quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cursinho da UFPB turma especial (surdos)

Cursinho da UFPB terá turma para deficientes auditivos
A primeira aula será nesta quinta-feira (16), a partir das 19h, no Lyceu Paraibano, mas as inscrições ainda continuarão abertas para outros candidatos.

O cursinho Pré-Vestibular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abre, a partir desta quinta-feira (16), uma turma especial exclusiva para estudantes portadores de deficiência auditiva, em linguagem Libra (Língua Brasileira de Sinais). A turma funcionará todas as noites, a partir das 19h, no Colégio Lyceu Paraibano, no Centro de João Pessoa.


Os alunos terão aulas com nove professores e mais três intérpretes da linguagem libra, que se revezarão a cada hora e meia, tempo máximo convencionado para que o especialista trabalhe continuamente.

O cursinho Pré-Vestibular é um projeto desenvolvido pelo Gabinete do Reitor da UFPB e tem como principal objetivo promover a inclusão de estudantes de escolas da rede pública de ensino, nivelando com os alunos da rede privada.

“Procuramos assegurar igualdade de condições para esses estudantes que não podem arcar com os custos de um cursinho preparatório para acesso à Universidade”, diz o professor Luiz Sousa Junior, chefe de Gabinete do Reitor e coordenador-geral do programa. Além disso, o cursinho serve de amplo campo de estágio para alunos de graduação em licenciaturas e da área de Educação da própria instituição.

O cursinho Pré-Vestibular da UFPB funciona de forma diferente dos demais. São os professores que vão até a escola. Hoje, o cursinho já possui 20 turmas em16 escolas da rede pública de João Pessoa, com cerca de 1.330 alunos matriculados.

A turma específica de alunos portadores de deficiência auditiva vai oferecer 40 vagas. Já são 27 inscritos. Para efetivar a matrícula, o estudante tem que necessariamente ser oriundo de escolas da rede pública, de acordo com informações do coordenador pedagógico do programa, Jivago Correia Barbosa.

A primeira aula será nesta quinta-feira (16), a partir das 19h, no Lyceu Paraibano, mas as inscrições ainda continuarão abertas para outros candidatos.

Mais informações pelo telefone (83)3216-7152.