sábado, 21 de julho de 2012

Boletim eletrônico e-museus n° 413



Boletim eletrônico Nº 413 - Ano Ano IX - 20 a 26 de julho de 2012
www.museus.gov.br

notícias
Especialistas definem recomendações para Unesco

unesco
Cadeia Produtiva dos Museus: conheça e participe da pesquisa
MNBA abre retrospectiva da artista Anna Letycia com mais de 80 gravuras
Jornada Mundial da Juventude faz propostas para museus
6ª Primavera de Museus recebe inscrição de eventos
Museu Villa-Lobos prepara homenagens à “musa inspiradora” do compositor

agenda
5º Prêmio Darcy Ribeiro do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram/MinC
Exposição Maria Quitéria, Heroína Baiana
Atividades de férias no Instituto Butantan
Museu TAM celebra os 80 anos da Revolução de 1932
O Palácio, a Casa e o Museu
Um palácio e suas memórias
Projeto Intervenções V – Alçapão
Luz e Sombra: o cinema em Santa Catarina
Atividades para famílias nas férias do MNBA

cursos e oficinas
Seminário Internacional de Museografia e Arquitetura de Museus
Encontros com Fabíola Salles Mariano
Projeto Residências Artísticas 2012
Oficina de férias no IBS
Cursos e oficinas de Artes Visuais
Curso de cinema: David Lynch
Ciclo de discussão Conversando sobre Museu
Oficina Medalha de Ouro
Oficinas em Inhotim
Férias no Museu do Futebol
Oficina de Conservação
Curso de capacitação em museus
Oficina Livro de artista, no Mamam, em Recife

