terça-feira, 25 de setembro de 2012

Ciclo da gestão do conhecimento pessoal: processo de inteligência coletiva


A partir de uma apresentação de Pierre Levy no 3o. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação em 2010, destaco os passos do ciclo de gestão do conhecimento pessoal apresentado pelo autor e comento cada um deles para reforçar seu entendimento.


Como podemos aprender de forma coletiva? Os passos a seguir ajudam a construir um caminho.

Saímos de um modelo informacional unidirecional onde não questionávamos o que recebíamos e tínhamos de acreditar que aquela informação era verdadeira.
A partir da Internet e do mundo em rede, precisamos adquirir novas competências informacionais e passar a gerenciar nosso ciclo da gestão do conhecimento. Na visão de Pierre Levy, esse ciclo passa pelas seguintes etapas:

1. A gestão da atenção - É preciso desenvolver uma visão sistêmica, definir o foco, as áreas de expertise, evitar distrações e saber o que se quer aprender. É muito importante explicitar essa questão e confiar em suas escolhas, pois as armadilhas informacionais são muitas!

2. Conectar-se a fontes valiosas - estabeleça um fluxo informacional pessoal e institucional. Nao se trata de definir plataforma. O ambiente é multiplataforma. O importante são as conexões que você estabelece entre as fontes de informação. É fundamental desenvolver a competência e a crítica para saber o que é importante, o que é verdadeiro e o que é relevante.

3. Coletar e filtrar informações - O resultado da conexão que você estabelecer irá trazer uma quantidade relevante de informações que deverão ser filtradas e refiltradas até que seja possível identificar apenas aquelas que sua mente dá o alerta e indica como sendo relevantes.

4. Categorizar - Nossa memória é baseada na categorização. É muito importante criar categorias, taxonomia (hierarquizar os temas), atribuir palavras-chave, enfim, utilizar recursos que permitam localizar a informação de forma lógica.
Nao somos mais profissionais apenas consumidores de informação, somos também produtores e portanto precisamos aprender a organizá-la.
Existem muitas formas de se categorizar informaçao na web. Existem, por exemplo, as hashtags (#) no Tweeter, as tags em ambientes digtiais 2.0, os favoritos compartilhados (social bookmarks) e tantos outros que são possíveis utilizar para facilitar esse processo. Basta escolher um recursos e aplicar uma lógica.

5. Sistemas de memória de longo prazo - a grande vantagem de se utilizar de uma plataforma na web para sistematizar o conhecimento é que todas são ao mesmo tempo, pessoais, sociais e coletivas, contribuindo para o importante processo de reavaliação e feedback sobre as informações compartilhadas. Muito diferente de criar os seus favoritos em seu desktop ou seu ambiente de organização de pastas individuais. Elas também são importantes, mas hoje o processo coletivo e colaborativo se torna imprescindível para o amadurecimento das idéias, do pensamento e do conhecimento.

6. Sintetizar - O processo de criação do conhecimento se dá no momento em que a informação para a ser explicitada. Quando você escreve um texto, publica num blog, colabora na wikipedia, são momentos que você prova que aprendeu e absorveu. Muito importante para o seu amadurecimento e para a criação do conhecimento coletivo.

7. Compartilhar e comunicar - nesse momento se estabelece um diálogo criativo e a interação com outras pessoas vai modificando o conhecimento de ambos. Aqui começa o processo de reavaliação de nosso conhecimento.

8. Reavaliação - A partir desse ciclo é possível rever todas as etapas e fazer ajustes necessários. Será que as fontes de informação que escolhi estão sendo suficientes para alimentar meu escopo?
Reveja aqui sua estratégia pessoal para ampliar seu conhecimento,

Concluindo, a inteligência coletiva surge da interação de conexões pessoais, da aprendizagem e comunicação interpessoal. A base da gestão do conhecimento é pessoal, mas ela pode e deve evoluir para os ambientes organizacionais e societais. Os passos são basicamente os mesmos, levando-se em consideração a complexidade dos ambientes.