quinta-feira, 19 de abril de 2012

Boletim eletrônico e-museus Nº 400





Boletim eletrônico Nº 400 - Ano IX -19 a 26 de abril de 2012
www.museus.gov.br

notícias
Ibram divulga programação da 10ª Semana de Museus

Arte-para-o-boletim-Ibram-10-semana-01
Casa cheia na abertura do projeto Conexões Ibram em Natal
5º Fórum Nacional de Museus: inscrições abertas a partir de maio
Dia do Índio: programações especiais em museus de várias regiões
Projeto lança visita virtual ao Museu da Inconfidência
Museu Imperial terá horários especiais nos feriados de abril e maio
Museu baiano abre exposição em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga
Primeiro museu litúrgico da América Latina é inaugurado em Tiradentes
Conversaciones: inscrições encerram nesta sexta

agenda

I Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus
II Festival de Músicas do Cangaço
Naturezas Mortas, Natureza Viva
Azul da cor do mar
Botero – Dores da Colômbia
Hereros – Programa Educativo
“A cidade esconde o rio: a urbanização da Várzea do Tamandatueí”
Diálogos no Museu
I Seminário de Museologia da FCS/UFG
Inauguração do “Pavilhão de Exposição Antropólogo Silvio Coelho dos Santos”
Banco de Tempo
Oficina de Desenho no Museu Victor Meirelles

cursos e oficinas

 A cerâmica como “fóssil diretor”
 Curso de atualização para guias de turismo
 Introdução ao Trabalho em Museus

