terça-feira, 19 de março de 2013

2ª Chamada de Trabalhos para a 4ª CONFOA


Neste ano, a Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto – 4ª CONFOA – terá sede na Universidade de São Paulo, Brasil, no período de 6 a 9 de outubro. Convidamos os autores para a 2ª chamada de submissão de trabalhos, nas categorias Comunicação ou Pôster. As inscrições e submissões são gratuitas pelo site http://sibi.usp.br/confoa2013

4ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto
Submissão de Trabalhos: até 3 maio de 2013
Comunicações: resumos de 500 a 1.000 palavras
Pôsteres: resumo informativo de até 500 palavras


2ª Chamada de Trabalhos para a 4ª CONFOA
Submissões até 3 de maio de 2013

A CONFOA 2013 será realizada na Universidade de São Paulo, Brasil, no período de 6 a 9 de outubro de 2013 e pretende reunir interessados em atividades de pesquisa, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto à produção científica produzida em instituições luso-brasileiras de ensino e pesquisa superior.

Temas a serem tratados no âmbito da Conferência:
• Políticas públicas de acesso aberto, mandatos em instituições de ensino, de pesquisa e desenvolvimento e em agências financiadoras de ciência
• Softwares abertos, protocolos de interoperabilidade entre repositórios e outros sistemas de informação de apoio à atividade científica e acadêmica
• Repositórios de publicações e dados científicos, revistas científicas e outros
• Impacto do acesso aberto na comunidade científica e nos rankings tradicionais e alternativos
• Acesso aberto para uma ciência e uma pesquisa aberta
• Auto-arquivamento e envolvimento da comunidade científica na construção de repositórios
• Direitos de autor


Serão aceitos trabalhos em português, espanhol ou inglês, desde que abordem temáticas relevantes para o contexto luso-brasileiro. Os trabalhos poderão ser submetidos até dia 03 de maio de 2013 nas seguintes modalidades:
a) Comunicações – Deverá ser submetido um resumo informativo de 1 a 2 páginas (aproximadamente 500 a 1.000 palavras), contendo: objetivos, metodologia, resultados e conclusões. Para tanto, utilize o formulário de submissão de resumo de comunicação, que deverá ser transferido ao Sistema durante o processo de submissão.
b) Posteres – Deverá ser submetido um resumo informativo de 1 página (até 500 palavras), contendo: objetivos, metodologia, resultados e conclusões. Para tanto, utilize o formulário de submissão de resumo de pôster, que deverá ser transferido ao Sistema durante o processo de submissão.

ATENÇÃO: Esse ano, os resumos submetidos e aprovados deverão ser complementados pelo arquivo do texto completo (no caso de comunicações) até ao dia 30 de agosto e pelo arquivo digital do pôster até o dia 30 de setembro.
A 4ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto é promovida pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo e conta com o apoio da UMinho – Universidade do Minho e FCCN – Fundação para o Desenvolvimento da Computação Científica Nacional , ambos de Portugal, e do IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasil.