A poesia dos poetas populares Hermes Vieira, Piauí, Patativa do Assaré, Ceará, e Luiz Gonzaga, Pernambuco, é estuda na Universidade Federal de Goiás-IASA/UFG, por alunos do Curso de Doutorado. Acompanhe parte da dissertação:
MÚSICA E POESIA REGIONAL:
O NORDESTE NA RELAÇÃO ENTRE GEOGRAFIA E ARTE
Introdução
Os estudos geográficos vêm incorporando o estudo das manifestações artísticas, especialmente as literárias e musicais (MONTEIRO, 2002; HASEBAERT, 2002; FERNANDES, 1992)[2] e, por conseguinte abrem perspectivas para a abordagem denominada de Geografia Cultural (ou Humanista). O presente trabalho pretende mostrar uma analise de músicas e poesias consideradas regionais – pelo tema, pela procedência dos compositores e pela recepção que delas faz o mercado e o público em geral.As regiões brasileiras, como objeto de análise geográfica e como entidades político-administrativas apresentam, na maioria das vezes, grandes desigualdades, focalizadas por critérios predominantemente geoeconômicos (CORRÊA, 1997).
É necessário dizer que isto já acontecera no âmbito dessa mesma “música caipira”: intérpretes individuais, duplas e grupos inteiros apareciam vestidos de “pessoas do campo”, portando insígnias de um mundo rural que havia se transformado (MARTINS, 1975; NEPOMUCENO, 1999), caso explícito da idéia de que passamos a evidenciar a tradição quando estamos na iminência de perdê-la.Por outras vias ainda em tempos de discos de vinil e de constituição do rádio como meio de grande audiência, delineou-se no arco da Música Popular Brasileira a denominação de “música regional”: compositores e compositoras, cantores e cantoras, oriundos das classes populares e médias revisitam o mundo rural, o interior do país – o inner country da língua inglesa e certamente o pays da língua francesa – e constroem suas próprias interpretações da cultura que, por sua vez, contribuem para o amálgama das identidades territoriais (HAESBAERT, 1999).As décadas de 40 e 50 do século XX foram marcadas pela emergência da “música nordestina”, de ritmos como baião, xote, xaxado e forró[4]. Nomes como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, ganham visibilidade no mercado fonográfico e no rádio[5].A literatura dita “regional” é menos marcada pela intervenção do mercado, mas sua rotulação e seu conteúdo, seguem os passos do que afirmamos para o campo da música.
Passamos agora, como resultado preliminar, para a análise das canções e dos poemas.Música, poesia e a relação subjetiva com a regiãoA região Nordeste é a região do Brasil que mais se discute em termos de música e literatura regionais, diversos discursos já foram feitos em relação às desigualdades, esses muitas vezes são manifestações que visam interesses próprios, em geral das elites (CASTRO, 1992). O fato de que o Nordeste precisa ser mais bem atendido comparece nas canções analisadas.“Precisamos restaurar a interpretação poética na Geografia”, nos alerta Haesbaert (p.157) e para complementá-lo é importante salientar que para um conhecimento completo, do objeto de estudo, é necessário o estudo de todas as fontes de informação sobre o mesmo. As manifestações culturais podem muito bem trazer informações relevantes refletindo a identidade de determinada região.
Dentre tantas manifestações culturais, começaremos pelas músicas, que serão a seguir analisadas objetivando nas letras a identificação de elementos naturais, econômicos, culturais, sociais que podem ser considerados atributos da região.Na toada Vozes da Seca, gravada inicialmente em 1953, Luiz Gonzaga e Zé Dantas mostram que o Nordeste não é apenas uma parte do país que se destina a receber ajudas (esmolas). Ao contrário, os compositores têm o objetivo de mostrar que existe um grande potencial de produção, o único empecilho para desenvolve-lo é a falta de água e de vontade política: Seu doto os nordestino / Tem muita gratidão / Auxilio dos sulistas / Nessa seca do sertão / Mas doto uma esmola / A um homi qui é são / O lhi mata de vergonha / Ô vicia o cidadãoÉ por isso pidimos / Proteção a vosmicê / Para as rédeas do poder / Pois o doto dos vinte estados / Temos oito sem chover / Veja bem, quase a metade / Do Brasil ta sem comerDê serviço a nosso povo / Encha os rios de barrage / Dê comida a preço bom / Não se equeça a açudage / Livre assim nóis da esmola / Que no fim dessa estiage / Li pagamo até o juro / Sem gastar nossa coragem/Se o doto fizé assim / Salva o povo do sertão / Se um dia a chuva vimQue riqueza pra nação / Nunca mais nois pensa em seca / Vai dar tudo nesse chão / Cumo vê, nosso destino / Messe tem vossa mão /Outra canção que nos mostra uma grande afeição às “coisas do lugar” é Estrada de Canindé, composta por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, em 1950, onde apresentam detalhes da paisagem do sertão que somente podem ser observados no ritmo lento do caminhar a pé, sem a preocupação materialista que move a sociedade moderna: Automóvel lá nem se sabe / Se é homem ou se é muié / Quem é rico anda em burrico / Quem é pobre anda a péMas o pobre vê nas estradas / O orvaio beijando a frô / Vê de perto o galo campina / Que quando canta muda de cor/Vai moiando os pés nos riacho / que água fresca, Nosso Senhor!Vai oiando coisa a grané / Coisa que pra mode ver / O cristão tem de andar a péAi, ai, que bom / Que bom, que bom que é / Uma estrada e uma cabocla / Com a gente andando a pé Ai, ai, que bom / Que bom, que bom que é / Uma estrada e a lua branca/No sertão de Canindé/.
A valorização de mínimos detalhes faz a felicidade do morador, onde parece ser diferente o tempo (cronológico), pois a vida sem tanta correria, sem o chamado “stress”, que atormenta tanto a vida de todos hoje em dia.
Sentir falta do passado todos sentem, expressar esse tipo de sentimento é o mais difícil, pois notamos que um simples hábito alimentar pode causar sentimentos de insatisfação e gerar, às vezes, até uma aversão ao local onde se está vivendo, tudo por causa da saudade.Como dito anteriormente, as relações que o avanço do capitalismo trouxe, pode causar uma espécie de “saída forçada”, não só as relações capitalistas, como também alguns fatores da natureza, como a seca, a enchente e outros fatores que influenciam a vida.
O poema “Vaca Estrela e Boi Fubá", de Patativa do Assaré que foi musicado pelo próprio autor (ASSARÉ, 1978, p. 324), relata a história de um nordestino que deixa sua terra natal por causa da seca. Pela necessidade de sobrevivência vai para uma terra estranha, onde sente muita falta do seu lugar demonstrando que não se acostumou ao novo contexto:Seu doutor, me dê licença / pra minha história contar / Hoje eu tô na terra estranha, / é bem triste o meu penar / Eu já fui muito feliz / vivendo no meu lugar / Eu tinha cavalo bom / e gostava de campear / Todo dia eu aboiava / na porteira do curral / Eeeeiaaaa, êeee Vaca Estrela, ôoooo Boi FubáEu sou filho do Nordeste / não nego meu natural / Mas uma seca medonha/ me tangeu de lá pra cá / Lá eu tinha o meu gadinho, / não é bom nem imaginar / Minha linda Vaca Estrela e o meu belo Boi Fubá / Quando era de tardezinha/ eu começava a aboiar / Eeeeiaaaa, êeee Vaca Estrela, ôoooo Boi FubáAquela seca medonha / fez tudo se atrapalhar / Não nasceu capim no campo para o gado sustentar / O sertão esturricou, / fez o açude secar / Morreu minha Vaca Estrela, / se acabou meu Boi Fubá / Perdi tudo quanto eu tinha, nunca mais pude aboiar / Eeeeiaaaa, êeee Vaca Estrela, ôoooo Boi FubáHoje nas terra do sul / longe do torrão natal / Quando eu vejo em minha frente / uma boiada passar / as correm dos olhos / começo logo a chorar / me lembro da Vaca Estrela / Me lembro do Boi Fubá / com saudade do Nordeste / dá vontade de aboiar / Eeeeiaaaa, êeee Vaca Estrela, ôoooo Boi Fubá.
Quando os autores se referem à saída do sertanejo para a cidade, no primeiro paragráfo de “Vaca Estrela e Boi Fubá” e no último de “Último pau-de-arara”, observa-se o elemento histórico que grande parte da população nordestina vivenciou: a migração rural. Outro ponto evidenciado nas músicas é a afetividade com o lugar e a região, o orgulho com sua terra, mesmo sabendo que essa não o pode sustentar. E ainda o carinho pelos animais, apego ao seu “patrimônio”, mas que é visto também quase que personificado.
Nessas canções, ainda pode-se observar a estiagem como um elemento climático característico do Nordeste que nos remete à chamada “indústria da seca” que na música referida não é tratada diretamente, mas mostra as suas conseqüências aparentes: a vida sofrida dos sertanejos por descaso da elite e usurpação política.Dentro dos atributos culturais encontram-se o Pau-de-arara e os termos seguintes: esturricou – secou; aboiar – chamar a boiada; medonha – grande; e tangeu – tocou para a frente (a exemplo do que se faz com o gado). Algumas dessas palavras e expressões são encontradas em outras regiões, mas constituem uma característica forte do sertão nordestino.
Nos atributos naturais destacamos o Sertão e o Cariri – área caracterizadas pelos domínios morfoclimáticas e vegetacionais, mas âmbito da ação humana. Ainda se pode encontrar atributos econômicos na composição que se explicitam pela posse da vaca Estrela e do boi Fubá. Identificamos igualmente os atributos sociais expressos na dificuldade de adaptação do retirante em outro lugar e/ou no sofrimento de estar ali longe de seu lugarzinho (torrão natal/região querida). Outros pontos relevantes dessa canção, a exemplo o Nordeste agrário e o vaqueiro como personagem principal, também caracterizam um modo de vida que é recorrente na música “nordestina”. Para mostrar um pouco da afetividade do ser humano com o espaço regional podemos observar a canção composta por Jorge do Altinho, gravada em 1984, denominada Petrolina - Juazeiro. Nas margens do São Francisco/ nasceu a beleza / e a natureza ela conservou / Jesus abençoou com sua mão Divina / pra não morrer de saudade vou voltar pra Petrolina/Do outro lado do rio tem uma cidade / que na minha mocidade/ eu visitava todo dia / atravessava a ponte,/ mas que alegria / chegava em Juazeiro, Juazeiro da Bahia/Ainda me lembro que no tempo de criança / esquisito era a carranca e o apito do trem, / mas achava lindo quando a ponte levantava / e o vapor passava no gostoso vai e vem./ Petrolina, Juazeiro / Juazeiro, Petrolina / todas as duas eu acho uma coisa linda / eu gosto de Juazeiro / e adoro Petrolina. Jorge de Altinho nos dá um exemplo de topofilia (Bachelard apud Castro, 1992), de afeição e identificação com duas cidades que podem ser representativas de todo o Nordeste.
O compositor/intérprete menciona o rio São Francisco, um importante fator para a vida local e regional, se identifica como baiano – pernambucano ou vice-versa, pois as cidades a que ele se refere - Juazeiro (Bahia) e Petrolina (Pernambuco) – são dividas apenas pelo rio mencionado. Muitos aspectos do espaço vivido nas duas cidades, ou seja nos dois estados, permitem essa identificação local/regional[1].Os cantores e compositores Gilberto Gil e Dominguinhos, em Lamento Sertanejo, apresentam uma identidade semelhante ao autor de Saudade Brejeira: Por ser de lá do sertão / Lá do serrado / Lá do interior, do mato / Da catinga, do roçado / Eu quase não saio / Eu quase não tenho amigo / Eu quase que não consigo / Ficar na cidade sem viver contrariadoPor ser de lá / Na certa, por isso mesmo / Não gosto de cama mole / Não sei comer sem torresmo / Eu quase não falo / Eu quase não sei de nada / Sou como rês desgarrada / Nessa multidão boiada / Caminhando a esmo. Os autores abordam a difícil relação de uma pessoa que se acostumou a viver na simplicidade de um pequeno lugar, e que para a “cidade grande”, onde se presume que as pessoas não se olham nem quando se esbarram, onde a individualidade está supostamente presente em todos.
O migrante torna-se individualista a partir desse tipo de tratamento que recebe, chegando a se considerar uma rês (uma novilha) que se separou do grupo maior. Observa-se um certo determinismo ambiental quando os hábitos humanos são considerados como oriundos do mato, do sertão.Um processo semelhante de representação da região ocorre na poesia, entre a naturalização e a recriação cultural.
O poeta piauiense Hermes Vieira percorre os mesmos caminhos dos compositores acima citados. Vejamos Lamento de um retirante órfão:Seu doutô, vosmincê tá bisservando/Bem prali, mais pra lá desses lagero,/Uma cova e uma crúiz já disbotando/Bem pertim desses pé de mamelêro ?/Apois é nessa cova, meu patrão,/S'apagando e cuberta de capim,/Quase nu, sem mortáia e sem caxão,/Onde tá sipurtado meu paizim./Vê tombém essas outas piquinina/Onde o só tá bejando cum seus rai ?/São dos meus rimãozim,-Bento e Cristina,/Qui morrero do jeito de papai./Foi a seca, esse monstro do Nordeste,/Qu' iscanchada num só devoradô,/Cunduzindo um surrão de fome e peste,/Meus trêis entes quirido aqui matou./Vivo só cum mamãi, pobe e duente,/Supricando do povo a cumpaxão;/Mais porém, muntos somba e ri da gente/E nos dão disigano im vêiz de pão./E o pió disso tudo, cá pra mim,/É si vê passá era e chegá era/Intregando pra muntos leite e vim,/E pra nóis sofredô, fome e miséra!/Muntos diz qui o Guverno sempre dá/Uma ajuda pr'aqueles qui têm fome/Mais porém, quando a ajuda sai de lá,/Outa Seca pió lhi agarra e come!/Quando chega os momento d'inleição,/As premessa têm chêro de alimento;/Mais,dispois, junto o vento elas si vão,/E nóis fica no mêrmo sufrimento!./
O poema expressa uma linguagem típica - “Seu doutô” e “vosmincê”- além de vários elementos significativos do sertão nordestino como, na 1° estrofe, “Mamelêro” e “lagero”, retratando a desilusão de um sertanejo que sofre a seca e suas conseqüências o que também implica numa crítica social as desigualdades que geram a miséria, a fome e a morte. Na 6ª estrofe quando aparecem as expressões “Intregando pra muntos leite e vim, E pra nóis sofredô, fome e miséra” o autor argumenta sobre o círculo vicioso da corrupção política e oportunista, que geralmente se beneficia da ocasião para tirar proveito da situação, prevalece inescrupulosamente sem qualquer pudor na região nordeste. (como em todo território nacional).