Links
www.icom.org.br
www.cofem.org.br
www.ibermuseus.org

notícias
Ibram divulga programação da 10ª Semana de Museus
Foi divulgada nesta quinta-feira (19) a programação completa da 10ª Semana de Museus, que acontece de 14 a 20 de maio. O guia da temporada de eventos já pode ser consultado na página do Ibram.
A publicação traz informações detalhadas (data, horário, local e descrição) sobre os 3.420 eventos programados para a edição deste ano, para a qual foram inscritos 1.114 museus e outras instituições culturais de todas as unidades da federação.
Exposições, palestras, oficinas, seminários e ações educativas, entre outras atividades, são algumas das atrações previstas para a 10ª Semana, que traz como tema “Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações”.
Confira o guia aqui.
Casa cheia na abertura do projeto Conexões Ibram em Natal
O projeto Conexões Ibram chegou ao Rio Grande do Norte (RN), nesta quarta-feira (18), com palestras sobre temas estratégicos para o setor museológico local. O Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, em Natal, recebe, até o dia 20, cerca de 170 participantes vindos de várias localidades do RN.
A abertura contou com a participação do caligrafista e cerimonialista Júlio César Pinheiro, que recitou a poesia Cântico Negro, de José Régio, para inspirar os trabalhos.
O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Junior, destacou que a grande presença dos representantes do setor no evento demonstra uma vontade de crescimento.
“Isso é reflexo da mobilização e da vontade do setor em buscar soluções. Estamos aqui hoje pactuando políticas públicas, mas a agenda de trabalho não se encerra com o evento: é preciso dar continuidade às ações”, salientou.
Veja mais aqui.
5º Fórum Nacional de Museus: inscrições abertas a partir de maio
O 5º Fórum Nacional de Museus já tem data, lugar e tema definidos. A quinta edição do evento acontecerá de 16 a 20 de julho no Rio de Janeiro (RJ) e vai trazer como tema os 40 anos da Declaração da Mesa-Redonda de Santiago do Chile, documento que impulsionou os museus e a museologia social nos países iberoamericanos.
A exemplo do que aconteceu nas edições anteriores, parte da programação do evento será dedicada à apresentação de trabalhos acadêmicos da área de Museologia. As chamadas Comunicações Coordenadas têm como objetivo fomentar e valorizar a produção científica e acadêmica do setor.
Nesta edição, serão selecionados 24 trabalhos para apresentação oral e 40 para a apresentação de pôsteres. O edital de seleção e o período de inscrição estão previstos para a primeira quinzena de maio e serão divulgados no site do Ibram.
O Fórum Nacional de Museus (FNM) é um evento bienal criado com o objetivo de refletir, avaliar e estabelecer diretrizes para a Política Nacional de Museus (PNM) e para o Sistema Brasileiro de Museus (SBM). Além da apresentação de trabalhos acadêmicos, a programação inclui painéis, minicursos e outras atividades.
Dia do Índio: programações especiais em museus de várias regiões
As celebrações pelo Dia do Índio, comemorado nesta quinta-feira (19), inspiram programações especiais em museus de várias partes do país. Exposições, oficinas, palestras e apresentações de música e dança são algumas das atrações.
No Museu Índia Vanuíre, de Tupã (SP), acontece até esta sexta-feira (20) a 40ª Semana do Índio. Com atividades lúdicas e culturais, o evento traz informações e curiosidades sobre diversas etnias indígenas. A programação é composta de oficinas de artesanato (incluindo confecção de zarabatanas, para crianças da região), palestras, exposição de desenhos e rodas de conversa. Mais informações aqui.
Herança musical – Em Salvador (BA), o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica e o Solar Ferrão, ambos localizados no Pelourinho, promovem até o dia 26 de abril atividades que valorizam a herança musical dos povos indígenas. A programação encerra com palestra da etnomusicóloga, compositora e diretora musical Emília Biancardi sobre o tema “O Som da Memória – Os Instrumentos Musicais indígenas no contexto histórico e social e sua importância na contemporaneidade”. Saiba mais aqui.
Em Curitiba (PR), o Museu de Arte da UFPR (MusA) abre hoje, a partir das 19h, a mostra “Amazônia Viva: Tyryetê Kaxinawa”, que traz desenhos originais de Jaime da Silva Araújo (cujo nome indígena é “Tyryetê-Kaxinawa”), companheiro ambientalista de Chico Mendes, Marina Silva, José Lutsemberg, entre outros, em prol dos direitos dos trabalhadores extrativistas e da preservação da Amazônia.
A exposição, que retrata a chegada do “homem branco” à floresta e a destruição acarretada, além da extração da borracha nos seringais e a mobilização dos povos da floresta, já esteve na sede do MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR) em Paranaguá (PR) e permanece no MusA até 30 de junho, quando será inaugurando um roteiro de itinerância pelo Brasil. O MusA fica aberto de segunda à sexta, das 9 às 18h, e aos sábados das 9 às 13h.
Contribuição guarani - O Dia do Índio também marca o início da 2ª Semana Missioneira. O evento, que se estende até o dia 25 de abril em diversos municípios do Rio Grande do Sul, tem como objetivo celebrar a contribuição cultural dos guaranis ao Estado e a experiência histórica das Missões. Boa oportunidade para visitar o Museu das Missões, vinculado ao Ibram, no município gaúcho de São Miguel das Missões.
O Museu do Índio, do Rio de Janeiro (RJ), também promove até este domingo (22) sua Semana do Índio, com diversas atrações. Confira a programação completa aqui. No Memorial dos Povos Indígenas, de Brasília (DF), a celebração do Dia do Índio é marcada pela mostra “Mundo em Movimento: Saberes Tradicionais e Novas Tecnologias” (foto), que foi aberta no dia 10 de abril e apresenta exposições sobre 55 etnias.
Projeto lança visita virtual ao Museu da Inconfidência
O Museu da Inconfidência, de Ouro Preto (MG), comemora o Dia de Tiradentes (21 de abril) este ano com uma novidade: a partir deste dia, pessoas de todo o mundo poderão visitar gratuitamente, via internet, a exposição de longa duração deste que é um dos mais tradicionais museus mineiros.
