sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Palavra de Conselheiro | Publicado os anais do 1º Fórum de Pesquisa em Biblioteca Escolar


Imagem: Reprodução

Os encontros científicos são peças fundamentais no processo de comunicação científica e atualização profissional. Neles os bibliotecários podem atuar como organizadores, ouvintes e/ou palestrantes, sejam em palestras, mesas redondas ou conferências, em apresentações de trabalhos na modalidade pôster ou oral, relatando e divulgando suas pesquisas, teorias e práticas profissionais.

A publicação dos trabalhos e dos principais temas discutidos é feita por meio dos anais, que podem ser publicados em diversos formatos, impresso e digital.

Nos dias 24 e 25 de maio deste ano foi realizado o 1º Fórum de Pesquisa em Biblioteca Escolar na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, promovido pelo Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar (GEBE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O tema era a pesquisa científica e de extensão com foco em biblioteca escolar; a formação profissional do bibliotecário escolar e o registro do conhecimento. No evento estavam presentes profissionais, pesquisadores e representantes de entidades de classe, nacionais e internacionais.

Recentemente foram publicados os anais do evento no site do GEBE. Os textos presentes no documento mostram as temáticas debatidas e discutidas durante os dois dias do evento, relatando as ações de instituições acadêmicas, órgãos públicos e movimento associativo. São elas: formação de discentes, educação continuada (cursos de especializações: presencial e a distância), produção de publicações (revista científicas) e de bibliografias (locais e gerais), ações de extensão, relatos de grupos de pesquisas (acadêmicos e profissionais), desenvolvimento e implementação de redes de bibliotecas escolares e avaliação de políticas públicas.

Além desse evento, o GEBE, desde 1998, vem contribuindo positivamente para o desenvolvimento de pesquisas, realizações de eventos, apresentações de trabalhos em encontros estudantis e profissionais e publicações de livros e outros documentos relacionados à temática biblioteca escolar. Destacamos os seguintes: I e o III Seminário Biblioteca Escolar; os livros “Biblioteca escolar: conhecimentos que embasam a prática”, “Como orientar a pesquisa escolar: estratégias para o processo de aprendizagem” e “Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental”; e o documento “Biblioteca escolar como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para bibliotecas escolares”.

Para saber mais informações sobre o GEBE e suas iniciativas ligadas a bibliotecas escolares, como a base de dados LIBES (Literatura Brasileira em Biblioteca Escolar), outras publicações e trabalhos apresentados e eventos científicos visite o site do grupo de pesquisa: http://gebe.eci.ufmg.br/

Hugo Oliveira (CRB-6/2938)
Coordenador da Comissão de Divulgação do CRB-6
Fonte: http://blog.crb6.org.br