terça-feira, 17 de julho de 2012

Audiobook ou audiolivro http://divulgabiblio.blogspot.com.br/2012/07/audiobook-ou-audiolivro.html



Audiobook, audiolivro ou livro falado é a gravação do conteúdo de um livro lido em alta voz. Ele se apresenta em suportes informacionais diversificados, podendo ser encontrado em K-7 e CD, além de outros formatos mais modernos como o MP3, o WMA, o Ogg, entre outros, podendo estes serem gratuitos ou pagos.

As versões pagas contam com a vantagem de possuírem narradores profissionais contando a história, podendo haver ainda a inserção de efeitos sonoros, que ajudam na interpretação do texto e evitam a monotonia na escuta. Já os gratuitos trazem uma grande variedade de obras para download, a maioria atualmente em domínio público, copyleft ou outra licença pública livre disponível, narradas por voluntários ou profissionais gratuitamente. O audiolivro é ideal para pessoas que não possuem tanto tempo para ler o impresso, também para deficientes visuais e outros que preferem este tipo de suporte, visando a praticidade (do seu próprio ponto de vista).

Até o ano de 2010, no mercado americano foram totalizados cerca de 50.000 títulos inseridos neste tipo de suporte, porém os alemães parecem ser os maiores consumidores de audiolivros, principalmente no que tange as rádio novelas. Aqui no Brasil, algumas empresas estão investindo em diversos títulos, a exemplo dos best-sellers e nichos específicos para concursos públicos.


O livro falado para os deficientes visuais

A Dorina Nowill é uma fundação que trabalha com o livro falado e conta com um enorme acervo de audiolivros gratuitos para deficientes visuais. É só cadastrar-se para receber gratuitamente pelos Correios.

Diferente do Audiobook ou Audiolivro, o Livro Falado não conta com os efeitos sonoros, vozes dramatizadas e nem fundo musical, pois isso causaria interferência na interpretação própria do leitor quanto ao que ele está lendo. A sonoplastia lhe prejudicaria, pois ele mesmo (o leitor) deve construir o sentido do que está lendo.

Fonte Wikipédia