sábado, 2 de março de 2013

Semana do Bibliotecário: atividades confirmadas em Formiga, Belo Horizonte e Vitória


Em virtude da Semana do Bibliotecário 2013, as cidades de Belo Horizonte e Formiga, em Minas Gerais, e Vitória, no Espírito Santo, contarão com uma série de atividades propostas pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6). Além de palestras, a Semana contará com a entrega da Medalha Professora Etelvina Lima, que irá premiar, nos dois estados, um profissional de destaque, uma pessoa física ou jurídica do setor público e uma pessoa física ou jurídica do setor privado. As atividades acontecem a partir do Dia do Bibliotecário, celebrado no dia 12 de março.
Até o fechamento deste boletim, uma palestra já havia sido confirmada para o dia 8 de março na capital capixaba: “A importância da Biblioteconomia na preservação de acervos bibliográficos raros e especiais: relato de um breve percurso”, defendida pela bibliotecária Diná Marques Araújo. A entrega da Medalha Professora Etelvina Lima, em sua primeira edição no Estado, e a palestra serão realizadas na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O presidente do CRB-6, Antônio Afonso (CRB-6/2637), o conselheiro Álamo Chaves de Oliveira Pinheiro (CRB-6/2790) e o delegado do CRB-6 no Espírito Santo, Eduardo Valadares (CRB-6 ES/615) se farão presentes e darão início aos trabalhos.
Já em Belo Horizonte, dia 12 de março, duas palestras estão agendadas: “Alguns conceitos fundamentais sobre os e-books: vantagens e desvantagens”, “Livro eletrônico e sua utilização por alunos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais” defendidas, respectivamente, pela bibliotecária Vilma de Carvalho Souza e pela professora Adriana Bogliolo Sirihal Duarte. Ambas as palestras acontecem na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG). O presidente do Conselho, Antônio Afonso (CRB-6/2637), dará início aos trabalhos. Na capital mineira, a entrega da Medalha Professora Etelvina Lima será realizada na Academia Mineira de Letras, dia 15 de março.
No interior mineiro, na cidade de Formiga, a vice-presidente do CRB-6, Emilce Maria Diniz (CRB-6/1206), e os conselheiros Júlio Vitor Rodrigues de Castro (CRB-6/2565) e Hugo Oliveira Pinto e Silva (CRB-6/2938) representarão o Conselho na Semana do Bibliotecário. Até agora uma palestra foi confirmada. “A importância da competência de liderança para o profissional bibliotecário” será defendida pela bibliotecária Ana Maria Pinheiro Lima no Centro Universitário de Formiga (UNIFOR/MG), dia 22 de março.
A programação completa da Semana do Bibliotecário, está sujeita a alterações e provavelmente contará com outras atividades. Novas informações serão divulgadas nos próximos boletins ou em boletins extras. Acompanhe todas as atualizações em nosso site www.crb6.org.br e em nosso Blog: http://blog.crb6.org.br/.
ETELVINA LIMA
Ao longo do primeiro semestre, o CRB-6 divulgou uma série de informações acerca da entrega da Medalha Professora Etelvina Lima na Semana do Bibliotecário 2013. Confira abaixo as principais reportagens. Para ler o conteúdo, clique nos respectivos títulos