quinta-feira, 19 de abril de 2012

Evento multidisciplinar na Biblioteca Central da UFPB

Evento multidisciplinar pretende divulgar informações dos povos indígenas que habitam o Estado da Paraíba, com ênfase nos Potiguaras.

Até esta sexta-feira (20) quem for à Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai poder conferir a III Exposição Fontes de Informação Indígena. O objetivo da exposição é divulgar informações dos povos indígenas, principalmente, os Potiguaras, que habitam o Estado da Paraíba e, também, as coleções da Biblioteca Central.

“Trata-se de um evento multidisciplinar, pois abrange áreas como educação, saúde, direitos, arte e cultura indígenas”, afirmou a professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPB, Eliane Bezerra Paiva, organizadora da exposição.

O conteúdo da exposição são as fontes de informação indígena que comportam as diversas coleções da Biblioteca Central (livros, periódicos, dicionários, enciclopédias, monografias, dissertações, teses, livros de arte etc.).

As novidades dessa terceira versão do evento são: uma edição fac-símile da gramática de José de Anchieta, que foi publicada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1980, quando recebeu a visita do Papa João Paulo II; 3 volumes da Enciclopédia Bororó, que incluem a letra  de cantos de caça e pesca dos povos Bororó;  dois livros de arte plumária do indígena brasileiro; e o livro "O último da tribo: a epopéia para salvar um índio isolado na Amazônia", publicado pela Companhia das Letras em 2011.


Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Mª Cristina Dias