O DataGramaZero de DEZEMBRO 2012, marca 14 anos de publicação da Revista e traz os seguintes artigos:
Pretende rastrear os sentidos inscritos na formação discursiva do/sobre o sujeito-arquivista conforme inscrita no filme Brazil (1985), de Terry Gilliam. O ponto de partida são as preocupações enunciadas pelo teórico canadense Terry Cook, cujo trabalho reflete a necessidade do profissional da Arquivística romper com a apatia perpetuada nas bases clássicas da área.
2 - Conceitos de inédito e original: uso e implicações na comunicação científicapor Joana Coeli Ribeiro Garcia e Maria das Graças Targino
Mudanças proporcionadas pelas tecnologias de informação e de comunicação aceleram a produção e o fluxo informacional da comunicação científica. Suscitam discussões em torno de concepções vigentes nas normas de artigos no que se refere aos termos – inédito e original – como exigência para aprovação de escritos enviados para avaliação..
3 - O Futuro das bibliotecas pós-Google Bookspor Renato Vieira da Assunção e Cley Arthur Miranda Reis
Este trabalho procura mostrar qual seria o futuro das bibliotecas convencionais diante do novo conceito de biblioteca iniciado com o Google Books. Investiga-se a polêmica a respeito da possibilidade desse novo serviço da gigante empresa de informática ameaçar a existência das bibliotecas tradicionais de pesquisa.
4 - Diretrizes de Interface para Jogos de Empresaspor Thatianny Martins Pinto de Souza e Ana Maria Pereira Cardoso
O estudo quer sugerir diretrizes de Interação Humano Computador que contribuam para o uso eficiente de jogos de empresas em Instituições de Ensino Superior. Para tal analisou-se o jogo de empresasGI-MICRO que é um software utilizado como ferramenta complementar do processo de ensino-aprendizagem em Instituições de Ensino Superior e em Empresas.
5 -A construção do conhecimento na atualidade: um olhar sobre o impacto da tecnologia por Januário Albino Nhacuongue e Edberto Ferneda
Estuda o processo de construção do conhecimento face à emergência massiva das tecnologias de informação e comunicação. Neste contexto, através de uma abordagem qualitativa examina as potencialidades de produção, disseminação, acesso e uso da informação, numa perspectiva tecnocrática e, por outro, os impactos negativos que advêm dessa mediação computadorizada.
6 - Ciência e Interdisciplinaridade em um Programa de Pós-Graduaçãopor Júlio César da Costa Ribas e Beatriz Wilges e Rogério Cid Bastos e Araci Hack Catapan
O trabalho quer mostrar o quanto a ciência e a interdisciplinaridade devem estar relacionadas dentro de uma pesquisa científica em um programa interdisciplinar. Relaciona conceitos ontológicos e epistemológicos em uma linha de trabalho sistematizado é de importância para encontrar uma fundamentação teórica adequada.
7 - A dimensão interdisciplinar da análise documental nos contextos brasileiro e espanhol no âmbito da organização do conhecimento, por José Augusto Chaves Guimarães e Rodrigo de Sales e Maria Cláudia Cabrini Grácio
O tratamento temático da Informação dada sua natureza mediadora entre produção e uso vem construindo seu referencial notadamente a partir da : catalogação de assunto, indexação e análise documental o estudo analisa comparativamente estas condições.
Aldo de Albuquerque Barreto
Editor do DataGramaZero
------------------------------------------------------------------------------------Editor do DataGramaZero
# Visite e acompanhe a página do DataGramaZero no Facebook :https://www.facebook.com/Datagramazero
O DZG de dezembro 2012 tem a indicação para leitura emRecensões e na seção Colunas uma reflexão sobre: "Escrita flutuante de um pensamento selvagem". ODataGramaZero de dezembro 2012 está disponível dois sites na web
http://www.datagramazero.org.br
http://www.dgz.org.br
O Datagramazero é um periódico privado, mas de acesso livre, tem oISSN 1517-3801. É indexado no Brasil e no exterior e esta' disponível na Internet em formato html, livre para leitura e cópias. No mesmo site é possível o acesso aos quatorze anos do Datagramazero com cerca de 80 números da Revista, 600 artigos, algo como 900 autores e perto de 8 mil referências bibliograficas vinculadas aos artigos.
O DataGramaZero é registrado no Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal em:http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?opcion=2&folio=9535
O periódico é unicamente virtual e tem por objetivo induzir e construir elementos facilitadores de um melhor acesso à escrita e leitura digital. Está referendado no qualis da Capes para 15 áreas do conhecimento com diferentes indicadores.