O conceito de biblioteca como porta de entrada para o conhecimento - como determina o manifesto realizado pela Unesco, em 1976 - é fortalecido em Mato Grosso na rede estadual de Educação. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), desenvolveu e encaminha às escolas um caderno orientativo para o uso da biblioteca escolar. O documento será uma peça chave para os servidores responsáveis pelo funcionamento das bibliotecas.
Paralelamente à distribuição dos cadernos, a Seduc está implantando nas
unidades escolares um software de gerenciamento do acervo das
bibliotecas. A partir da orientação e apoio de uma Central, que estará
sediada em Rondonópolis, com a assessoria de três bibliotecários, todos
os técnicos que atuam nas bibliotecas escolares poderão tirar dúvidas e
receber auxílio para o funcionamento correto das unidades. E mais, para o
mês de agosto, está programada uma capacitação para os técnicos que
atuam nas bibliotecas escolares.
A partir da experiência bem sucedida e desenvolvida em Rondonópolis, na
Escola Estadual Professora Renilda Silva Moraes, todas as demais
escolas do Estado serão beneficiadas pela prática. A responsabilidade
pelo projeto partiu da bibliotecária Luciléia Rosa de Queiroz Rodrigues,
que atua na escola. Com a colaboração dos professores da UFMT, Mariza
Inês da Silva Pinheiro e Alexandre Oliveira Gusmão, o eles fizeram do
espaço um ponto de encontro para troca de conhecimento entre os
estudantes.
A biblioteca da Escola Renilda é uma referência para Rondonópolis. O
espaço é tão bem aproveitado que possui uma porta voltada para a rua,
por onde toda a comunidade do município pode ter acesso ao acervo e
pesquisar. "Conseguimos isso com organização e dedicação. É preciso ter
amor pela profissão”, destaca Luciléia.
Para os professores de Biblioteconomia da UFMT, Mariza Pinheiro e
Alexandre Gusmão, a proposta desenvolvida pela Seduc “fará das
bibliotecas escolares um espaço vivo, voltado para a busca de
conhecimento”, disseram.
O caderno, desenvolvido pela Seduc, foi entregue aos diretores que
participam do evento em Cuiabá. A técnica da coordenadoria de Projetos
Educativos, responsável pelo trabalho, Telma Peres, destaca que esse
documento deve ser um instrumento a ser consultado e pesquisado pelos
responsáveis pelas bibliotecas. “Foi elaborado de forma simples e de
fácil de consulta”, conclui.