|
DESTAQUE Eleito novo Colegiado do Livro, Leitura e Literatura
Os delegados eleitos para o Fórum Nacional de Cultura e os antigos membros do Colegiado do Livro, Leitura e Literatura, que eram delegados natos, elegeram na semana passada os 15 representantes da sociedade para o setorial. No encontro aberto pelo presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, pelo então representante da área no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), Nilton Bobato, e pela diretora de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) da FBN, Antonieta Cunha, também foram eleitos os representantes do Colegiado no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e no CNPC.
|
Colegiado terá representantes de todas as regiões do País
O novo Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura será composto por um representante de cada região do País: Márcia Helena Koboldt Cavalcante pelo Sul; Bernardo Jorge Israel Gurbanov pelo Sudeste; Maria do Socorro Sampaio Flores (Mileide) pelo Nordeste, Carlos Henrique Silva Gonçalves Figueiredo pelo Norte e Aníbal Araújo Perea pelo Centro-Oeste. Também foram eleitos os representantes das três áreas que compõem o Colegiado: Mediação, Criação e Produção. Veja a lista completa dos titulares e suplentes
|
Os novos representantes da sociedade no PNLL e no CNPC
O novo Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura indicou os novos membros da sociedade nas instâncias de organização e decisão do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). A representante do Colegiado para o Conselho Nacional de Cultura foi Maria do Socorro Sampaio Flores (Mileide Flores), da Câmara Cearense do Livro. Já a representante do Colegiado junto ao PNLL será Márcia Helena Koboldt Cavalcante, dirigente da ONG Cirandar.
|
|
PRÊMIO MinC e FBN entregam Diploma Prêmio Camões 2012
Na última quarta-feira, 12/12, o Ministério da Cultura, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) e o Instituto Camões realizaram, na Biblioteca Nacional, a cerimônia oficial para entrega do diploma do Prêmio Camões 2012 ao autor Dalton Trevisan. “O Prêmio Camões é o grande momento de consagração da literatura em língua portuguesa e uma possibilidade para que nossos países mostrem para o mundo a literatura de grande qualidade que se produz no nosso campo cultural”, ressaltou Galeno Amorim, presidente da FBN. Instituído em 1988 pelos governos do Brasil e de Portugal, o Prêmio Luís de Camões visa a estreitar os laços culturais entre os países lusófonos, por meio da premiação de seus escritores mais representativos. Confira algumas fotos do evento aqui.
|
|
EDITAIS Divulgado resultado das Bolsas de Criação e Circulação Literária
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) divulgou, semana passada, o resultado dos editais das Bolsas de Criação e Circulação Literária Biblioteca Nacional/Funarte. Ao todo, foram 30 contemplados com as Bolsas de Criação Literária, sendo oito da região sudeste, cinco da região sul, cinco da região norte, cinco no centro oeste e sete no nordeste. Confira aqui os vencedores. Foram também aprovados 20 projetos de Bolsas de Circulação Literária, sendo quatro em cada região. Veja lista aqui. Os contemplados têm até o dia 22/12 para apresentar a documentação (Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais, cópia autenticada do documento de identidade, entre outros). Acesse aqui a lista de projetos aprovados na segunda fase. Acesse os editais e veja a lista de documentos necessários. Em caso de dúvida, ligue para (21) 2220-3040 begin_of_the_skype_highlighting (21) 2220-3040 end_of_the_skype_highlighting, ramal 2216.
|
Edital de Pontos de Leitura de Cultura Negra vai até fevereiro
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MInC) estendeu até 4/2/2013 o prazo para inscrição de instituições interessadas em gerir e implantar Pontos de Leitura de Cultura Negra em todos os estados brasileiros. A partir do dia 15/01/2013 o Siconv será reaberto para receber as propostas. O edital prevê a implantação de 27 pontos para fomentar a leitura em comunidades e também a criação de oficinas para formação de escritores como forma de ampliar a presença dos criadores negros no mercado editorial brasileiro. O edital prevê investimentos de R$ 3,2 milhões. Acesse aqui o edital.
|
|
AGENDA CULTURAL Biblioteca Nacional faz mostra sobre centenário de Jorge Amado
A Biblioteca Nacional inaugurou uma mostra em homenagem ao centenário de nascimento de Jorge Amado. São cerca de 30 peças, entre manuscritos, livros e fotografias sobre uma das maiores figuras da literatura brasileira. Dono de uma obra extensa, com 23 romances, memórias, contos, biografias e obras infantis, Jorge Amado é autor de obras como “Mar Morto” (1936), “Capitães da Areia” (1937), “Gabriela, Cravo e Canela” (1958), “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1966), e “Tieta do Agreste” (1977). A mostra está no 2º andar do prédio-sede, no Rio, e disponível para visitação de segunda a sexta de 09h às 20h, aos sábados das 9h às 17h e aos domingos e feriados das 12h às 17h. Entrada franca.
|
|
FIM DE ANO Confira o funcionamento da Biblioteca Nacional no fim do ano
A Biblioteca Nacional não funcionará nos dias 24 e 25/12, e nos dias 31/12 e 1º/01/2013. Nos demais dias, o horário de funcionamento será normal, incluindo o acesso à pesquisa e a visita guiada. Confira aqui o funcionamento regular da Biblioteca.
|
|
CONCURSO Prova para ingressar na Fundação Biblioteca Nacional será em fevereiro
As provas para o concurso público para disputar as 44 vagas abertas na Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) mudaram de data. As provas escritas objetiva e discursiva serão no dia 03/2/2013. O gabarito oficial preliminar da Prova Escrita Objetiva será divulgado no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/fbn12, no dia 04/2/2013. Confira o edital.
|
|