quinta-feira, 26 de julho de 2012

Catadores de papel do Ecocidadão são incentivados a ler

Biblioteca móvel percorre os 13 parques de reciclagem do programa em Curitiba, uma iniciativa do Freguesia do Livro
Valdenice Fanini participa do Ecocidadão e, estimulada pela biblioteca móvel, voltou a ler (foto: Foto: Divulgação)
A coletora de materiais recicláveis Valdenice Fanini não lembra quando havia lido um livro pela última vez. Agora, não apenas levou uma obra para casa e leu, como suas duas filhas também leram e gostaram.
Ela é uma das 50 associadas da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável Catamare, localizada no Rebouças. O local, assim como outros barracões que fazem parte do programa Ecocidadão, da Prefeitura de Curitiba, recebeu recentemente uma biblioteca móvel.

A iniciativa é do movimento Freguesia do Livro, uma iniciativa particular que arrecada, organiza e encaminha livros a bibliotecas comunitárias em Curitiba e região. O objetivo é dar nova vida aos livros que estão esquecidos em prateleiras. Outra proposta é  colaborar na criação e manutenção de novas pequenas bibliotecas.


“O projeto é excelente, fantástico, pois estimula a leitura e promove a vida”, diz o coletor Francisco Joel Teixeira de Almeida, 53 anos, que desde os seis anos de idade trabalha como catador de materiais recicláveis.

Apaixonado pelos livros, ele conta que contagiou seus três filhos, que também cultivam o hábito de ler. “Já emprestei vários livros da biblioteca móvel aqui no Ecocidadão e incentivo os colegas a lerem também”, explica. Francisco comenta que alguns catadores analfabetos estão interessados em aprender a ler depois que o projeto Freguesia do Livro foi implantado no barracão.

Uma das criadoras do projeto, Ângela Marques Duarte, explica que o objetivo maior do Freguesia do Livro é aproximar os livros de pessoas que não têm o hábito da leitura. “Por isso, não há prazo ou multa para a devolução”, explica. “Se eles não gostarem do livro que emprestaram, podem trocar por outro, até encontrar algo que seja mais atraente”, diz.

Ângela informa que sete, das 13 associações de catadores de material reciclável do Ecocidadão de Curitiba, já receberam a biblioteca móvel. “Em breve, outros quatro barracões irão receber os livros”, diz.

Ecocidadão — O programa EcoCidadão, que funciona desde 2007, tem como objetivo principal  a inclusão socioambiental dos catadores informais. No ano passado, eles recolheram juntos 4,7 mil toneladas de material reciclável nas ruas de Curitiba. A cidade conta hoje com 13 parques de recepção de recicláveis.

A meta é que até o ano que vem mais de 1.500 catadores da cidade se associem ao programa. Hoje, cerca de 400 pessoas participam. No último mês, elas foram responsáveis pela coleta de 300 toneladas de material.

Fonte: http://www.bemparana.com.br