Texto de
Julia Lane, diretora do programa Ciência da Ciência e Política de
Inovação, da Fundação Nacional da Ciência, dos Estados Unidos, cita
positivamente o sistema de currículos do CNPq
A medição e avaliação do desempenho acadêmico é
agora um fato relevante na vida científica. É exatamente este assunto
que o artigo "Let's make science metrics more scientific", publicado na
revista "Nature" em 25 de março, aborda. Segundo o artigo, é de extrema
importância para o desenvolvimento de um país criar um sistema aberto,
apropriado e consistente que possa medir todas as atividades que compõem
a produtividade acadêmica.
No texto, fica claro ser necessário construir uma ciência de medição
cada vez mais moderna, confiável e melhor. Decisões que vão desde a
posse à classificação e financiamento das universidades dependem da
medição. E essa demanda deve englobar todos os interessados, desde as
organizações de financiamento nacionais, universidades, pesquisadores,
empresas e outras organizações de investigação científica, que juntas
devem reunir forças para definir uma agenda de pesquisa e fomentar a
construção de métricas científicas mais eficazes, fundamentada na
teoria, construída com dados de alta qualidade e desenvolvido por uma
comunidade com fortes incentivos para usá-los.
Ainda que muitos cientistas sejam freqüentemente reticentes ao se ver
rotulados e classificados pelos bancos de dados, já que acreditam que
seu trabalho é muito complexo para ser avaliado em termos tão simplistas
como métricas, eles percebem a importância de avaliar a produção
científica, as áreas mais investidas, as que ainda apresentam déficit,
para que assim o país possa ter um respaldo da sua colocação a nível
mundial, ou seja, as medições devem ser mais um estímulo para o
desenvolvimento da ciência do país.
O primeiro passo para criar medições confiáveis é desenvolver uma
infraestrutura competente. Hoje, grandes iniciativas, como a Web of
Knowledge, da Thomson Reuters, e o U.S National Bureau of Economic
Research Patent Database, buscam apurar os resultados científicos, como
publicações, citações e patentes. Estes esforços são todos úteis, mas
são trabalhosos e dependem de financiamento e inovação constantemente.
Assim, é preciso um esforço internacional concreto para combinar,
ampliar e institucionalizar essas bases de dados dentro de uma
infraestrutura coesa e abrangente.
Plataforma Lattes
O artigo também cita a Plataforma Lattes, como exemplo de banco de
dados completo e altamente qualificado. Atualmente, o Lattes fornece
dados de alta qualidade com cerca de 1,6 milhões de currículos e 4 mil
instituições cadastradas, sendo que 8% destes currículos são de doutores
e cerca de 13% de mestres.
A Plataforma Lattes representa a experiência do Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na integração de bases
de dados de currículos e de instituições da área de ciência e tecnologia
em um único sistema de informações, cuja importância atual se estende
não só às atividades operacionais de fomento do CNPq, como também às
ações de fomento de outras agências federais e estaduais.
Dado seu grau de abrangência, as informações constantes da Plataforma
Lattes podem ser utilizadas tanto no apoio a atividades de gestão, como
no apoio à formulação de políticas para a área de ciência e tecnologia.
O Currículo Lattes registra a vida pregressa e atual dos
pesquisadores, sendo elemento indispensável à análise de mérito e
competência dos pleitos apresentados ao CNPq. A partir do Currículo
Lattes, o CNPq desenvolveu um formato-padrão para coleta de informações
curriculares hoje adotado não só pela agência, mas também pela maioria
das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do
país.
A adoção de um padrão nacional de currículos, com a riqueza de
informações que esse sistema possui, a sua utilização compulsória a cada
solicitação de financiamento e a disponibilização pública desses dados
na internet, deram maior transparência e confiabilidade às atividades de
fomento da agência.
Segundo o artigo publicado na "Nature", por criar incentivos
adequados para que pesquisadores e instituições acadêmicas usem o banco
de dados, por incentivar e avaliar de forma completa as pesquisas
acadêmicas e por sua infraestrutura dinâmica e completa, o banco de
dados Lattes é considerado um dos mais confiáveis do mundo atualmente.
O artigo conclui afirmando que os países devem dar prioridade a
qualidade, transparência e modernização dos bancos de dados acadêmicos
para melhorar ainda mais o desempenho cientifico mundial. Leia o texto
na íntegra em http://www.nature.com/nature/journal/v464/n7288/full/464488a.html
(Assessoria de Comunicação do CNPq)