Links
www.icom.org.br
www.cofem.org.br
www.ibermuseus.org

notícias
Especialistas definem recomendações para Unesco

Reunidos no Rio de Janeiro entre 11 e 13 de julho, especialistas indicados pela Unesco e observadores de 50 países discutiram o papel dos museus no mundo contemporâneo; as maneiras como enfrentar ameaças e desafios na proteção de museus e coleções; e a participação social e educativa dos museus. Também foram revistas e ratificadas as convenções, recomendações e declarações existentes acerca do tema proteção e promoção de museus e coleções.
Como resultado, o grupo definiu recomendações que farão parte do relatório final que será apresentado na 190ª sessão do Conselho Executivo da Unesco, prevista para outubro. No documento, intitulado “Conclusões e Recomendações Finais Adotadas para o Relatório de Avaliação”, os especialistas apontaram necessidades urgentes como: garantir os recursos humanos e técnicos essenciais para a conservação e segurança de museus e suas coleções; adaptar sistemas de museus a novas tecnologias; e equipar museus com recursos financeiros adequados. Saiba mais.
Visita aos museus
Como parte da programação do evento, os diretores de museus nacionais e internacionais e os representantes dos governos e organismos internacionais tiveram a oportunidade de conhecer quatro museus no Rio de Janeiro. Na noite do dia 12, visitaram a exposição do Museu Chácara do Céu (Ibram/MinC) e, durante o sábado (14), conheceram o Museu do Açude (Ibram/MinC), o Museu da Maré e o Museu Histórico Nacional (Ibram/MinC). Veja a matéria completa aqui.
Fotos: Bia Alves
Cadeia Produtiva dos Museus: conheça e participe da pesquisa
A partir da próxima segunda-feira (23), o Ibram está convidando as instituições museais de todo o Brasil a participar da Pesquisa da Cadeia Econômica Produtiva dos Museus. O questionário estará disponível na página do Ibram, para preenchimento e envio, até o dia 10 de agosto. O objetivo é identificar os elos econômicos acionados com a atividade dos museus.
O conceito de cadeia produtiva representa um esforço em compreender quem são os agentes econômicos e de que forma eles participam da economia gerada pela atividade de determinado setor. No caso dos museus, para cada exposição promovida, por exemplo, vários são os agentes que participam para que o evento possa existir. Da montagem do espaço até a divulgação do evento, profissionais e empresas são contratados e, internamente, uma série de outras atividades é demandada. Todos os recursos – materiais e humanos –, se analisados em conjunto, compõem a cadeia produtiva do setor museal.
O questionário é de fácil preenchimento, com questões de múltipla escolha, sem exigir muito tempo do respondente. As respostas fornecidas não serão utilizadas para fins de fiscalização ou de controle, e a divulgação será apenas das estatísticas, uma vez que a confidencialidade individual das informações prestadas será preservada.
MNBA abre retrospectiva da artista Anna Letycia com mais de 80 gravuras
Uma artista que moldou sua carreira a partir de expressivos mas sóbrios traços geométricos e cores, Anna Letycia ganha retrospectiva, a partir do dia 17 de julho, no Museu Nacional de Belas Artes/Ibram. A exposição pode ser vista gratuitamente até 9 de setembro no Rio de Janeiro.
Serão exibidas 80 obras em Anna Letycia: gravuras – indo de técnicas como gravura em metal água-tinta e água-forte até relevo e ponta-seca – cuja produção abrange trabalhos do início da década de 1950 até 2008.
Gravadora fluminense nascida em Teresópolis, em 1929, o escritor Anibal Machado dizia que de seus trabalhos emanava uma “atmosfera de silêncio”. Já o crítico Frederico Moraes apontava “um máximo de despojamento nas obras, uma espécie de minimalismo gráfico, que revela uma sensibilidade muito apurada e uma beleza serena”.
Aluna de mestres da gravura como Oswaldo Goeldi e Iberê Camargo, na década de 1950, a artista dedicou-se ao ensino por mais de 20 anos. Desde 1956, ano de sua primeira exibição, Anna Letycia já realizou dezenas de exposições individuais e participou de outras tantas coletivas ao longo das últimas décadas.
Mais recentemente, realizou a exposição Gravuras de Anna Letycia, no Instituto Tomie Ohtake (SP), e, em 2009, na Caixa Cultural Brasília, seguindo-se mostra no Museu de Arte Aloísio Magalhães no Recife. Saiba mais.
Jornada Mundial da Juventude faz propostas para museus
Na última quarta-feira (18), no Rio de Janeiro, aconteceu a reunião para apresentação das propostas para a área cultural e de museus da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá na capital fluminense em 2013.
A reunião foi organizada pelo Ibram/MinC com o Comitê Organizador da JMJ e contou com a participação do Presidente do Instituto, José do Nascimento Junior e de outros 40 participantes, dentre voluntários e coordenadores da Jornada.
Segundo Nascimento, o Ibram fará uma chamada de cooperação para que os museus criem programações voltadas para a juventude e religiosidade durante o evento, que será de 23 a 28 de julho de 2013.
A pré-Jornada, semana que antecede os eventos oficiais, conta com uma programação religiosa e cultural que inclui atividades visitas históricas e celebrações religiosas. No calendário oficial, já está confirmada a presença do Papa Bento XVI.
Em seu último encontro, a Jornada reuniu, em Madri, na Espanha, cerca de 300 mil jovens de mais de 135 países. As estimativas extra-oficiais, no entanto, calcularam que perto de 2 milhões de pessoas participaram do encontro naquele país. Esta será a primeira vez que o Brasil sediará a Jornada Mundial da Juventude.
6ª Primavera de Museus recebe inscrição de eventos
A 6ª Primavera dos Museus, que, em 2012, será realizada entre 24 e 30 de setembro, está com inscrições abertas até 10 de agosto. O tema deste ano é A Função Social dos Museus, em homenagem aos 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972, e na qual o conceito de museu foi ampliado.
Coordenada pelo Ibram/MinC, a Primavera dos Museus é um evento anual e tem por objetivo chamar a atenção dos museus e da sociedade para o debate em torno de assuntos da atualidade. A partir do tema sugerido, os museus preparam atividades como seminários, exposições, oficinas e outras atividades.
As inscrições podem ser feitas aqui.
Museu Villa-Lobos prepara homenagens à “musa inspiradora” do compositor
Arminda Villa-Lobos, um importante nome da cultura brasileira no século XX, faria cem anos no dia 26 de julho.
Além de musa inspiradora do compositor Heitor Villa-Lobos, com o qual viveu por mais de 20 anos, Arminda foi responsável pela fundação do Museu Villa-Lobos em 1960, no Rio de Janeiro (RJ), e sua primeira diretora. Atualmente, o museu faz parte da rede de museus federais do Ibram/MinC.
Em sua homenagem, o museu prepara a publicação do 14º volume do periódico Presença de Villa-Lobos, com artigos sobre a Semana de Arte Moderna, o Movimento Folclórico Brasileiro, as ações do Museu Villa-Lobos ao longo dos seus cinquenta anos e, claro, a importância histórica de Arminda.
No evento de lançamento da publicação, previsto para dezembro deste ano, será realizado um recital com repertório especialmente selecionado, contando com algumas das mais de 50 obras que o compositor brasileiro lhe dedicou. Arminda também será uma das personalidades homenageadas no 50º Festival Villa-Lobos, que ocorre em novembro.
Ao longo de 25 anos na gestão do Museu, até o seu falecimento, em 1985, Mindinha – como era conhecida – assentou as bases da instituição, na sua missão de resguardar a memória de Heitor Villa-Lobos e de difundir o seu patrimônio musical. Por meio de concursos internacionais de música, exposições, publicações, gravações de discos, conferências e concertos, ela ajudou a promover as raízes culturais brasileiras no país e no exterior. Saiba mais.
O Museu Villa-Lobos é responsável pela coleta, manutenção, preservação, estudo e divulgação de objetos que atestam, testemunham e ilustram a vida e a obra de Villa-Lobos e que, pela sua expressão e representatividade, constituem referência na formação da identidade brasileira. Conheça o acervo do museu aqui.
Agenda
5º Prêmio Darcy Ribeiro do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram/MinC
O quê: O edital premia práticas e ações de educação museal que convidem à apropriação do patrimônio cultural, valorização e promoção à preservação.
Neste ano, 15 iniciativas receberão um prêmio de 10 mil reais cada.
Quando: Inscrições até o dia 31 de julho.
Onde: Site do Ibram (www.museus.gov.br), por meio do Sistema Salic Web.
Informações: (61) 3521.4415 | 3521.4403 | fomento@museus.gov.br

