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terça-feira, 25 de setembro de 2012
Um projeto de leitura: a biblioteca vai à sala de aula
Na Escola Maria Aparecida, há um projeto de leitura, que envolve várias ações para despertar nas crianças o hábito de leitura. Uma dessas ações é o incentivo ao uso da sala de leitura para pesquisas e empréstimos de livros.
Hoje, contamos com uma profissional que trabalha nesse espaço, mas, em 2008, quando me tornei coordenadora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a escola não contava com uma pessoa para que a biblioteca funcionasse todos os dias de manhã e à tarde. Então, resolvi levar a sala de leitura para as classes.
Não bastaria levar só livros, mas sim, diferentes portadores de textos, ou seja, gibis, revistas, jornal, entre outros. Os acervos para leitura nós tínhamos e eles chegam à escola via Programa Ler e Escrever da Secretaria de Estado da Educação e via Programa Nacional Biblioteca na Escola da FNDE.
Com essa ideia e com o acervo da escola, faltava apenas um suporte que facilitasse o transporte do material de leitura até as salas de aula. Então, resolvi criar projeto “Carrinho de Leitura”, que continua sendo utilizado até hoje. Trata-se de um carrinho de supermercado pintado de vermelho para chamar a atenção das crianças da escola. Nele, eu organizo várias opções de leitura: livros de literatura infantil, gibis, revistas voltadas para o público infantil, de curisiodades, de Ciências, etc. O carrinho tem trinta volumes de cada tipo de texto. Organizo um cronograma para que o Carrinho de Leitura possa ir para todas as salas durante o ano todo, veja aqui um modelo.
De posse do cronograma, os professores organizam, em suas rotinas semanais, atividades de leitura com o acervo que se encontra no carrinho.
Nos 2º e 3º anos, os professores fazem um trabalho que chamamos de “explorar os diferentes portadores de texto”, proporcionando aos alunos (mesmo aos que ainda não sabem ler), o contato com diferentes suportes de texto e a leitura propriamente dita. Nos 4º e 5º anos, a biblioteca na sala de aula, possibilita um tempo para que os alunos possam escolher e fazer uma leitura. O resultado pode ser uma indicação literária ou uma roda de biblioteca.
Enfim, a biblioteca na sala de aula tem sempre um objetivo específico e com relação aos acervos, atualizo-os a cada vinte ou trinta dias. Ah! Ia me esquecendo. O carrinho tem um estacionamento. Fica na sala 7 e são as próprias crianças, solicitadas pelos professores, que vão buscá-lo e devolvê-lo.
Num outro post posso escrever sobre outras ações que desenvolvemos para incentivar a leitura.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/coordenadoras/2012/09/20/um-projeto-de-leitura-a-biblioteca-vai-a-sala-de-aula/