quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Paixão de criança por livros faz casa virar biblioteca no agreste de Alagoas


Paixão de uma criança pela leitura muda vida de família em Arapiraca. Escolas visitam espaço que se tornou um multiplicador da cultura.
Estudantes podem ter acesso ao acervo da biblioteca infantil
Estudantes podem ter acesso ao acervo da biblioteca infantil
Há cinco anos, uma família do município de Arapiraca transformou a casa em uma biblioteca infantil. A garagem foi redecorada e virou um espaço dedicado à realização de atividades lúdicas, onde os visitantes podem ler e brincar em conjunto. No interior da casa, a decoração é voltada para atividades de leitura e jogos didáticos.
A funcionária pública Maria das Neves da Silva, com a ajuda de familiares, organizou a biblioteca e tem se dedicado a atividades que estimulam o hábito da leitura em pessoas de todas as idades. Além da biblioteca, que recebeu nome de Tequinha, existe ainda uma sala de leitura e outra de pesquisa. A cozinha da casa virou uma brinquedoteca e a decoração das paredes é feita com material reciclado.
A Tequinha fica localizada no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca, e há cinco anos tem atraído e encanado visitantes de todas as idades. O acervo hoje conta com cerca de 2 mil exemplares, entre livros, gibis e periódicos.
Sala da casa se torna espaço de leitura
Sala da casa se torna espaço de leitura
No começo eram apenas alguns livros que ficavam no quarto da menina Clara Maria Oliveira Gonçalves, de 14 anos. Com o aumento da quantidade de exemplares, foi montado um espaço na sala de jantar que aos poucos foi se tornando pequeno para o acervo.

“Foi através do interesse da minha filha que começamos a organizar os livros e o acervo foi crescendo e virou uma biblioteca. Sempre que os parentes e amigos visitam nossa casa eles trazem livros para a biblioteca. Tudo começou de forma despretensiosa e fico feliz com o que temos hoje”, explicou a funcionária pública.
Atividades estimulam a leitura
Estudantes visitam espaço montado em uma casa de Arapiraca
Estudantes visitam espaço montado em uma casa de Arapiraca
A casa é visitada por estudantes e familiares que buscavam conhecer o espaço ou encontrar material para ajudar em pesquisas e trabalhos. Antes de usufruir do acervo, os visitantes assistem a uma apresentação a respeito da criação da Tequinha e da importância da leitura. Há também contadores de história e oficinas de pintura e material reciclado.
“Um dos objetivos da criação do espaço foi permitir que muitas pessoas tenham acesso à leitura. Muitas pessoas, inclusive amigas da minha filha, nos falam que depois que conheceram a Tequinha aumentaram o gosto por livros”, falou Maria das Neves.
No aniversário da biblioteca são realizadas várias atividades culturais. Uma tenda na rua, com apresentações de recital de poesia e leituras de trechos de livros de escritores arapiraquenses, é montada para receber o público.
Nos eventos, também é feito um bazar de material reciclado feito por Maria das Neves e sua família. Segundo ela, o objetivo é arrecadar dinheiro para fazer melhorias no local. “Também comercializamos material que é feito em oficinas ministradas durante as visitas de escolas. Além da leitura, os visitantes podem aprender um pouco sob
Fonte: G1