Exposição Maria Quitéria, Heroína Baiana
O quê: Com o intuito de celebrar a Independência da Bahia e os 220 anos do nascimento de Maria Quitéria, o Museu Eugênio Teixeira Leal apresenta a exposição Maria Quitéria, Heroína Baiana, relatando detalhes da vida da Alferes, bem como o relato das batalhas de independência.
Quando: Mês de Julho, terça a sexta, das 9h às 18h. Sábados e domingos, das 13h às 17h.
Onde: Museu Eugênio Teixeira Leal - Galeria Francisco de Sá, 1º andar (Rua do Açouguinho, nº1, Pelourinho|Salvador – BA).
Informações: metl.museografia@gmail.com

Atividades de férias no Instituto Butantan
O quê: Visita guiada, para todas as idades, aos três museus, ao parque e ao Museu de Rua. O público poderá ver as temáticas desenvolvidas pelo Butantan: pesquisa, produção e difusão do conhecimento.
Quando: De 10 a 20 de julho, das 10h às 17h. Não é necessária inscrição prévia.
Onde:
Parque Instituto Butantan (Avenida Vital Brasil 1.500, Butantã, Zona Oeste | São Paulo – SP)
Informações:
www.butantan.gov.br

Museu TAM celebra os 80 anos da Revolução de 1932
O quê: Exposição de objetos dos combates e exibição especial da principal aeronave militar do conflito.Quando: Até final do mês de julho, de quarta a domingo, das 10h às 16h – entrada autorizada até as 15h. Entrada gratuita às quartas-feiras. Idosos a partir de 65 anos e crianças de até 6 anos não pagam. Aceitam-se cartões de crédito e de débito.
Onde: Museu TAM (Rodovia SP 318, km 249 | São Carlos – SP)
Informações: (16) 3306.2020 | www.museutam.com.br

O Palácio, a Casa e o Museu
O quê: A exposição Memória do Lugar conta parte da história do Palácio Boa Vista com uma retrospectiva dos fatos relacionados à sua construção, à formação de suas coleções de arte e à ligação com a origem do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.
Quando: Até 28 de outubro, de quarta a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h.
Onde: Palácio Boa Vista (Av. Adhemar de Barros, 3.001, Alto da Boa Vista | Campos do Jordão – SP)
Informações: (12) 3662.1122 | (11) 2193.8282 | monitoria@sp.gov.br

Um palácio e suas memórias
O quê: Visitas guiadas no Museu da República.
Quando: 23 a 26 de julho, às 15h; dia 27 de julho às 19h30 e às 14h30. Com agendamento prévio. Comparecer à bilheteria 10 minutos antes do início da visita.
Onde: Museu da República (Rua do Catete, 153 |Rio de Janeiro – RJ)
Informações: (21) 3235.5124 | www.museudarepublica.org.br | Agendamento: mr.cultural@museus.gov.br

