quinta-feira, 9 de junho de 2011

Revista Blumenau em Cadernos em nova edição

A Fundação Cultural de Blumenau informa que está à disposição dos interessados a nova edição da Revista Blumenau em Cadernos, que apresenta seis temas relevantes para a comunidade: a transcrição do documento original An der Arbeit (No trabalho); os artigos Discussão de Fontes Primárias e Capitalismo e Território, um olhar de aproximação entre o teórico e o empírico; memórias sobre o Colégio Normal Sagrada Família; uma entrevista com Noemi Kellermann, e, na sessão Autores Catarinenses, livros sobre o Contestado.

A Blumenau em Cadernos é uma Revista editada há 54 anos e que contempla a historiografia regional do Vale do Itajaí, abordando temas relacionados a questões sociais, econômicas e culturais. Quem quiser escrever para a Revista, deve enviar seus textos para o Conselho Editorial. E quem quiser assinar a publicação, pode entrar em contato com o Arquivo Histórico pelo telefone 3326 7514.

A Blumenau em Cadernos é formada por um Conselho Editorial constituído de historiadores, jornalistas, tradutores, escritores e pesquisadores da cidade. Até o ano de 1999 a edição era mensal; a partir de setembro de 2000 sua periodicidade passou a ser bimensal.

Documentos Originais | Lembranças de Imigrante
No trabalho
An der Arbeit
Emilie Heinrichs
Tradução: Adriana Maximino dos Santos

Artigos
Discussão de Fontes Primárias
Rafael Hoerhann

Capitalismo e Território, um olhar de aproximação entre o
teórico e o empírico: observações e verificações in loco no
Vale do Itajaí-Mirim, SC
Urda Alice Klueger / Nilson Cesar Fraga

Memórias
Colégio Normal Sagrada Família: o colégio das freiras
Ellen Crista da Silva
Colaboração: Sueli Scharf da Costa

Entrevista
Ouvi essa música e ela me pegou
Entrevista com Noemi Kellermann
Viegas Fernandes da Costa

Autores catarinenses
Livros sobre o Contestado
Enéas Athanázio

A Blumenau em Cadernos deste bimestre apresenta diferentes textos, que permitem tecer novas visões e análises dos fatos e acontecimentos que marcaram a história regional e que se renovam sob novos conceitos e leituras.
Abrindo a revista, em Documentos Originais, está o texto No trabalho. Trata do terceiro capítulo da obra A Mulher Imigrante: vivências da esposa de um colono no Sul do Brasil, de autoria da imigrante alemã Emilie Heinrichs. A tradução é um trabalho da doutoranda em Estudos da Tradução - PGET - pela Universidade Federal de Santa Catarina, Adriana Maximino dos Santos. A revisão do texto coube à Mestre, formada pelo curso de Pós Graduação de Estudos da Tradução - UFSC, Manuela Accássia Accácio. O texto, editado em língua alemã, foi revisado por Annemarie Fouquet Schünke. Conforme evidencia a chamada, o tema versa sobre as dificuldades enfrentadas pelo colonizador que, ao chegar à sua propriedade, via-se desfalcado de mão-de-obra, instrumentos agrícolas e conhecimento para domar o novo meio, enquanto ... "a mulher tinha que suportar sozinha todo (...) sofrimento; não devia atrapalhar seu marido no trabalho com lágrimas e lamentações, pois ele mesmo sofria".

Na seção Artigos, o mestre e doutorando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, Rafael Hoerhann, fez e faz uso do acervo documental reunido para produzir a tese que deverá ser defendida em 2012. Com a pesquisa o autor levanta questões de identidade indígena dos Xokleng´s. O recorte temporal do estudo tem como ponto de partida o ano de 1926, quando o governo cedeu para eles uma área demarcada. A discussão se estende até 1954, período em que a direção do posto indígena estava nas mãos de Eduardo de Lima e Silva Hoerhann.

Com o artigo Capitalismo e Território, um olhar de aproximação entre o teórico e o empírico: observações e verificações in loco no Vale do Itajaí-Mirim - a doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, historiadora e escritora Urda Alice Klueger, juntamente com o seu orientador, o geógrafo e doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Nilson Cesar Fraga, fazem uma leitura das observações de campo e uma análise descritiva e crítica da região em estudo, envolvendo a problemática do capitalismo e território.

"Tudo mudou, ficam apenas as lembranças! Tudo muda, mas ficam as marcas do amor, do carinho, da alegria e da felicidade vividas em um tempo. (...) me lembrei de nosso último dia de aula do Segundo Grau, em dezembro de 1975..." Este sentimento de saudosismo e lembranças, revelado na coluna Memórias, foi descrito e relembrado pelas amigas e ex-alunas do Colégio Sagrada Família, Ellen Crista da Silva e Sueli Scharf da Costa.

A entrevista apresentada nessa edição foi realizada em 2009 pelo escritor, historiador e pós-graduado em Estudos Literários, Viegas Fernandes da Costa. A entrevistada, Noemi Kellermann, foi professora do Curso de Artes da FURB e chefiou a Divisão de Promoções Culturais da instituição. Presidiu e integra o Conselho Municipal de Cultura de Blumenau, e é, no momento, Diretora Pedagógica da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. No seu depoimento aborda aspectos da sua história pessoal e profissional, da história musical e cultural de Blumenau e da trajetória do Ensino Superior de Artes no Vale do Itajaí.

Finalizando, na coluna Autores Catarinenses, o escritor e advogado Enéas Athanázio tece comentários sobre publicações que discorrem sobre o Contestado e o mais novo lançamento de Anair Weirich, Adolfo, o cãozinho das praias, lançado em 2010.

Para dar sentido ao seu papel de divulgadora de literatura, história, memória e realidade locais, Blumenau em Cadernos aguarda a colaboração dos seus leitores e pesquisadores, através do envio de textos para as seções de Artigos, Memórias e Crônicas do Cotidiano. Blumenau em Cadernos é uma Revista editada desde 1957, idealizada pelo pesquisador José Ferreira da Silva. A assinatura anual custa R$ 80. Informações também podem ser obtidas pelo site www.arquivodeblumenau.com.br



Assessora de Comunicação: Marilí Martendal

Blumenau cad. t.52 n.2 mar./abr. 2011
Capa por Nancy de Souza | Fotografia de Gláucia Maindra e Marli Gonçalves Schiavenin