sexta-feira, 13 de julho de 2012

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa estreia nova unidade da Caixa-Estante com atividades de incentivo à leitura


Caixa-Estante: pequeno móvel com prateleiras internas para disposição dos livros (Foto: Divulgação)
Caixa-Estante: pequeno móvel com prateleiras internas para disposição dos livros (Foto: Divulgação)
Caixa-Estante: pequeno móvel com prateleiras internas para disposição dos livros
A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, vai oferecer o serviço da Caixa-Estante no Bairro São Benedito, no Centro de Internação Provisória São Benedito, no dia 24 de julho (terça-feira), às 9h, na Rua Conselheiro Rocha, 3.792, Horto.
A inauguração do dispositivo será acompanhada da apresentação de Aline Cântia e Chicó do Céu, com o trabalho “Histórias Narradas e Cantadas”, que consiste na combinação de contação de histórias e cantoria. Antes de se apresentarem na estreia da 16ª Caixa-Estante, a dupla vai até a Escola da Comunidade Assis Chateaubriand, Praça Treze, 31, no Vale do Jatobá.


A Caixa-Estante tem o objetivo de difundir o hábito da leitura junto à população, por meio da promoção das ações de extensão da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. O serviço consiste em levar a instituições públicas, não governamentais ou privadas da Região Metropolitana de Belo Horizonte um volume de livros acondicionados em uma caixa de madeira.
Atualmente são 15 caixas – pequenos móveis que se desdobram em duas estantes, com prateleiras internas para disposição dos livros – espalhadas por hospitais, centros comunitários, complexos penitenciários, centros sócio-educativos, entre outras instituições.
Estímulo à leitura
Os acervos das caixas são trocados periodicamente para melhor atender às demandas dos leitores. Nesse sentido, o conteúdo dos móveis é sempre coerente com o perfil da instituição na qual a caixa se instalará.
Um profissional é treinado para auxiliar os leitores na escolha de livros, oferecendo indicações, sugestões, bem como executando atividades esporádicas de incentivo à leitura, tais como: contação de histórias, leitura dinâmica, entre outras.
É também intuito do Caixa-Estante ter a maior abrangência possível, tanto em relação ao número quanto em relação à diversidade de leitores. Por isso, o serviço chega a entidades de variados públicos, como crianças, jovens e adultos.