Projeto Intervenções V – Alçapão
O quê: Exposição com a artista convidada Edith Derdyk e curadoria de Jorge Schwartz e Marcelo Monzani.
Quando:
Até 21 de outubro, diariamente, das 11h às 19h. Fechado às terças-feiras.
Onde: Museu Lasar Segall (Rua Berta, 111, Vila Mariana | São Paulo – SP)
Informações: (11) 5574.7322 | www.museusegall.org.br

Luz e Sombra: o cinema em Santa Catarina
O quê: Exposição temporária que trata da produção local e da história do cinema em Santa Catarina, desde a chegada da primeira projeção, feita em 1897 na Praça XV de Novembro, em Florianópolis. Entrada gratuita.
Quando: Até 14 de outubro, de terça a sexta das 10h às 21h15. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h.
Onde: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS) (Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica Florianópolis – SC).
Informações: (48) 3953.2329 | www.mis.gov.br

Atividades para famílias nas férias do MNBA
O quê: O MNBA oferece jogos, histórias e brincadeiras sobre as obras do próprio acervo.
As atividades são direcionadas a famílias ou grupos de pessoas com relação de amizades, sem restrição etária. A programação é sujeita a lotação e é necessário pelo menos um adulto responsável por criança ou grupo de crianças inscritas.
Quando: Nos sábados 21 e 28 de julho, a partir das 14h.
Onde: MNBA (Av. Rio Branco, 199, Centro (Cinelândia) | Rio de Janeiro – RJ)
Informações: (21)2219.8474, ramal 23 | www.mnba.gov.br | Inscrições: educacao@mnba.gov.br

Cursos e Oficinas
Seminário Internacional de Museografia e Arquitetura de Museus
O quê: Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ, o 3º Seminário Internacional -Museografia e Arquitetura de Museus: conservação e técnicas sensoriais, abordará temas como conservação e patrimônio museológico; técnicas sensoriais em espaços expositivos; e perspectivas didáticas e comunicativas na museografia.
Quando: O prazo para a submissão de trabalhos vai até 30 de Julho. De 5 a 7 de novembro em Lisboa (Portugal) ou de 28 a 30 de novembro, no Rio de Janeiro.
Onde: Inscrições pelo e-mail: seminarioarquiteturamuseus2012@gmail.com.
Informações: http://www.arquimuseus.fau.ufrj.br

Encontros com Fabíola Salles Mariano
O quê: A artista propõe uma discussão sobre as artes performativas e dinâmicas e estudos relativos à percepção com foco nos sentidos tátil e visual.
Quando: 25 e 26 de julho, das 10h às 12h30. Grátis. 25 vagas.
Onde: MAC USP Ibirapuera (Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º andar, Prédio da Bienal – entrada pela rampa lateral | São Paulo – SP)
Informações: (11) 5573.5255 | acaomac@usp.br

Projeto Residências Artísticas 2012
O quê: Realizado pela Fundação Joaquim Nabuco (Recife-PE), e pelo Centro Cultural do Banco do Nordeste (Fortaleza-CE), o projeto visa estimular a difusão e a produção da arte visual contemporânea. Serão selecionadas até seis propostas e os artistas que tiverem suas propostas selecionadas receberão um prêmio no valor de R$15.000,00 (quinze mil reais).
Quando: Inscrições até 27 de julho de 2012.
Onde: Coordenação de Artes Visuais da Fundação Joaquim Nabuco (Rua Henrique Dias, 609 – Derby | Recife-PE.
Informações: (81) 3073.6691 | www.fundaj.gov.br | artes@fundaj.gov.br

Oficina de férias no IBS
O quê: Três dias de oficinas, jogos e contação de histórias para crianças com todo o material didático incluído no valor de 100 reais.
Quando: De 24 a 26 de julho, das 13h30 às 17h30. Vagas limitadas.
Onde: IBS (R. Andrade Neves, 603, Centro | Caxias do Sul – RS)
Informações: (54) 3027.6243| 3025.6247

Cursos e oficinas de Artes Visuais
O quê: Visando o aprendizado cultural, a Cidade do Saber oferece diversas oficinas na área de Artes Visuais. Grátis.
Quando: Mês de julho. Inscrição até dia 19 de julho na Diretoria de Desenvolvimento, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Levar documento de identificação, comprovante de residência e atestado de matrícula na rede regular de ensino (para menores de 18 anos). Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Onde: Cidade do Saber – Instituto Professor Raimundo Pinheiro (Rua do Telégrafo, s/nº, Bairro do Natal | Camaçari – BA)
Informações: (71) 3644.9822 | www.cidadedosaber.org.br

