terça-feira, 26 de junho de 2012

E-book: A Medicina na Era da Informação


A medicina na era da informação se caracteriza como obra que marca o processo dialógico entre duas áreas de grande significado social, a medicina e a ciência da informação. Ambas se ocupam de importantes desafios científicos, a primeira voltada à luta pela saúde e bem-estar social, e a segunda à sustentabilidade do desenvolvimento da ciência e da cultura, por meio da preservação, organização, disseminação, acesso e uso da informação.
Como toda obra que se ergue pelo fazer sensível de atores comprometidos com seus objetivos extrínsecos e intrínsecos, a organização deste livro resultou da ação harmoniosa de mentes e mãos comprometidas dos professores Zeny Duarte e Lúcio Farias, cuja centralidade das trajetórias acadêmicas está no desenvolvimento da ciência da informação, colocando em foco a preservação da memória científica e cultural na sociedade contemporânea. Movidos por essa perspectiva, buscaram a parceria de importantes pesquisadores portugueses para a realização do primeiro Colóquio Internacional A medicina na era da informação (Medinfor), evento que reuniu, em 2008, pesquisadores brasileiros e portugueses em conferências e comunicações científicas em tomo da temática da produção, organização e gestão da informação em medicina.

Nesta obra estão registradas a riqueza dos debates e a qualidade dos trabalhos apresentados por professores pesquisadores do Brasil e de Portugal, assim tomo por pós-graduandos e profissionais que amam na interface da medicina e da ciência da informação, o que permite aos seus leitores o contato com a interlocução qualificada que se efetuou durante o Medinfor.
Na condição de participante da organização desse relevante evento científico, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) tem a satisfação de convidar o leitor a dialogar com esses autores brasileiros e portugueses ocupados da investigação de fenômenos que integram os “olhares” desses dois campos científicos. Essa leitura certamente ainda proporcionará uma nova compreensão acerca da interdependência dos saberes na tentativa de se encontrarem caminhos mais promissores na construção de uma sociedade mais humanizada.