A ideia foi concebida pelo Projeto Era Virtual, que tem como objetivo ampliar o alcance sociocultural de exposições a partir da modernização da linguagem e democratização do acesso. A iniciativa é amparada por leis de incentivo à cultura e iniciativa privada.
Por meio de imagens em alta resolução registradas por fotografias em 360 graus, além de textos e audioguias em quatro idiomas, a visita online vai permitir a visualização detalhada de todo o acervo exposto pelo Museu da Inconfidência, inaugurado em 1944 com o objetivo de colecionar, pesquisar e expor objetos relacionados à Inconfidência Mineira e aos principais fatos históricos da sociedade de Minas Gerais dos séculos XVIII e XIX.
A visita online será inaugurada durante a tradicional solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, promovida na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, neste sábado (21) a partir das 19h. A visitação via internet estará disponível no site www.eravirtual.org.
Museu Imperial terá horários especiais nos feriados de abril e maio
Para atender melhor aos turistas e petropolitanos que permanecerem na cidade durante os feriados de abril e maio, o Museu Imperial (Ibram/MinC ) terá uma programação especial. O museu vai oferecer visitação em horários diferenciados, além de apresentações extras do espetáculo Som e Luz.
No feriado nacional de Tiradentes (21) e no feriado local de São Jorge (23), o museu abrirá para visitação todos os dias, inclusive na segunda-feira, quando normalmente está fechado. As atividades internas de limpeza e manutenção serão transferidas para terça-feira (24) quando o Museu ficará fechado aos visitantes.
Haverá ainda uma apresentação extra do espetáculo Som e Luz no domingo (22) às 20h. O espetáculo conta a história da família imperial e os principais acontecimentos do Segundo Reinado através de efeitos especiais de iluminação e sonorização.
Para o feriado do Dia do Trabalho, 1º de maio, que será numa terça-feira, a programação será semelhante. No dia 30 de abril, segunda-feira, haverá visitação normal, assim como na própria terça. Já na quarta, dia 2, o Museu ficará fechado para manutenção.                                          
Mais informações aqui.
Museu baiano abre exposição em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga
O centenário do cantor e compositor Luiz Gonzaga é a inspiração da mais nova exposição do Palacete das Artes Rodin Bahia, de Salvador (BA). Com curadoria do artista plástico e escritor Bené Fonteles, “O Imaginário do Rei: visões sobre o universo de Luiz Gonzaga” será inaugurada na próxima terça-feira (24), às 19h.
A exposição é uma homenagem coletiva de diversos artistas que através de xilogravuras, esculturas, pinturas, objetos de cerâmica, vestuário e instalações produzidos por diversos artistas, prestam um verdadeiro tributo multimídia ao “Rei do Baião”.
Serão apresentados ainda itens pertencentes a Luiz Gonzaga, a exemplo da roupa de couro de vaqueiro confeccionada pelo cearense Seu Expedito Seleiro e muitos objetos de Luiz Gonzaga que foram pesquisados desde Exú, em Pernambuco, sua terra natal. Saiba mais aqui.
Primeiro museu litúrgico da América Latina é inaugurado em Tiradentes
A histórica cidade mineira de Tiradentes ganhou no último sábado (14) o primeiro museu litúrgico da América Latina. Reunindo um acervo de 429 peças de arte sacra, das quais 325 ficarão expostas ao público, o Museu da Liturgia foi implantado com apoio financeiro não reembolsável de R$ 10,6 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O novo espaço cultural está instalado em uma das casas paroquiais da Igreja Matriz de Santo Antônio, uma construção de meados do século XVIII. Por causa da obra, um espaço contíguo ao prédio foi reformado para abrigar a nova residência do pároco — cargo ocupado desde 1987 pelo padre Ademir Sebastião Longatti, que cedeu em comodato a edificação e o acervo para o museu pelo prazo mínimo de 50 anos.
Desde a concepção até a conclusão das obras de readequação do espaço, foram necessários cerca de dois anos. Os trabalhos foram acompanhados por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC) que moram na cidade. A manutenção das características originais e a integração do conjunto arquitetônico orientaram as obras.
Grande parte das peças que compõem o acervo estava deteriorada, pela ação dos cupins, da oxidação e de outros agentes, demandando um minucioso trabalho de restauração. Foram abertas várias frentes de trabalho para o restauro da prataria, do mobiliário e do vestuário.
Parte da coleção ficará exposta na edificação histórica, onde também haverá projeção de vídeos referentes ao acervo. O projeto inclui ainda ações complementares, como o website do museu, um catálogo de todas as peças e um programa de educação patrimonial dirigido aos diversos perfis de visitantes — tais como estudantes, pesquisadores, historiadores, turistas e a comunidade em geral.
O Museu da Liturgia fica na Rua Padre Toledo, 2, centro de Tiradentes. A instituição ficará aberta ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Os ingressos custarão R$ 5. Crianças, idosos e moradores do município estão isentos da taxa.
Conversaciones: inscrições encerram nesta sexta
Encerram-se nesta sexta-feira (20) as inscrições para a convocatória “Conversaciones”, iniciativa do Programa Ibermuseus destinada ao apoio de projetos de curadoria.
O objetivo é apoiar a conceitualização e pré-produção de projetos expositivos entre instituições, de caráter bilateral ou multilateral, de temas de interesse para a Ibero-América e que atendam a sua identidade e diversidade cultural e natural.
Para participar da convocatória, é necessário que os projetos sejam elaborados conjuntamente por museus e instituições afins de pelo menos dois países, sendo que um deles seja membro do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus.
Saiba mais no site do Programa Ibermuseus.
Agenda
I Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus
O quê: Voltado para profissionais de museus, estudantes universitários e professores, o evento pretende reunir diversos profissionais ligados à área museal, multiplicadores e formadores de opinião ligados ao campo para discutir novas atitudes com relação às culturas indígenas.
Quando: 1º a 3 de maio.
Onde: Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Centro | Tupã-SP)
Informações: www.museuindiavanuire.org.br/encontro

