sexta-feira, 27 de julho de 2012

Encontro na UFPE reúne pesquisadores de quadrinhos

O 2º EncontroHQ – Encontro Nacional de Estudos sobre Quadrinhos e Cultura Pop será realizado nos próximos sábado e domingo, das 10h às 20h, no 3º andar do Centro de Convenções da UFPE, durante a Super-Com, a maior convenção de Cultura Pop do Nordeste.  Estarão reunidos diversos pesquisadores dedicados a estudar o universo das histórias em quadrinhos.

“É o maior congresso do gênero no norte e nordeste. Nesta segunda edição, já estão confirmadas a presença de 82 pesquisadores entre graduandos, especialistas, mestres e doutores das cinco regiões do Brasil, entre eles muitos professores das principais universidades federais do país”, afirma o sociólogo Amaro Braga, professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e organizador do evento.

O 2º Encontro HQ é uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa Sociedade Cultura e Comunicação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE (PPGS), juntamente com o Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (LACC), do Instituto de Ciências Sociais da Ufal, em parceria com a Super-Com.
PROGRAMAÇÃO – Haverá oito mesas-redondas que discutirão temas como a questão do humor, os vínculos sociais das produções, experimentações estéticas na produção dos desenhos, a tematização do gênero e da sexualidade nos quadrinhos, o jornalismo em quadrinhos e a produção de autobiografias nas HQs, além do panorama sobre os atuais estudos acadêmicos sobre os quadrinhos e a cultura pop. Também serão realizados cinco simpósios temáticos sobre História, Estética, Educação, Representações Sociais e Intersemiose, todos relacionados a universo da cultura pop e dos quadrinhos.

Inscrições e Informações no blog do evento