quarta-feira, 20 de junho de 2012

Arquivo Público do Estado de SP reabre em novo prédio hoje


 Vai ser parcialmente reaberto hoje para consulta o Arquivo Público do Estado de São Paulo. Cerca de 50% do acervo já foi transferido do prédio antigo para as novas instalações, que ficam no mesmo endereço, em Santana, na zona norte da cidade.
Os arquivos do extinto Deops/SP (Departamento de Ordem Política e Social), um dos mais procurados, já vão estar disponíveis aos pesquisadores, que precisam agendar a visita por telefone. As consultas são gratuitas.



Também estarão ao alcance do público os acervos iconográfico, cartográfico e textual permanente. O material pode ser fotografado pelos usuários, mas sem flash.
O local, com dez andares e 23 mil m² de área construí-da, tem capacidade para atender até cem pesquisadores ao mesmo tempo, inclusive com espaço para o trabalho de grupos.
A obra custou cerca de R$ 87 milhões e tem capacidade para abrigar 60 mil metros lineares de documentação sobre a história de São Paulo, sete vezes o potencial de armazenamento anterior.
Até que toda a documentação seja transferida para o prédio novo, as consultas só poderão ser feitas das 9h às 15h, de terça a sexta-feira. Não há prazo para que todo o acervo seja reaberto.
O prédio tem climatização controlada e prevenção para infestação por pragas. Há também laboratórios de preservação, restauração, microfilmagem e digitalização de documentos.
No acervo, há 500 mil imagens de documentos disponíveis por meio digital.

As informações sobre agendamento de consultas podem ser obtidas pelo telefone 0/xx/11/2089-8135 ou em www.arquivoestado.sp.gov.br.