II Festival de Músicas do Cangaço
O quê: Realizado na cidade que é conhecida como Terra de Lampião e Capital do Xaxado, o festival pretende ser um momento de reafirmação e reforço na identidade cultural do homem nordestino, tendo como ponto de partida a música e a história. No espaço do evento, não faltarão o tradicional artesanato, comidas regionais, barracas com bebidas e poesia cordelesca.
Quando: Dia 28 de abril, a partir das 19h30.
Onde: Estação do Forró, antiga Estação Ferroviária (Serra Talhada-PE)
Informações: (87) 3831.3860 ou cabrasdelampiao@gmail.com

Naturezas Mortas, Natureza Viva
O quê: Com obras da ceramista, artista plástica e paisagista Annie Luporini, a mostra tem como desafio transformar diversos materiais naturais e de memória, não mais através do olhar subjetivo da afetividade, mas de um olhar objetivo para a realidade plástica, despido de qualquer condicionamento, com liberdade para pensar sua polivalência e explorar sua potencialidade. Todo o material usado na produção das obras é encontrado na região, revelando sua diversidade natural.
Quando: De 26 de abril a 29 de julho. Terça a sexta-feira, das 10 às 17h; sábados, domingos e feriados, das 13 às 17h.
Onde: Museu Casa da Hera (Rua Doutor Fernandes Júnior, 160 – Vassouras-RJ)
Informações: (24) 2471.2961

Azul da cor do mar
O quê: Visitada por mais de 50 mil pessoas, a mostra apresenta aos visitantes os mistérios e riquezas do fundo do mar, além de abordar a importância do mar na proteção do litoral brasileiro, explicar o conceito de “Amazônia Azul” defendido pela Marinha do Brasil e apresentar os meios que tornam possível a defesa das águas jurisdicionais.
Quando: De terça a domingo, das 12 às 17h.
Onde: Espaço Cultural da Marinha (Av. Alfred Agache, s/n, Praça XV – Centro | Rio de Janeiro-RJ)
Informações: www.dphdm.mar.mil.br

Botero – Dores da Colômbia
O quê: A mostra, que traz pela primeira vez a Belo Horizonte (MG) obras do artista colombiano, apresenta 36 desenhos, 25 pinturas e seis aquarelas que colocam em evidência a violência causada pelos conflitos naquele país, envolvendo guerrilheiros, políticos e paramilitares. Curadoria do Museu Nacional da Colômbia.
Quando: Abertura nesta quinta-feira (19), às 19h. Visitação de 20 de abril a 2 de junho. Terça a sexta, das 12 às 19h; quarta e quinta, das 12 às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11 às 17h.
Onde: Museu de Artes e Ofícios (Praça da Estação – Centro | Belo Horizonte-MG)
Informações: (31) 3248.8600

Hereros – Programa Educativo
O quê: A mostra, que traça um amplo registro do modo de vida e tradições da etnia africana, oferece agendamento para seu programa educativo, destinado a grupos escolares e outros visitantes.
Quando: Inscrição por e-mail ou por telefone de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h, com Lucas Cuba.
Onde: Museu Histórico Nacional (Praça Marechal Ancora, s/n – Centro | Rio de Janeiro-RJ)
Informações: agendamentohereros@gmail.com ou (21) 2550.9261

“A cidade esconde o rio: a urbanização da Várzea do Tamandatueí”
O quê: A exposição, desenvolvida pela Fundação Energia e Saneamento, pretende recuperar a história da urbanização da várzea do Tamanduateí, em São Paulo, iniciada no século XIX, antes da construção da Estrada de Ferro São Paulo Railway, em 1867.
Quando: 26 de abril e 27 de maio. De segunda-feira a domingo, das 6h30 às 19h.
Onde: Praça Victor Civita (Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros | São Paulo-SP)
Informações: (11) 3031.3689

Diálogos no Museu
O quê: O Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo retoma o ciclo de palestras Diálogos no Museu com a palestra “Identidade e Trabalho”, que traz como palestrantes convidadas as professoras Isabel Bilhão, doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora dos cursos de graduação e pós-graduação em História da Universidade de Passo Fundo; e Evangelia Aravanis, doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora do curso de História da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA – Canoas).
Quando: 27 de abril, às 19h. Entrada franca mediante confirmação por e-mail.
Onde: Auditório do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo, 582 – Cidade Baixa | Porto Alegre-RS)
Informações: museu@smc.prefpoa.com.br

