segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

MOTE COM POTE E RODILHA



Foto e mote de Dalinha Catunda,
Postagem com poetas convidados 
MOTE:
Nunca peguei na rodilha,
Mas tomei água de pote
*
Sou natural do Nordeste,
Nascida no Ceará.
Aprontei muito por lá
Na minha vidinha agreste
Aticei cabra da peste
Pra comigo dançar xote
Dançava, dava pinote,
Sem me assustar com braguilha.
Nunca peguei na rodilha
Mas tomei água de pote.
Dalinha Catunda
*
Guardo vivos na lembrança
Momentos especiais
De folguedos nos quintais
Do meu tempo de criança
Havia também cobrança
Que eu cumpria sem fricote
Enrolava um saiote
Para apoiar a vasilha
Eu já usei a rodilha
E tomei água de pote.
Creusa Meira 
*
Nasci na Vila do Amaro
  terrinha que me cativa
  Recebi de Patativa
  o conselho e o amparo
  o bafejo do seu faro
  inspirou também meu mote
  na décima atei meu bote
  e fiz essa redondilha:
  NUNCA PEGUEI NA RODILHA
  MAS TOMEI ÁGUA DE POTE!
 Bastinha Job

Eu nasci na capital,
mas a coisa era apertada,
não tinha água encanada,
só um poço no quintal.
Dali bebia animal,
galinha, pato e capote,
gente grande e meninote,
o pai, a mãe e a filha.
Nunca peguei na rodilha,
Mas tomei água de pote.

Marcos Mairton 
* 
Eu nasci em Maceió
Estado das Alagoas
ao qual teço minhas loas
sempre que eu vou por lá
pra tomar banho de mar
eu vou remando meu bote
e me lembrando que um mote
quebrou a minha setilha
nunca peguei na rodilha
mas tomei água de pote

Fred Monteiro 
Que você dava pinote,
Isso eu não creio, não,
Mulher do seu gabarito,
Aguenta qualquer rojão,
Mulher da melhor estirpe,
Das que há no meu sertão.
  Zé da Paraiba
Eu não nasci no nordeste.
Tenho o sangue misturado.
Paraíba, por um lado,
e Minas Gerais, sudeste.
Urbanóide e não agreste,
de bolero a fox-trote
dancei desde meninote
e até mesmo quadrilha.

Nunca peguei na rodilha
Mas tomei água de pote.
Hardy Guedes 
Por visto a minha vidinha
foi mais simplória que a sua:
brinquei de roda na rua, 
de peteca e amarelinha;
- Mas que insolência a minha -
vou modificar seu mote,
preste atenção e anote:
fui além da sua trilha,
porque peguei na rodilha
e tomei água de pote!
Nezite Alencar
Fonte: http://cantinhodadalinha.blogspot.com.br