biblioteca pública de Stuttgart abriu há pouco tempo e já vem causando surpresas
Quando você pensa em “biblioteca pública” vem à mente aquela imagem de ambientes escuros, com mesas de leituras, estantes altas e abarrotadas de livros, não é?
Pois bem. Olhe para a nova biblioteca municipal de Stuttgart, Alemanha, inaugurada em novembro de 2011:
Ainda em 1999, o escritório de arquitetura do coreano Eun Young Yi ganhou a licitação de reforma do espaço e as obas começaram em 2009. De lá para cá a biblioteca passou por uma transformação de mais de 80 milhões de euros.
A nova biblioteca pública de Stuttgart é um cubo perfeito, com duas cores: o branco e o azul. No interior, são nove andares e um porão, projetados sob a ótica do minimalismo. As escadas dispostas em lugares diferentes convidam a um passeio aleatório entre os livros, o que é ótimo, porque as pessoas acabam entrando em contatos com diversos livros e assuntos diferentes, estimulando a leitura e tornando o tempo na biblioteca mais agradável.
Os spots localizados combinando com a predominância do branco contribuem para que os livros tenham o papel principal, funcionando como tema e decoração da biblioteca. O espaço ainda conta, claro, com um café e uma seção especial para as crianças, onde os livros são inteligentemente dispostos em caixas, para que possam ser pegos e devolvidos com facilidade. Grandes bancos almofadados também são um convite e um estímulo à leitura para os pequenos.
Uma curiosidade: a palavra “biblioteca” está escrita nas quatro faces do prédio, uma em cada língua diferente. Na face norte está escrito em alemão (língua da cidade), na oeste em inglês (língua internacional mundial), na face sul está escrito em árabe (considerada a língua da sabedoria antiga). Por último, a face leste leva “biblioteca” em coreano, língua materna do arquiteto.
Veja abaixo alguns outros detalhes deste prédio incrível.
E você, o que achou? Iria gostar de passar a tarde em um lugar assim?
Fonte: http://www.moblydesign.com.br/decoracao/biblioteca-publica-stuttgart/