quinta-feira, 9 de junho de 2011

Visão didática do ZEE chega às escolas e bibliotecas de todo o Acre

Publication: Governo do Acre - Notícias
Provider: Governo do Estado do Acre
June 7, 2011
Translation powered by Google Translate
pt
Termo de Cooperação entre instituições do governo estadual garante o recebimento de um material focado na fauna e na flora acreana


As secretarias de Estado de Educação, de Meio Ambiente e a Fundação Elias Mansour assinaram, na manhã de segunda-feira, 6, na Biblioteca Pública Estadual, o Termo de Cooperação que levará para as escolas e bibliotecas do Acre a versão didática do Zoneamento Ecológico- Econômico do Estado (Foto: Gleilson Miranda)

As secretarias de Estado de Educação, de Meio Ambiente e a Fundação Elias Mansour assinaram, na manhã de segunda-feira, 6, na Biblioteca Pública Estadual, o Termo de Cooperação que levará para as escolas e bibliotecas do Acre a versão didática do Zoneamento Ecológico- Econômico do Estado (ZEE).
O evento contou com a presença do senador Jorge Viana e dos secretários Daniel Zen (Educação) e Edegard de Deus (Meio Ambiente). Também estiveram presentes o diretor-presidente da Fundação Elias Mansour, Dirciney Souza; a diretora do Sistema Público de Bibliotecas, Helena Carloni; o diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Fernando Lima; e do Instituto de Mudanças Climáticas, Eufran Amaral.

O Termo de Cooperação garante às escolas e bibliotecas do Estado o recebimento de um material focado na fauna e na flora acreana. Produzida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, a versão didática do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) é composta por kits de jogos ambientais, são materiais didáticos e pedagógicos acessíveis para todos os públicos e contam com um mapa detalhado e atualizado do Estado do Acre.
Indicado como relator do Novo Código Florestal Brasileiro na Comissão de Meio Ambiente do Senado, o senador Jorge Viana participou do evento e destacou que o lançamento de um instrumento do Zoneamento Ecológico Econômico só vai pegar se chegar às pessoas, aos estudantes, às crianças. ?São joguinhos que, se os alunos virarem as cartas, vão dizer: eu sei de toda essa história aqui. É a nossa história, é a nossa vida o nosso cotidiano", disse.
Viana foi governador no momento da elaboração do ZEE. Ele ressaltou que o material é instrutivo, é importante para quem vai prestar vestibular, para quem está descobrindo as coisas, ou seja, as crianças, os jovens. ?É importante para nós também, que temos orgulho de vivermos aqui no Acre".
Já o secretário Daniel Zen lembrou a importância de os profissionais da educação receberem as orientações focadas para o trabalho dos temas transversais. ?A Secretaria de Estado de Educação tem tido um esforço muito grande no que diz respeito ao trabalho com aqueles que são considerados temas transversais. Aí entra não só a educação ambiental, mas a educação fiscal e a de trânsito, dentre outros temas. Difundir esses conhecimentos, como o ZEE, para os estudantes é de extrema importância", explicou Zen.
O presidente da Fundação Cultural Elias Mansour fez coro às falas dos outros participantes. Dirciney Souza acrescentou que a parceria vai fomentar e proporcionar uma maior difusão dessas atividades fortalecendo a educação ambiental nas escolas, bibliotecas e casas de leituras do Estado.
De acordo com o secretário Edegard di Deus, as escolas e bibliotecas vão receber um documento que levou doze anos de pesquisa, estudo e mapeamento do Estado e que foi traduzido para uma versão didática e acessível a todos. ?Esse documento que traz informações sobre os recursos naturais, sobre a sócio- economia e sobre a cultura vai chegar não só aos estudantes, mas à toda população, pois estará disponível nas bibliotecas do estado" finalizou Edegard.