quinta-feira, 7 de março de 2013

Irmãos Grimm com sotaque nordestino



 Em João Bocó e o ganso de ouro, novo livro da série "Era uma vez... em cordel", o poeta cearense Arievaldo Viana e Jô de Oliveira apresentam sua versão sertaneja para a famosa fábula alemã

Com um jeito genuinamente brasileiro de apresentar grandes contos e fábulas infantis, a coleção "Era uma vez... em cordel", que foi inaugurada comA peleja de Chapeuzinho Vermelho com o Lobo Mau e O coelho e o jabuti, ganha um novo título. Agora, o poeta Arievaldo Viana e o ilustrador Jô Oliveira se reúnem e transportam mais uma história clássica para o universo estético do cordel. Bebendo na fonte dos Irmãos Grimm, a dupla traz para os pequenos leitores João Bocó e o ganso de ouro, história que reconta em ritmo de sextilhas (estrofes de seis versos) a fábula do rapaz simplório e de bom coração que tem sua vida transformada quando ganha uma ave mágica com penas de ouro.
Nesta versão sertaneja do conto alemão, o cordelista faz as figuras tradicionais do rei e da princesa dividirem a cena com personagens que remetem ao Nordeste rural – o padre, o sacristão, os camponeses –, enquanto o traço e o colorido das ilustrações de Jô Oliveira sublinham o estilo do Sertão nordestino: chapéu de couro e alpercatas são o uniforme de João Bocó, o herói cordial deste livro que é uma aula de cultura popular brasileira para as crianças.

O autor

Arievaldo Viana nasceu em Quixeramobim em 1967. É poeta, radialista, ilustrador e publicitário. Já publicou mais de 100 histórias em cordel, e junto com Jô Oliveira lançou O coelho e o jabuti (Globinho, 2011) e A peleja de Chapeuzinho Vermelho com o Lobo Mau (Globinho, 2011).
 
O ilustrador

Jô Oliveira nasceu na Ilha de Itamaracá em 1944. É quadrinista e ilustrador, com livros publicados no Brasil, na Argentina, na Grécia e na Itália. Em 2004 foi premiado com o Troféu HQ Mix na categoria “Grande Mestre”.

Outros títulos da série “Era uma vez...em cordel” publicados pela Globinho

O coelho e o jabuti

A peleja de Chapeuzinho Vermelho com o Lobo Mau
 
Ficha técnica

Título: João Bocó e o ganso de ouro
Autor: Arievaldo Viana
Ilustrador: Jô Oliveira
Gênero: infantil
Páginas: 40
Formato: 17,5 x 23 cm
Indicação: a partir de 7 anos
Preço: R$ 34,00
ISBN: 978-85-250-5268-1
Editora: Globinho

Assessoria de imprensa Tatiana Bandeira | Drielle Sá
Tel.: (11) 3767-7819 | 3767-7450 
Fonte: http://www.acordacordel.blogspot.com.br/