Na 7ª estrofe, a linguagem do texto, deixa claro a pouca escolaridade do narrador que explana a situação de miséria em que vivem ele e sua mãe, a falta de assistência do governo - “Muntos diz qui o Guverno sempre dá” - e a desilusão de uma realidade melhor, típico de um retirante nordestino. No poema Nordeste, Vieira conjuga o máximo de elementos culturais para forjar uma identidade nordestina: Meu Nordeste feiticeiro, / Morenão de bronze o peito, / Genuíno brasileiro, / Eu me sinto satisfeito / Em ser filho de um teu filho / E no chão por onde trilho, / Que venero com respeito. Meu Nordeste das moagens / Nos engenhos de madeira, / Dos açudes, das barragens, / Da lavoura rotineira, / das desmanchas de mandioca, / Do foguete-de-taboca / Irmão gêmeo da ronqueira.Meu Nordeste onde os velórios / São rezados no sertão, / E improvisam-se os casórios(Sem juiz, sem capelão), / Os padrinhos e os compadres, / As madrinhas e as comadres, / Na fogueira de São João.Meu Nordeste do bornal, / Rifle, bala e cartucheira, / Da "lombada" e do punhal, / da "garruncha" e da peixeira, / Do cacete e do facão, / Com que um cabra valentão / Desmantela festa e feira.Meu Nordeste em rede armada / (De algodão ou de tucum), / Aguardando a maxixada / Com quiabo e jerimum, / Mel, canjica e milho assado, / Feijão verde e arroz torrado, / Na semana de jejum.Meu Nordeste a boi de carro... / Carro-de-boi do Nordeste, / Tosco, humilde, simples charro, / Submisso e a nada investe, / Que, arrastando estrada afora, / Range, grita, canta e chora / Ajaujado à canga agreste. (....)Tendo em vista a recorrência da representação de uma imagem territorial que caracteriza uma identidade regional ao longo de quase meio século, tomamos com cuidado a observação de o processo de globalização em curso, possibilita a emergência de regionalismos e outras referências diferenciais (étnicas, locais, etc.), a exemplo do que nos propõe Haesbaert (1999b). O mercado fonográfico, o surgimento e ampliação das redes de televisão não substituíram por completo o rádio. Modos de vida se transformaram, todo uma ordenamento sócio-espacial se refez. No entanto, seguindo os passos de Frémont com sua região – espaço vivido ou região identidade e da topofilia de Bachelard retomada por Iná Elias de Castro, é possível seguir justapondo os elementos culturais com outros atributos que o “regional” ganha ou assume na música e literatura, adjetivando-as. A mesma autora nos permite tratar do regional como uma escala interposta entre o local e o nacional, não necessariamente geométrica, cartesiana (CASTRO, 1995), mas, neste, caso, subjetiva, afetiva, crítica ou naturalizadora, mas indicadora das relações dos seres humanos com o espaço.
Os compositores às vezes tratam do espaço próximo do local como metáfora do regional. E esse regional, por sua vez, não necessariamente coincide com os limites geo-econômicos ou político-administrativos. Bibliografia ASSARÉ, Patativa do. Cante lá que eu canto cá: filosofia de um trovador nordestino. Petrópolis: Vozes, 1978. CASTRO, Iná Elias de. Imaginário político e território: natureza, regionalismo e representação. In: CASTRO, Iná Elias de et all (Orgs.) Explorações geográficas: percursos no fim de século. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1997, pp. 155-196._____________. O problema da escala. In: CASTRO, Iná Elias de et alli (Orgs.) Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, pp. 117-140._____________. O Mito da Necessidade: discurso e prática do regionalismo nordestino. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1992. CORRÊA, Roberto Lobato. Região: a tradição geográfica. In: CORRÊA, Roberto Lobato. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1997, pp. 183-196.DIAS, Liz Cristiane; SOBARZO, Oscar. A leitura do rural nas músicas caipiras. Revista Formação, Presidente Prudente, v. 9, n. 2, p. 39-54, 2002. FERNADES, Bernardo Mançano. Geografia em Canção. Orientação, No. 9, 1992, p. 23-25. FRÉMONT, Armand. Introdução: redescobrir a região. In: FRÉMONT, Armand. Região, espaço vivido. Coimbra, Livraria Almedina, 1974, pp. 11-18.GOMES, Paulo César da Costa. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, Iná Elias de et alli (Orgs.) Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, pp. 49-76.HAESBAERT, Rogério. Identidades territoriais. In: ROSENDAHL, Zeny e CORRÊA, Roberto Lobato (Orgs.) Manifestações da Cultura no Espaço. Rio de Janeiro, ed. UERJ, 1999a, pp. 169-190._____________. Região, Diversidade Territorial e Globalização. Geographia, rio de Janeiro. Ano 1. Nº 1. Junho/1999b, pp. 15-39._____________. Território, poesia e identidade. In: HAESBAERT, Rogério. Territórios Alternativos. São Paulo, Contexto, 2002, p. 143-158.MARTINS, José de Souza. Música sertaneja: a dissimulação da linguagem dos humilhados. In: MARTINS, José de Souza. Capitalismo e Tradicionalismo: Estudo sobre as contradições da sociedade agrária no Brasil. São Paulo. Pioneira, 1975, pp. 103-161.MOURA, Fernando & VICENTE, Antônio. Jackson do Pandeiro: o rei do ritmo. São Paulo, Ed. 34, 2001.RAMALHO, Elba Braga. Asa branca – Um estudo poético-musical. Humanidades – Revista de Humanidades e Ciências sociais. Ano 1. No. 1. 1999, pp. 17-24.RATTS, Alecsandro JP. Imagens da seca na MPB. Boletim Raízes N1o. 24, Fortaleza, IMOPEC – Instituto da Memória do Povo Cearense, p. 8. VIEIRA, Hermes. Poemas do Nordeste. Teresina, S/Ed, 198?. Discografia ALTINHO, Jorge. 1984. Vida Viola. RCA Camden.GIL, Gilberto. 1975. Refazenda. Philips. GONZAGA, Luiz e FAGNER, Raimundo. ABC do Sertão- Gonzagão e Fagner 2. 1988. BMG Ariola. GONZAGA, Luiz. 2001. Luiz Gonzaga ao vivo – volta pra curtir (Gravações de 1972). BMG/RCA.SECA, Volta.2000 Cantigas de Lampeão. INTERCD Gravações e Edições Musicais Limitadas, 2000. Gravado originalmente em 1957.[1] Outra forma de expressa musical que tem sido tratada como regional são as chamados worksongs, canções de trabalho, que, no Brasil, são encontradas em diversas ”regiões”. Em Goiás temos o exemplo das fiandeiras. A conhecida Asa Branca era uma canção de trabalho que se cantava nas colheitas de algodão (RAMALHO, 1999). Essa canção após modificações de algumas estrofes, transformou-se numa canção símbolo do Nordeste.
Além do refrão de Mulher Rendeira (que consta como autoria do cangaceiro/músico Volta Seca), um outro exemplo clássico do Nordeste de worksong é a música o Vendedor de Caranguejo: Caranguejo Sá / Caranguejo Sá / Apanho ele na lama / E trago no meu caçuá / Eu perdi a mocidade / Com os pés sujo de lama / Eu fiquei analfabeto / Mas meus filhos criou fama / Pelo gosto dos meninos / Pelo gosto da muié / Eu já ia descansar / Não sujava mais os pés / Os bichinhos estão criados / Satisfiz o meu desejo / Eu podia descansar / Mas continuo vendendo caranguejo.[1] Resultados preliminares de pesquisa em andamento originada na disciplina Teoria da Região e Regionalização, ministrada pelo prof. Dr. Alecsandro JP Ratts no Instituto de Estudos Sócio-ambientais da Universidade Federal de Goiás.[2] Carlos Augusto F. Monteiro, em O mapa e a trama, colige ensaios geográficos que têm a literatura por foco, escritos entre 1987 e 1998. Rogério Haesbaert analise a identidade regional de gaúchos e nordestinos, através da poesia, passando ligeiramente pela música. Bernardo M. Fernandes propõe uma metodologia para a utilização da música no ensino de Geografia. Dias e Oscar Sobarzo (2002) abordam as músicas caipiras.[3] Como procedimento metodológico partimos de um esquema em que distinguimos: canção, compositor(es)(as), intérprete(s), contexto (de surgimento da canção, destacando a primeira gravação), e aspectos da região que são abordados na canção (naturais, econômicos, políticos, históricos e/ou culturais).[4] Observamos que não existe propriamente um ritmo denominado forró, palavra de origem controversa, e sim um evento. No Nordeste se fala em “ir ao forró” ou “dançar forro”.[5] Sobre Luiz Gonzaga ver: DREYFUS, 1997. A respeito de Jackson do Pandeiro, consultar: MOURA & VICENTE, 2001. posted by Radio Poran at 06:22 0 comentarios Sexta-feira, Dezembro 28, 2007
Creditos/Xilos: Vieira,Guaipuan. Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel -ABLC -Cadeira nº19, Patrono: Leonardo Mota.