I Seminário de Museologia da FCS/UFG
O quê: Com o tema “Políticas Públicas Culturais: os desafios da gestão em longo prazo”, o evento vai trazer reflexões sobre políticas culturais e gestão de museus com discussões direcionadas para a análise da descontinuidade de ações administrativas governamentais no âmbito cultural.
Quando: 23 a 25 de abril. Inscrições até esta sexta (20).
Onde: Auditório Marieta Telles Machado – Biblioteca Central (Universidade Federal de Goiás | Goiânia-GO)
Informações: museologiafcsufg@gmail.com ou museologiafcsufg.blogspot.com

Inauguração do “Pavilhão de Exposição Antropólogo Silvio Coelho dos Santos”
O quê: Cerimônia de inauguração do novo equipamento do Museu de Arqueologia e Etnologia Prof. Oswaldo Rodrigues Cabral, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Quando: Dia 24 de abril, às 19h.
Onde: Museu de Arqueologia e Etnologia Prof. Oswaldo Rodrigues Cabral (Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima – Trindade | Florianópolis-SC)
Informações: (48) 3721.9325 ou ufsc.mu.secretaria@gmail.com

Banco de Tempo
O quê: Fruto de um período de imersão que as artistas Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa fizeram ao longo do ano de 2011 nos jardins do Museu da República, a exposição apresenta fotografias, vídeo-instalações e uma interferência nos bancos do parque, onde estão presentes reflexões sobre espaços de fluxos, viagens e desejos ligados ao tempo e à paisagem.
Quando: Até 27 de maio. Terça a sexta, das 10 às 12h e das 13 às 17h. Sábados, domingos e feriados, sob consulta no site do museu.
Onde: Museu da República (Rua do Catete, 153 – Catete | Rio de Janeiro-RJ)
Informações: www.museudarepublica.org.br

Oficina de Desenho no Museu Victor Meirelles
O quê: Como parte do Projeto Agenda Cultural, que tem se dedicado a oferecer uma programação sistemática e criteriosa com atividades voltadas para as Artes Visuais, o museu promove sua primeira oficina deste ano, dedicada à prática do desenho. O ministrante convidado será o artista e professor Carlos Asp, que possui vasta trajetória na área.
Quando: Todas as quartas-feiras de maio, das 14 às 17h. Inscrições até 26 de abril.
 Onde: Museu Victor Meirelles (Rua Victor Meirelles, 59 – Centro | Florianópolis-SC)
Informações: (48) 3222.0692 ou mvm.ac@museus.gov.br.

Cursos e Oficinas
A cerâmica como “fóssil diretor”
O quê: A palestra, com a Profa. Dra. Haiganuch Sarian, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), vai abordar a cerâmica – considerada “fóssil diretor” por ser uma das melhores orientações para o estabelecimento cronológico dos estratos arqueológicos e vestígios associados – a partir de um estudo de caso: as escavações, achados e resultados cronológicos do santuário de Hera em Delos, na Grécia.
Quando: Nesta sexta-feira (20), às 19h30. Entrada franca.
Onde: Campus 3 do Instituto de Ciências Humanas da UFPel (Rua Gonçalves Chaves, 660 – Centro | Pelotas-RS)
Informações: divulgamae@usp.br

Curso de atualização para guias de turismo
O quê: Como parte da programação da X Semana Nacional de Museus, o Museu Imperial (Ibram/MinC) oferecerá a quarta edição do Curso de Atualização para Guias de Turismo. A atividade tem como objetivo capacitar os guias para atuarem nos pontos turísticos de Petrópolis.
Quando: De 14 a 16 de maio. Inscrições abertas no site do museu.
Onde: Museu Imperial (Rua da Imperatriz, 220 – Centro | Petrópolis-RJ)
Informações: www.museuimperial.gov.br ou mimp.someluz@museus.gov.br

Introdução ao Trabalho em Museus
O quê: Com duração de 12 semanas e carga horária de 160 horas, o curso a distância baseia-se no manual prático de como gerir museus do Conselho Internacional de Museus (Icom) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). As tutoras serão as museólogas Elisabeth Zolcsak e Marília Xavier Cury.
Quando: Início das aulas em maio. Inscrições gratuitas até esta sexta-feira (20).
Onde: A atividade utiliza plataforma virtual de uma das dez melhores universidades do Estado de São Paulo na avaliação do MEC, a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).
Informações: www.acamportinari.org/cursoead



Para receber o e-museus no seu e-mail ou sugerir pauta, envie e-mail para: ascom@museus.gov.br - com antecedência mínima de 10 dias.
Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação do Ibram/MinC.

      


Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM :: Ministério da Cultura © 2009 / 2012