Curso de cinema: David Lynch
O quê: Curso David Lynch: o lado escuro do sonho, com Rafael Ciccarini. Serão entregues apostilas e certificados de participação. Valor: R$ 90.
Quando: 28 e 29 de julho, das 9h30 às 12h30. Inscrições abertas.
Onde: Museu da Comunicação (Rua dos Andrades, 959, Centro | Porto Alegre – RS)
Informações: (51) 9101.9377 | http://cinemacenaum.blogspot.com.br | cenaum@cenamum.com.br

Ciclo de discussão Conversando sobre Museu
O quê: Neste segundo encontro, o tema será Exposição Museológica ponte entre o acervo e o público. Os palestrantes convidados são: Caroline Martello, Denise Argenta, Renilton Roberto da Silva e Ricardo Alberton Fernandes.
Quando: 26 de julho das 14h às 17h.
Onde: CDL (Rua Jacob Gaio, 51, Dois Pinheiros | Videira – SC)
Informações: (48) 3953.2394 | 3953.2375 |www.fcc.sc.gov.br/patrimoniocultural | Inscrições: conversandosobremuseu@fcc.sc.gov.br

Oficina Medalha de Ouro
O quê: A atividade infanto-juvenil conta a trajetória histórica das Olimpíadas com exibição de slides, vídeo, visita mediada na Sala das Medalhas do Museu Eugênio Teixeira Leal. Após a apresentação do breve histórico das Olimpíadas, cada participante vai criar uma representação da sua própria medalha com material reciclável.
Quando: 26 de julho, às 9h e às 14h. Vagas limitadas.
Onde: Museu Eugênio Teixeira Leal - Galeria Francisco de Sá, 1º andar (Rua do Açouguinho, nº1, Pelourinho|Salvador – BA)
Informações: museueugenioeducativo@gmail.com

Oficinas em Inhotim
O quê: Diversas oficinas e atividades durante o mês de julho.
Quando: Mês de julho.
Onde: Museu de Inhotim (Rua B, 20 | Inhotim | Brumadinho – MG)
Informações: (31) 3571.9700 | http://www.inhotim.org.br

Férias no Museu do Futebol
O quê: Atividades como oficinas de reciclagem e apresentações de clowns.
Quando: Até 29 de julho. Grátis.
Onde: Museu do Futebol (Praça Charles Miller, S/N – Estádio do Pacaembu
| São Paulo – SP).
Informações: (55) 11 3664-3848 | http://www.museudofutebol.org.br/

Oficina de Conservação
O quê: Oficina de noções básicas para a conservação preventiva e reparação de acervos em suporte de papel.
Quando: 24 a 26 de julho. Grátis. 25 vagas.
Onde: Laboratório de Conservação e Restauração de Bens Culturais (CAHL) – Prédio da Fundação Hansen Bahia (Rua 13 de maio, nº13, Centro | Cachoeira – BA)
Informações: http://www.fundacaohansenbahia.com.br | inscricoes@fundacaohasenbahia.com.br

Curso de capacitação em museus
O quê: MISA oferece curso Museu: a construção do conhecimento na interfase do tempo e do espaço, ministrado pela professora Elizabeth Salgado de Souza (Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC-BA) e servirá de capacitação e qualificação para todos os gestores e operadores dos musues de Alagoas. Será fornecido certificado aos presentes.
Quando: 23 de julho das 9h30 às 11h.
Onde: Auditório do IPHAN (Rua Sá Albuquerque, nº 157, Jaraguá | Maceió – AL)
Informações: (82) 3315.7881 | 3315.7882

Oficina Livro de artista, no Mamam, em Recife
O quê: Oficina destinada a artistas e estudantes de Artes Visuais, Design e Comunicação, Quando: De 23 a 27 de Julho, das 14h às 17h.
Onde: Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (Rua da Aurora, Boa Vista | Recife – PE)
Informações: (81) 3355.6870



Para receber o e-museus no seu e-mail ou sugerir pauta, envie e-mail para: ascom@museus.gov.br - com antecedência mínima de 10 dias.
Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação do Ibram/MinC.


Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM :: Ministério da Cultura © 2009 / 2012