segunda-feira, 30 de julho de 2012

Curso de Indexação de Imagens Fotográficas (BRASÍLIA, 24, 26 e 28/09/2012)


Objetivo
Discutir aspectos teóricos e metodológicos da análise documentária, especialmente os que se pode observar nos documentos fotográficos, notadamente a aplicabilidade de métodos e técnicas de análise consagrados ao texto escrito e que podem – ou não – ser transpostos para os documentos imagéticos.
Discutir a Análise Documentária de Imagens à luz da Ciência da Informação e da Documentação, visando a examinar e experimentar uma metodologia de tratamento e uma consequente melhora na recuperação da informação contida em tais documentos.

Público-alvoArquivistas, bibliotecários, analistas de sistema e demais profissionais e interessados em geral.

Necessidade x JustificativaA justificativa concentra-se, primordialmente, nas dificuldades observadas no tratamento de documentos fotográficos. Muitos acervos de imagens são tratados como se não houvesse diferenças entre fotografias e documentos escritos. Entretanto, estas diferenças são muitas, e a fotografia não só apresenta um suporte variado (o negativo é uma base flexível, de plástico; o papel fotográfico possui uma emulsão que possibilita a formação da imagem, etc.), mas transmite sua mensagem de maneira distinta: a linguagem fotográfica é muito diferente da linguagem escrita. Por seu conteúdo histórico e valor informacional, o documento fotográfico requer cuidados especiais e um olhar especializado. Descrever ou resumir uma imagem é diferente de fazer a mesma coisa com uma mensagem verbal. Da mesma forma, extrair palavras-chaves de um documento fotográfico demanda regras e métodos específicos. É preciso um curso com profissional especializado, estudioso do assunto e com experiência prática na área, para apresentar aos profissionais da informação uma metodologia comprovadamente eficaz no tratamento de acervos fotográficos.
FacilitadoraMiriam Paula Manini
Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela UNESP/Araraquara, 1987; Mestrado em Multimeios pela UNICAMP, 1993; Especialização em Conservação e Preservação Fotográfica pelo Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da FUNARTE, 1994; Especialização em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP, 1998; e Doutorado em Ciências da Comunicação (Área: Ciência da Informação) pela ECA/USP, 2002. Desde 2002, é professora do Curso de Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, atuando principalmente com os seguintes temas: Memória e Informação, Cinema e Arquivo, Leitura e Indexação de Imagens, Análise Documentária de Fotografias, Conservação de Documentos em geral. É líder do Grupo de Pesquisa Imagem, Memória e Informação e membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Preservação de Bens Culturais.

Conteúdo programático
Módulo 1 – Introdução: conceitos básicos• Análise documentária;
• Resumo;
• Indexação;
• Linguística;
• Entre outros.

Módulo 2 – Análise Documentária de imagens fotográficas
• Conceituação;
• Aplicação e demandas.

Módulo 3 – Indexação de imagens fotográficas
• Conceituação;
• Objetivos;
• Princípios;
• Metodologia;
• Prática.

Metodologia• Aulas expositivas;
• Estudos de caso;
• Exercícios práticos individuais.

Material didático Apostila e outras informações em CD.

Local702/703 Norte, Bl G, entrada 49, sobrelojas 101/102 - ABDF - Brasília (DF)

Data e carga horária do Workshop 24, 26 e 28/09/2012 (dias 24 e 26, das 09h às 12h. Dia 28, das 08h às 12h)
10 horas aula

Demais informações e pré-inscrições, acesse: http://www.eclatcomunicacao.com.br/curso_indexacao.htm     (61) 3039.6968
(61) 8125.4231 (Jorge)
(51) 8141.7979 (Oi) (William)
treinamento@eclatcomunicacao.com.br
Todos os participantes receberão Certificado de participação.