários segmentos que integram o Conselho [CNPC] se reuniram esta semana em Brasília
Zero Hora
- Livro, 203 anos
PESQUISA MUNDI
- Um passeio virtual pela Biblioteca Nacional
O GLOBO
- Biblioteca Nacional completa 200 anos de portas abertas ao público
+ Notícias
--------------------------------------------------------------------------------
AGENDA FBN
- Música no Museu - Coral Sistema Firjan e As Bocas da ASBAC
10/06, às 15h
- Exposição de Artes na Biblioteca Demonstrativa de Brasília
Até 08/06, seg-sex das 7h30 às 23h, Sab. 8 às 14h
AGENDA CULTURAL DA BN
- Mostra: A Chave do Tamanho: Leituras Infantis nas Estantes da Biblioteca Nacional
Até 16/07, das 9h às 20h
- Mostra: 200 Anos de Abertura da Biblioteca Nacional ao Público
Até 30/06, das 9h às 20h, sábado, das 9h às 15h
- Mostra: Abolição da Escravatura no Brasil,
Até 30/06, das 10h às 16h
- Mostra: Os Alternativos dos Alternativos - da Poesia Marginal ao Anarcopunk
Até 05/08, seg-sex. das 9 às 20h, Sab. Das 10 às 15h
- Rodas de Leitura,
13/06, às 18h
Leia Mais...