domingo, 4 de março de 2012

CRB-6 dá início às comemorações do Dia do Bibliotecário no próximo dia 15


Data de publicação: 03/03/2012

Por CRB 6ª Região

Durante o período de 15 a 23 de março, nas cidades de Belo Horizonte, Formiga e Vitória, no Espírito Santo, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) irá promover as comemorações do Dia do Bibliotecário, celebrado no próximo dia 12 de março.

As comemorações irão compreender um sarau poético, apresentação de canto coral, diversas palestras que perpassam temas importantes para estudantes e bibliotecários, visita ao Santuário do Caraça, em Minas Gerais, e evento de confraternização anual, que será realizada no dia 23 de março, no Espaço Retífica, em Belo Horizonte. A confraternização é aberta a todos os bibliotecários com registro ativo no CRB-6.

“Neste ano, as comemorações da semana do bibliotecário têm um brilho especial, pois comemoramos 50 anos da publicação da Lei 4.084, que cria e regulamenta a profissão no País. Diante disso, a 16ª gestão quer estar mais próxima dos bibliotecários destacando as atribuições do CRB-6 e celebrando, com todos os bibliotecários de Minas Gerais e do Espírito Santo, essa data tão importante”, afirma o Presidente do Conselho, Antônio Afonso (CRB-6/2637). No evento de confraternização anual dos bibliotecários será realizada ainda a posse solene do Conselho.



PALESTRAS

Nos dias 15, 19, 20, 21 e 22, o Conselho irá movimentar a agenda dos profissionais bibliotecários com palestras em Belo Horizonte, Formiga e Vitória (ES), com temas que vão da motivação às políticas públicas. Além de tornar as próprias atribuições do CRB-6 mais claras aos profissionais, as palestras irão tratar ainda de temas estratégicos para os bibliotecários.

Igor Rezende Quintal (CRB-6 ES/462) é um dos que irão palestrar nas comemorações do Dia do Bibliotecário. No próximo dia 21, o bibliotecário coordenador da Biblioteca Central do Sistema Batista Mineiro de Educação irá ministrar sobre a motivação do profissional da informação.

“O bibliotecário pode ser comparado a um garimpeiro de informações, seja em suporte físico ou digital. Atualmente, o profissional, ao sair da graduação, chega ao mercado com a expertise necessária para dar suporte não somente às áreas pedagógicas, como é mais difundido, mas a todas as áreas administrativas, como Jurídico, Financeiro, Desenvolvimento Humano, Comunicação, Tecnologia da Informação, Marketing, chegando à elaboração de projetos e relatórios, que auxiliam os executivos na tomada de decisão”, afirma.

Quintal ressalta que é nesse contexto que o bibliotecário, como profissional da Ciência da Informação, tem a possibilidade de redescobrir seu universo de atuação e suprir, não somente os usuários convencionais das bibliotecas infantis, escolares e universitárias, mas incluir em sua carta de usuários os setores da instituição em que está inserido.

A palestra de Quintal será realizada às 14h na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG). Além da ECI/UFMG, o CRB-6 tem o apoio da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, do Departamento de Biblioteconomia da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), do Centro Universitário de Formiga (UNIFOR/MG) e da Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG).

Clique aqui e confira a programação completa do evento.

O CRB-6 ressalta que os bibliotecários que pretendem participar da confraternização devem confirmar presença até o próximo dia 21 de março, por meio do e-mail crb6@crb6.org.br ou pelos telefones (31) 3222-4087 e 3224-8355.

Fonte: http://www.crb6.org.br/noticias_crb.php?codigo=402