Colegas Bibliotecários e demais profissionais que atuam coma informação,
É com satisfação e orgulho que a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e a Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB), convidam para o XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, cuja cidade anfitriã será Florianópolis, entre os dias 7 e 10 de julho de 2013.
O tema central do evento é: “Bibliotecas, Informação, Usuários – Abordagens de transformação para a Biblioteconomia e Ciência da Informação” e oportunizará a reflexão e análise em torno dos avanços científicos e tecnológicos e seus impactos sobre o fazer do profissional e sobre a sustentabilidade das bibliotecas e unidades de informação, com um programa científico bastante intenso e atual.
O evento contemplará a realização de conferências, palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos orais e pôsteres, workshops; eventos simultâneos, como o I Forum da Biblioteconomia Escolar: pesquisa e prática, III Forum Brasileiro da Biblioteca Pública, 4º Seminário de Documentação e Informação Jurídicas e II Seminário de Competência em Informação e outros que ainda estarão sendo confirmados. Atividades que darão a oportunidade aos participantes de conhecer fundamentos teóricos e experiências implementadas pelas unidades de informação sob os ângulos das Bibliotecas, da Informação e dos Usuários e as abordagens de transformação para a Biblioteconomia e Ciência da Informação.
Santa Catarina é o 11º estado mais populoso do país, segundo o IBGE. Um de seus grandes encantos é o caráter multicultural de sua população, com influências de diversas etnias: indígenas, açorianos, alemães, poloneses, russos, ucranianos, japoneses, austríacos e outras dezenas de ingredientes que tornaram o estado um verdadeiro caldeirão cultural.
Florianópolis, colonizada pelos portugueses vindos de Açores há quase 300 anos, com seu povo de fala cantada, tem muito orgulho de sua história. Os imigrantes deste arquipélago português incutiram na cidade sua cultura rica e variada. A antiga tradição do artesanato açoriano é representada nos trançados de rede, rendas de bilro e tramóias, tapeçarias de tear e na confecção de esteiras, balaios e gaiolas. A gastronomia da cidade oferece pratos feitos à base de peixe, moluscos e crustáceos que enriquecem a culinária da ilha e do continente. Nas danças, os exemplos mais vivos dessa tradição estão presentes na dança de pau de fita e no folguedo do Boi de Mamão. Na arquitetura, o casario colonial e as igrejas seculares remetem à religiosidade que acompanhou o povo açoriano, e por isso as festas religiosas continuam sendo um dos valores mais expressivos de sua cultura. A literatura, por sua vez, apresenta as quadrinhas, o Pão-por-Deus, os provérbios, as cantigas e lendas. Tradição e cultura marcam a vida dos florianopolitanos.
A capital catarinense é um dos quatro destinos do Brasil mais procurados para a realização de eventos internacionais pelo ranking da Associação Internacional de Congressos e Convenções – e transformou-se enormemente nas últimas décadas. Sua reconhecida qualidade de vida e suas universidades atraíram moradores de todas as partes do Brasil e do mundo. No século XXI, Florianópolis se consolidou como um importante polo tecnológico e de inovação. E nas altas temporadas de verão, suas praias são muito procuradas por turistas de vários países.
Durante quatro dias nosso objetivo será criar uma atmosfera de diálogo e um ambiente fértil para a aprendizagem e a construção do conhecimento, no qual floresçam novas e iluminadas ideias.
A cidade de Florianópolis, a Ilha da Magia, e o Estado de Santa Catarina aguardam vocês.
Marquem esta data em suas agendas, será muito gratificante tê-los conosco!
Estamos de braços abertos para recebê-los!
Sigrid Karin Weiss Dutra José Paulo Speck Pereira
Presidente FEBAB Presidente da ACB